Aplicativo de delivery próprio

Se você possui um restaurante sabe que o mercado está cada vez mais disputado e o consumidor mais exigente. Para se manter competitivo e atender todas as novas necessidades dos clientes, é fundamental buscar novas estratégias que agregaram mais valor ao seu restaurante e trazem conforto para o seu público. Uma delas é usar um aplicativo de delivery próprio.

Muitas empresas já trabalham com delivery há anos uma vez que essa prática amplia o alcance aos consumidores e suas formas de consumo. Entretanto, o serviço normalmente é fornecido por telefone e não representa mais a modernidade do mercado, já acostumado com soluções online para diversas atividades, entre elas, o pedido de delivery.

Muitas empresas, quando pensam nessa estratégia, optam por usar marketplaces de delivery, como o iFood ou Uber Eats, porém, esses ambientes não apresentam grandes vantagens para o negócio, cobrando taxas por cada venda realizada e também colocando sua empresa num ambiente de competição acirrada, além de não permitir a personalização do seu ambiente e uso do aplicativo como canal de marketing.

Pensando nisso, colocamos abaixo as vantagens de ter um aplicativo de delivery próprio para a sua empresa que mostram como essa opção é mais atrativa! Confira:

Foco apenas no seu produto

Quando colocado em marketplaces de delivery, seu restaurante é apenas mais um no meio de diversas opções e mesmo clientes que já buscavam pelo seu estabelecimento podem ser atraídos para outras opções, fazendo com que você perca vendas. Ao adotar um aplicativo de delivery próprio para a sua empresa, o foco é total nos seus produtos, fazendo com que os clientes não fiquem com dúvidas entre você e seu concorrente.

Novo canal de marketing

Outro benefício de usar um app próprio é ter um novo canal de marketing para se relacionar com seus clientes e fortalecer a marca. Com o aplicativo instalado, os consumidores podem ter contato com diversos conteúdos da empresa, não só o ambiente de pedidos, mas também promoções e informações relevantes que a empresa queira divulgar.

Além de ser um local com diversas informações para o cliente consultar, o aplicativo também permite o uso de notificações de PUSH para os usuários, ou seja, você pode incentivar a interação com a marca, criando novas experiências de compra. Por exemplo, enviar uma notificação sobre o lançamento de um novo prato ou promoção especial.

Por fim, as ações de marketing podem ser feitas de forma personalizada seguindo as características de diferentes consumidores, o que aumenta as conversões do aplicativo. Para isso, basta analisar os dados dos clientes, como histórico de compras, e criar segmentos específicos, como pessoas que fazem pedidos toda sexta-feira ou compradores de combos especiais. É possível enviar mensagens personalizadas para esses clientes, aproveitando essas informações.​

Fidelização dos clientes

Não é novidade que fidelizar clientes é uma estratégia fundamental em todo negócio. Clientes fiéis compram com frequência, estão mais satisfeitos, não trocam sua marca, fazem marketing boca a boca positivo sobre o negócio — muitas vezes aumentando o número de clientes da empresa  —  e estão dispostos a pagar mais pelo seu produto, além de representarem um custo menor para o negócio.

Ao adotar um aplicativo de delivery próprio, você possui a possibilidade de criar um sistema que contabiliza as compras e interação dos clientes com a marca, viabilizando uma estratégia integrada no sistema de premiações e bonificações para os clientes mais importantes da empresa. Como por exemplo, automatizar que após 10 pedidos, o 11º é gratuito até um valor determinado.

Integração de pedidos via diferentes canais

Com um sistema único, todos os seus pedidos podem ser acompanhados no mesmo local. Assim, o banco de dados com as informações de cada cliente fica unificado e clientes que pedem por canais diferentes, como o telefone ou website, não ficam de fora do programa de fidelidade criado.

Além disso, a integração entre os canais torna o processo mais simples e evita erros, como pedidos perdidos. O sistema único também facilita a atualização de dados, como retirada e inclusão de itens do cardápio.

Redução de custo de comissões

Se você já usa um marketplace sabe que a maioria deles cobra uma comissão sobre cada venda realizada, ou seja, enquanto houver pedidos, sempre haverá uma parte dedicada ao marketplace, algo que compromete seus resultados.

Para conquistar novos clientes, essa taxa pode até fazer sentido, entretanto, muitos clientes que usam o marketplace já são fiéis ao estabelecimento, ou seja, você perde parte de vendas que poderiam ser feitas com custos bem menores usando o seu próprio aplicativo.

Além disso, essa taxa pode ser alterada pela empresa a qualquer momento, aumentando o custo para você e seus consumidores e gerando incômodo, insatisfação e provavelmente, perda de clientes. Existem algumas formas para reduzir os custos no delivery, como a contratação de serviços sob demanda e a definição de rotas de entrega.

Flexibilidade para personalização do seu aplicativo de delivery próprio

Outra vantagem de usar um aplicativo de delivery próprio na sua empresa é a possibilidade de personalizar suas opções, cardápio, informações, meios de pagamento e qualquer variável dele, o que não ocorre se você optar por opções de marketplace.

Você pode personalizar seu aplicativo com suas cores, logo da empresa, fotos profissionais, informações sobre o que contém cada item do cardápio e ter, por exemplo, um ambiente para dúvidas e feedbacks de clientes. Além disso, pode definir os meios de pagamento que a empresa oferece, algo limitado em outras opções de aplicativo.​

Maior segurança nos processos

Essa é uma vantagem muito importante para o negócio. Com tantas opções tecnológicas baratas no mercado, é importante garantir a segurança em seus processos e dados dos clientes, principalmente quando meios de pagamento digital são utilizados. As opções de marketplaces não são tão seguras, pois já apresentaram casos de fraudes e falsificação de cartões de clientes.

Usando um aplicativo próprio, você garante que isso não aconteça com seus consumidores já que as empresas especializadas na criação de apps para delivery possuem um sistema de segurança à prova de falhas e investem muito nessa frente do negócio. ​​

Dica extra: como migrar?

Se você já usa um dos marketplaces de delivery e quer mudar para o seu próprio app, mas está com medo de perder vendas, existem técnicas que você pode adotar para que isso não aconteça!

A melhor delas é fazer o processo com calma e usar panfletos físicos durante as entregas que incentivam o cliente a usar o aplicativo, oferecendo algum benefício bem atrativo, como o exemplo “Na próxima compra, peça pelo nosso aplicativo e ganhe 30% de desconto na primeira compra!”. Essa mensagem ficará na mente do consumidor e ele provavelmente irá migrar para o aplicativo.

Gostou de conhecer as vantagens de usar um aplicativo de delivery próprio na sua empresa? Acha que está na hora de adotar essa estratégia? Então entre em contato com a Neemo e comece o seu projeto agora mesmo!

Share This