reduzir custos no delivery entregador tocando campainha

A redução de custos é algo essencial em todos os empreendimentos. Essa ação se torna ainda mais importante quando falamos de tempos de crise econômica. Nos restaurantes, por exemplo, essa economia pode ser obtida ao reduzir custos no delivery.

A criatividade e inovação são qualidades importantes não só para fazer um negócio se desenvolver, mas também para não desperdiçar nenhum tipo de lucratividade. E foi pensando justamente nestas duas diretrizes, que criamos o artigo de hoje.

A seguir, você aprenderá como reduzir custos no delivery por meio de algumas dicas práticas. Confira!

Faça um planejamento interno

Assim como os outros setores que envolvem as principais tarefas de um restaurante, como a compra de suprimentos, o delivery também deve ser planejado, já que ele interfere diretamente no preço final do seu produto. Os restaurantes que optam por oferecer essa facilidade aos seus clientes precisam ter consciência de que a demanda de trabalho aumentará.

Com um plano de crescimento estruturado, será possível fazer contratações de profissionais que otimizem o processo de produção das refeições, sem que isso modifique o preço. No entanto, antes de contratar, é preciso estabelecer o delivery para ter dados sobre a estratégia e não aumentar os gastos desnecessariamente.

Estruture o empreendimento em uma localização estratégica

O seu restaurante está focado apenas em delivery? Então, que tal fazer uma mudança para facilitar a logística de entregas e, assim, reduzir os custos no atendimento? Além desse benefício, a localização estratégica contribui para a maior eficácia dos serviços, demandando menos entregadores para uma maior quantidade de pedidos.

Haverá, ainda, menos custos com combustível, redução nas manutenções e mais agilidade entre os pontos da cidade. Para isso, leve em consideração onde se concentra a maior parte do seu público mais assíduo — isso o ajudará a encontrar o local mais adequado para realizar essa mudança.

Defina as rotas de entrega para reduzir custos no delivery

Além de uma localização estratégica, uma rota bem planejada ajudará o seu restaurante a lucrar mais. Logo, é interessante montar uma operação de entrega, procurando sempre colocar pedidos em locais próximos juntos. No entanto, lembre-se de que isso não pode prejudicar a entrega para o cliente.

Ou seja: se um pedido ficou pronto, não é preciso esperar mais três horas até que surjam outros próximos a ele. Limite um tempo de tolerância para isso. Outra ação interessante é avaliar os caminhos que os entregadores fazem. Isso porque nem sempre um atalho sairá mais barato.

Por esse motivo, façam em conjunto um traçado de pontos-chaves e locais de maior concentração de entregas. Lembre também de reservar um momento para que seus funcionários saibam como chegar aos destinos, sem que para isso seja preciso ficar procurando, pois isso aumenta o custo do delivery.

Contrate um serviço sob demanda

A entrega de comidas é um dos serviços de frete mais difíceis. Isso é explicado pelo fato dos clientes exigirem agilidade na entrega, além de produtos bem embalados, que conservem os pratos em bom estado e na temperatura ideal.

Nem todo restaurante consegue manter uma estrutura adequada sem gerar muitos custos, refletindo nos preços e na perda de competitividade. E foi para suprir essa demanda que surgiram os serviços de entrega sob demanda, que geram custos menores para os restaurantes — uma vez que estes não precisam arcar com a contratação exclusiva do funcionário.

Além disso, com a contratação do serviço, o estabelecimento não é necessário oferecer uma máquina de cartão para cada entregador, já que a prestadora faz esse trabalho — o que também propicia uma grande economia à empresa.

Existe, ainda, o benefício da otimização do tempo de entrega. Como as prestadoras de serviços contam com vários entregadores, isso faz com que o cliente precise esperar menos tempo. Enfim, ao repassar o valor final para o consumidor, o preço sai bem mais em conta do que ter um entregador exclusivo.

Negocie e peça descontos

Uma maneira simples de conseguir reduzir custos do delivery é comprar produtos no atacado e também pedir descontos aos seus fornecedores diretos. Consequentemente, você conseguirá comprar uma quantidade maior de insumos por um preço bem mais convidativo.

A negociação com a empresa que oferecerá o serviço de entregas também é importante. Faça uma análise sobre a quantidade de pedidos por mês e contrate um pacote que ofereça benefícios. Não se esqueça de cotar o serviço com mais de uma organização, mas preze também por qualidade e reputação no mercado.

Utilize a tecnologia ao seu favor

Como já mencionamos ao longo do artigo, o gasto com a contratação de novos funcionários acaba refletindo no preço do delivery. Se você capta muitos pedidos por telefone, provavelmente, terá que contratar uma pessoa que fique exclusivamente por conta de anotar os pedidos que chegam, o que é passível de erros.

A aposta da vez e que tem sido uma opção para reduzir custos no delivery é a utilização de aplicativos de comida coletivos ou mesmo a criação de um exclusivo.

Com ele, não será preciso contratar um atendente específico, os pedidos podem ser repassados diretamente para a cozinha e depois os entregadores recebem informações sobre o endereço, preço total e até mesmo uma rota com mapa mostrando a maneira mais simples de chegar ao destino.

Os benefícios não se restringem aos custos, mas também se refletem em conveniência, economia de tempo, além de segurança e conforto para o cliente. Lembre de que o consumidor moderno está mais exigente, logo, oferecer a ele facilidades é essencial. Inclusive, por meio desse aplicativo será possível fazer o controle da entrega.

Reduzir custos no delivery não é uma tarefa impossível e isso traz uma série de benefícios para a sua empresa, como a chance de investir em melhorias no seu restaurante. Consequentemente, isso também se reflete no preço repassado ao cliente final, sendo este bem mais atrativo para ele.

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Comments (2)

  1. […] o restaurante pode contratar pessoas para fazerem entregas específicas quando existe a demanda, evitando a necessidade de contratar mais funcionários e, ainda assim, mantendo o delivery rápido em momentos de […]

  2. […] Os programas de fidelidade não geram um custo muito elevado nos restaurantes, pois o prêmio, geralmente, é um prato servido pelo próprio estabelecimento, ou seja, nada precisará ser comprado, não gerando gastos. […]

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