fidelização de clientes

A alimentação, por ser um segmento essencial, dificilmente sucumbe às crises. No entanto, os hábitos de consumo para esse ramo mudaram significativamente nos últimos tempos, cenário que tornou indispensável a adaptação às empresas do setor.

É bem perceptível que hoje as pessoas buscam muito mais por alimentos prontos — em restaurantes, lanchonetes e delivery —, em virtude da agitação do dia a dia e falta de tempo para preparar suas próprias refeições. Esse comportamento aumentou a competitividade e, por isso, é importante traçar estratégias para garantir o seu lugar no mercado!

No post de hoje, falaremos sobre a fidelização de clientes, ponto essencial para o sucesso do seu restaurante. Quer saber como alcançar a fidelização? Selecionamos 5 estratégias que vão ajudar você nessa empreitada! Boa leitura!

1. Garanta ambiente agradável e bom atendimento

Quando você recebe os clientes em seu restaurante, um ambiente limpo, agradável e acolhedor faz toda a diferença. Se aliar a isso um bom atendimento, é sucesso garantido!

Muitas vezes, um cliente entra num estabelecimento com pressa e pode fazer apenas um lanchinho ou uma pausa para a água, mas se ele gosta do local e é bem atendido, certamente vai voltar para uma experiência mais completa.

A excelência no atendimento também pesa muito no delivery. Caso tenha atendentes para esse fim, cuide para que eles sempre tratem muito bem o cliente e tenham cuidado para que o pedido saia correto do seu restaurante. Se optar por utilizar um aplicativo próprio de delivery, a fácil utilização já vai garantir a satisfação do usuário e a exatidão na entrega do seu pedido.

2. Deixe sua marca nas redes sociais

Use as redes sociais para criar um relacionamento com seus clientes, mostrando a eles as últimas promoções, os pratos novos que seu chef elaborou, detalhes e diferenciais do seu restaurante.

Elabore posts atrativos, incentive o compartilhamento das informações usando fotos atraentes e sempre promovendo o seu negócio. Tenha o cuidado de manter suas páginas nas redes sociais sempre atualizadas com os contatos, endereço e horário de funcionamento bem visíveis. Você também pode usar esse espaço para sugerir o download do seu app de delivery!

3. Desenvolva um programa de fidelização de clientes

Programas que garantam benefícios sempre fazem sucesso entre os consumidores. Descontos especiais, pratos grátis, promoção para aniversariantes são algumas das ações que podem ajudar a fidelizar seus clientes.

Uma ação que incentive a indicação do seu restaurante também é muito interessante e pode ser usada com a finalidade de promover a fidelização. Seja criativo! A única ordem aqui é “prender” seu cliente e fazer com que ele indique seu estabelecimento.

4. Incentive o feedback dos clientes

A comida estava boa? O prato chegou como era esperado? O motoboy foi cordial? Essas são algumas perguntas que podem ser respondidas em um feedback solicitado aos seus clientes.

A sua preocupação com a qualidade de seus produtos e serviços sempre será encarada de forma positiva pelos clientes e, para o estabelecimento, qualquer resposta — até as não tão boas — será de grande utilidade para se estabelecer planos de melhoria.

Assim, ouça seu cliente e facilite o processo de feedback: há apps que disponibilizam uma interface super fácil com avaliação quantitativa e espaço para comentários.

5. Invista em um aplicativo próprio

Um aplicativo próprio para reservas ou delivery é garantia de bons negócios pela frente!

Proporcionando mais rapidez e praticidade no atendimento, o aplicativo torna-se um instrumento de divulgação do seu restaurante, pois promove sua marca, além de ser um aliado na fidelização de clientes.

Um bom app permitirá a utilização de fotos nos cardápios, facilitando os pedidos; rapidez e exatidão na solicitação do cliente; acesso a um feedback do consumidor; controle do programa de fidelidade, entre outras possibilidades. E tudo isso em um só lugar!

E aí? Gostou dessas dicas? Temos ainda uma planilha para ajudá-lo a avaliar o seu sucesso na retenção de clientes. Baixe-a aqui e comece já a trabalhar pela fidelização de clientes do seu restaurante!

Share This