instagram de restaurante

Sabemos que sua rotina não é fácil: ao mesmo tempo em que precisa cuidar do caixa do restaurante, precisa também gerenciar as compras, os pedidos e a sua equipe. Como se já não bastasse tanto trabalho, tem uma atividade que nenhum empreendedor pode deixar de lado: marketing.

Por mais que possa parecer uma tarefa a mais, são as ações de marketing que vão garantir que todos os seus demais esforços valham a pena! E você não precisa começar fazendo tudo, mas sim fazer o que gera mais resultados com menos gastos.

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Como? Usando o Instagram do restaurante para aumentar os clientes e os pedidos do seu restaurante.

Mas, para que o Instagram traga retorno, é preciso se atentar a alguns pontos muito importantes! Como somos experts nesse assunto, te contamos aqui os elementos que não podem faltar no seu perfil do Instagram para você gerar vendas.

1 – Imagens profissionais: invista nelas!

O Instagram é uma rede focada em conteúdo visual, por isso, boas imagens funcionam para atrair a atenção do seu público nessa rede.

E, como queremos que tenha um perfil que lhe traga resultados, precisamos ser sinceros: você precisa de fotos muito bonitas, sim! Do tipo que façam as pessoas terem vontade de pedir os pratos do seu estabelecimento.

Se é muito bom em fotografia para o Instagram do restaurante, ótimo! Se não, contrate em um fotógrafo profissional. Lembre-se que isso não é somente um custo, é sua estratégia de marketing no Instagram.

Um cuidado especial que você precisa ter é com a identidade da sua marca. Fotógrafos experientes já trabalham dessa forma, mas mesmo assim você deve ficar atento e saber explicar para ele quais as mensagens você quer passar com as fotos. Para isso, responda as questões:

    • Qual é o ponto principal que quero que as imagens mostrem? Pode ser que queira passar a mensagem de que é delicioso, de que é comida de buteco, de que é fitness, enfim, o que for necessário para seu negócio.
    • O que pode ser incluído em cada foto que representa a identidade do seu restaurante? Pode ser a cor do seu espaço, alguns elementos que você usa pra decorar ou seu carro-chefe (cervejas, cafés, etc).
    • Qual é o diferencial do que ofereço e do meu restaurante? Isso também deve ficar claro! Esses diferenciais podem ser relacionados ao seu atendimento, à localização, ao tipo de comida que serve ou ao nicho com o qual trabalha.

Com a identidade do seu estabelecimento bem clara, as fotos serão incríveis!

Nossa sugestão é que chame um fotógrafo e faça séries de fotos para ter conteúdo por um bom tempo.

2 – Conteúdo Humanizado: aproxime seu público do negócio

O Instagram tem muito potencial! Mas empresas só o atingem quando entendem que a rede social não é um catálogo, mas um lugar para interação e proximidade entre pessoas e marcas.

Tornar isso algo aplicável é simples: mostre os bastidores do seu restaurante!

Dê visibilidade à equipe que faz tudo com carinho, mostre a montagem dos pratos, conte de onde vem seu fornecedores, conte histórias sobre como você abriu esse negócio! Tudo isso lembra aos seguidores que existem pessoas por trás desse cardápio delicioso.

E, acredite, usar o Instagram do restaurante faz muita diferença! As pessoas terão mais confiança em seu trabalho, se sentirão mais íntimas da marca, além de consumirem e recomendarem mais.

Perfis no Instagram feitos por agências deixam muito a desejar nesse aspecto. Por isso, esse conteúdo deve ser feito por você, internamente!

Peça auxílio ao seu fotógrafo, mas use os Stories! Nesse canal, não precisa de edição e é fácil e ágil produzir conteúdo.

3 – Seguidores: eles vão garantir o crescimento nas vendas

Se você quer aumentar pedidos no restaurante, precisa de mais seguidores. Isso porque existem aqueles que pedem com menos frequência, aqueles que nunca irão pedir e aqueles que por, qualquer motivo, deixam de ser clientes.

Portanto, sua base precisa estar sempre crescendo para que tenha mais vendas e para que seu negócio siga crescendo.

Ganhar seguidores no Instagram exige que você se dedique a essa rede social. Além do trabalho de construção de marca e produção de conteúdo, uma boa opção é contar com plataformas de gestão e crescimento de Instagram.

4 – Feedbacks de clientes: demonstre aprovação

Fique de olho nas menções ao seu perfil, marcações de local para seu estabelecimento ou a sua hashtag, caso tenha. Esse tipo de conteúdo é excelente para ser compartilhado nos Stories e para ficar como destaque no seu perfil do Instagram.

Eles ajudam a gerar mais confiança em novos clientes que podem chegar até seu negócio via Instagram. Isso certamente aumenta a chance de mais pedidos.

5 – Links no Instagram: use muito bem estes espaços

O Instagram quer que os usuários continuem nessa plataforma e, por isso, só disponibiliza 3 espaços para links:

    • link na bio do perfil;
    • link nos Stories, mas apenas para quem tem mais de 10.000 seguidores
    • link de anúncios, que pode ser ativado patrocinando posts ou Stories.

Por isso, é bem importante colocar só aquilo que importa!

Nossa recomendação é que o link do site do seu restaurante fique na bio e que você use os Stories para divulgar as promoções, usando o link do produto com desconto.

6 – Embaixadores da marca: conte com quem divulga

Tem algum perfil com um bom número de seguidores na sua cidade? Então, essa pessoa é um digital influencer!

Se ela tiver seguidores engajados (o que mostra que são reais), é uma ótima pedida fazer uma parceria. E, para isso, existem várias maneiras para os dois lados, seu negócio e o influenciador, saírem ganhando:

  • remunere o influenciador com um valor que corresponda a um pacote de postagens

Pode ser 1 por semana, por exemplo, sendo toda sexta. Combinem um valor que seja justo para ambos, somando o retorno que a exposição em um perfil pode te trazer (o volume em vendas). Adicione a esse preço o custo pelo trabalho do influenciador.

  • remunere o influenciador por pedido realizado pelo cupom dele

Se possível, libere um cupom ou link personalizado para que o influenciador o divulgue. Desse modo, você poderá contabilizar todas as vendas feitas pela divulgação desse parceiro e pagá-lo com um percentual previamente acordado.

  • remunere o influenciador com descontos ou pratos do seu restaurante

Esta é a opção mais comum entre pequenos influenciadores e pequenos negócios.

Além de escolher a melhor forma para remunerar um influenciador local, também combine com ele quais atributos ele deve destacar dos seus produtos. É muito importante esse alinhamento para que ele não passe informações erradas ou que não valorizem tão bem o que o seu restaurante oferecem.

Esperamos que você reserve um tempo para colocar essas dicas em prática e incluir esses elementos essenciais no seu Instagram.

Nós garantimos: o número de pedidos certamente aumentará!

—-

Ludmila Alves

Jornalista especialista em Instagram, conteúdo e SEO. Integra a equipe de marketing do Bume, plataforma para crescimento e gestão de perfis no Instagram.

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