dicas de marketing para delivery

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de entregas no setor alimentício teve, recentemente, um faturamento anual de R$ 9 bilhões em todo o país.

Esse valor contribui para evidenciar que sua prática pode ser uma estratégia muito atrativa para quem quer garantir boas receitas. Entretanto, ao adotar esse serviço, a concorrência é gigante, e conquistar e fidelizar clientes pode não ser uma tarefa das mais fáceis.

Nesse sentido, se você está buscando formas de melhorar os resultados do seu restaurante, talvez esteja na hora de usar estratégias de marketing para delivery! Isso significa investir em ações de divulgação e engajamento que vão otimizar o retorno de receita por esse canal que é tão importante para o segmento de vendas de alimentos.

Pensando nisso, no post de hoje, listamos 8 dicas imperdíveis de marketing para delivery que você pode usar para destacar sua empresa no mercado. Acompanhe a leitura e confira!

1. Prepare o processo de delivery

Antes de sair fazendo várias ações para atrair clientes para o seu delivery, é fundamental estruturar seu processo de entregas. Isso porque, caso os usuários não tenham uma boa experiência com ele, dificilmente voltarão a comprar e não recomendarão seu estabelecimento para outras pessoas. E fidelizar consumidores deve sempre ser um objetivo claro da empresa. Para isso, é importante definir os seguintes tópicos:

Área de entrega

O primeiro passo é estabelecer qual será a região atendida pelo delivery. Pode ser apenas o bairro onde o negócio está — em um raio de 30 metros, por exemplo — ou, então, a cidade toda. Porém, é crucial compreender os custos de cada área coberta e definir a taxa de entrega mais adequada. Muitos restaurantes calculam esse valor de acordo com a distância e usam preços diferentes para cada local atendido; já outros fixam um valor médio que cobre todos os custos.

Horário para delivery

O segundo item a ser definido é o horário e os dias de atendimento. Algumas empresas não recebem muitos pedidos durante o dia ou no meio da semana, portanto, optam por oferecer o serviço apenas aos finais de semana ou durante a noite, a fim de reduzir os custos de manter entregadores durante todo o período de trabalho.

Equipe para pedidos de entrega

Definidos a área de atendimento e o período de entrega, você deve estimar a equipe necessária para atender a demanda. Se a empresa espera receber muitos pedidos no delivery, o ideal é criar um processo e um grupo separado só para essa função, visando não atrasar as entregas e nem gerar muito tempo de espera.

2. Inclua o serviço no site do negócio

Agora que seu processo de delivery está bem preparado, você deve investir nas estratégias de marketing para delivery, começando com a inclusão das informações sobre o serviço em seu site.

O ideal é ter os dados do delivery de forma bem visível, com uma aba do menu dedicada a ele e calls to action durante as demais páginas. Além disso, coloque indicação de telefone, aplicativo da empresa e horário de funcionamento.​

3. Elabore materiais gráficos

Outra sugestão relevante é usar materiais gráficos, como folders, folhetos e cardápios, para divulgar e incentivar o uso do delivery. Para isso, em todas as entregas, você pode incluir cardápio dos produtos oferecidos e panfleto divulgando os serviços e opções de entrega.

Ademais, esses materiais podem ser distribuídos no próprio estabelecimento, nas mesas dos clientes ou na recepção. Uma estratégia de panfletagem na região de entrega também pode ser usada quando a empresa começar a oferecer o serviço.

4. Personalize os entregadores

Seus entregadores também podem fazer parte da estratégia de marketing para delivery. Além de serem treinados para atender o cliente com educação e gentileza, eles podem ser preparados com adesivos em seus uniformes e material de trabalho, apresentando o logo da empresa, telefone para delivery e, até mesmo, imagens atrativas dos pratos vendidos.

5. Divulgue nas redes sociais da empresa

Praticamente, todos as pessoas estão presentes em alguma rede social, seja no Twitter, no Facebook ou no Instagram, tornando esse meio um canal de divulgação interessante para qualquer negócio que ofereça delivery.

Em seu material de comunicação, como cardápios e folders, inclua as informações das redes sociais da empresa e peça para que os clientes acompanhem as novidades por lá. Uma dica é oferecer ofertas exclusivas nesse meio, o que atrai mais seguidores.

6. Use mídias pagas

Outro ponto importante na internet são os anúncios pagos. Flexível em conteúdo e investimento, o uso da mídia paga é uma estratégia que cada vez mais restaurantes usam para atrair clientes. Crie campanhas no Facebook e use os links patrocinados no Google Adwords para conquistar usuários para seu delivery. O ideal é testar diferentes palavras-chaves, imagens e conteúdos em cada meio, visando encontrar as melhores formas de vender mais por esses canais.

Nesse sentido, é relevante mencionar que muitas empresas contratam agências especializadas para tomar conta dessa estratégia, uma vez que ela exige tempo, dedicação e bom conhecimento para alcançar o sucesso.

7. Crie um plano de fidelidade

Outra tática interessante para incentivar a recorrência de compra no delivery é o uso de um programa de fidelidade, como um cadastro do cliente ou um cartão de pontos, no qual o usuário, após fazer um número X de pedidos, recebe um presente do estabelecimento.

Se você possui uma pizzaria, por exemplo, pode oferecer uma pizza grátis após a compra de 10 unidades. Quando o estabelecimento trabalha com margens de lucro baixas, uma saída é aumentar o número de pedidos ou então limitar as opções de sabores, oferecendo as mais simples.

8. Use fotos profissionais

Por fim, algo que deve ser incluído em sua estratégia de marketing para delivery é o uso de fotos profissionais dos pratos e do estabelecimento. Em muitas das nossas dicas, falamos de táticas que envolvem divulgação visual, portanto, é essencial ter imagens de qualidade que atraiam o público.

Lembre-se que é importante investir nos canais nos quais seus consumidores estão. Logo, se seu público usa muito as redes sociais, coloque uma parte maior do orçamento nesse meio.

E aí, gostou dessas estratégias de marketing para delivery? Acha que trabalhar com esse serviço é uma boa ideia? Então, entre em contato com a gente, saiba mais sobre todos as opções de personalização de aplicativos de delivery que temos para oferecer e comece já o seu projeto!

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