Veja como o treinamento de equipe influencia no sucesso do seu delivery
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O sucesso de negócios baseados em delivery depende de alguns pontos críticos, como excelência nas operações, agilidade nas entregas e qualidade no atendimento aos clientes finais. Para o cumprimento desses pontos, é preciso investir no treinamento de equipe.

Grosso modo, pense no treinamento como o conjunto de práticas para desenvolver certas competências técnicas ou comportamentais nos profissionais e times de trabalho. Quando o treinamento é deixado de lado, surgem falhas, como erros e conflitos interpessoais.

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Nos tópicos seguintes, explicamos cuidadosamente quais os tipos de treinamentos, qual sua influência no delivery e como dar os primeiros passos. Portanto, continue a leitura.

O que é treinamento e quais seus principais tipos?

Treinamento é todo conjunto de práticas para desenvolver os profissionais ou equipes de trabalho, seja ao reforçar uma competência previamente existente ou qualificar os talentos em algo completamente novo. Desse modo, pode-se arquitetar uma equipe mais hábil.

Na prática, os tipos de treinamentos variam muito. Alguns são presenciais e outros online. Alguns são internos (in company) e outros externos (out company). Há variações também em termos de participação, se em tempo real (síncrono) ou não (assíncrono).

Uma das principais formas de classificar o treinamento é quanto ao tipo de competência que ele objetiva desenvolver, se técnica ou comportamental. Nesse aspecto, tem-se:

  1. treinamentos técnicos: focam no desenvolvimento de competências técnicas, como usar um novo software logístico ou sistema de atendimento ao cliente;
  2. treinamento comportamental: ligado às habilidades mais flexíveis, por exemplo, a comunicação, a negociação ou o relacionamento com colegas de trabalho.

É importante destacar que, ao longo da jornada, os vários tipos de treinamento podem ser combinados para atender aos diferentes perfis de pessoas, bem como gerar um processo de desenvolvimento mais abrangente. Assim, empresas e profissionais são beneficiados.

Como o treinamento de equipe influencia no sucesso do delivery?

O treinamento de equipe influencia de muitas formas no sucesso do delivery, como ao aumentar o alinhamento das equipes de trabalho, reduzir o número de erros ou melhorar o atendimento ao cliente. Esses benefícios serão mais bem explicados ao longo do texto.

Maior alinhamento das equipes

Devido às necessidades de agilidade e eficiência características do delivery, é importante que toda a equipe de trabalho esteja bem alinhada. Em outras palavras, todos os talentos devem saber o que deve ser feito e como, seguindo a mesma direção ao longo do expediente.

Felizmente, nesse aspecto, o treinamento ajuda muito. Boas capacitações permitem que os profissionais e equipes tenham mais clareza sobre as tarefas diárias, as metas da empresa e os interesses dos consumidores finais. Desse modo, conseguem seguir na melhor direção.

A título de exemplo, você pode imaginar uma equipe desalinhada como um bando de pássaros que voam em direções opostas. Invariavelmente, existirão colisões no ar. Por outro lado, um time alinhado é como um bando que voa na clássica forma “V”, mais eficiente.

Valorização dos profissionais

Atualmente, não é difícil identificar programas dedicados à valorização do pessoal. São iniciativas para que os profissionais sintam-se mais “abraçados” pela empresa e mais motivados na jornada. Novamente, o treinamento pode ser de grande ajuda.

Ao treinar seus profissionais e equipes, você envia uma boa mensagem: aqui, investimos nas pessoas e queremos gente realmente talentosa trabalhando conosco. Essa mensagem mostra o apreço pelos profissionais, que retribuirão com mais fidelidade e dedicação.

Aumento da produtividade no trabalho

A produtividade é uma medida do quanto a empresa consegue entregar com determinada base de recursos. Empresas produtivas têm equipes que conseguem fazer muito com pouco, surpreendendo nas entregas. Nas empresas improdutivas, o oposto é verdadeiro.

Nesse aspecto, o treinamento ajuda bastante. Bons programas de capacitação agregam o conjunto de competências técnicas e comportamentais ideais ao trabalho. Logo, formam profissionais para fazer o máximo com os recursos disponíveis, como tempo e insumos.

Redução de erros, problemas e conflitos

Ao longo do expediente, é possível que existam erros operacionais, conflitos interpessoais e problemas de outros tipos que afetem o trabalho diário. Isso resulta em perdas para o delivery, o tornando mais moroso em suas entregas e, por consequência, oneroso.

Treinamentos ajudam a mitigar erros, conflitos e problemas, entre vários outros aspectos negativos, pois compartilham as melhores práticas de trabalho. Assim, os talentos tornam-se mais hábeis em suas entregas e conseguem obter um maior nível de precisão.

Ainda que erros sejam cometidos, eles podem ser utilizados como base para o aprendizado e crescimento. Bons treinamentos observam erros, encontram soluções e padronizam as boas práticas. Assim, o delivery dá um importante passo em melhoria contínua.

Melhor atendimento aos clientes

Em negócios de delivery, é muito importante atender bem o cliente. Ainda que existam poucas interações físicas, é preciso atuar com cordialidade, compromisso e agilidade para melhorar a experiência de compra, além de transmitir respeito e gentileza.

Equipes treinadas compreendem melhor as necessidades dos clientes. Também sabem como agir ao longo de todo o atendimento, evitando gafes ou equívocos. Isso promove um melhor relacionamento entre empresa e consumidor, entre muitos outros benefícios.

Como dar os primeiros passos em treinamento?

O mais frequente é que o primeiro passo seja um processo de avaliação. Seu objetivo é muito simples: identificar quais competências (técnicas e/ou comportamentais) precisam ser desenvolvidas, tendo em vista o perfil dos talentos e o negócio de delivery.

Uma avaliação bem-feita oferece um mapa dos pontos fortes (que devem ser reforçados) e dos pontos fracos (que devem ser neutralizados e corrigidos) ligados à equipe. Assim, torna-se mais fácil definir treinamentos. Outros passos importantes são:

  • deliberar sobre o melhor tipo de treinamento;
  • colocar a capacitação em prática, estimulando a participação dos profissionais;
  • acompanhar as métricas de participação, assiduidade e satisfação;
  • aprender com todo o processo, objetivando melhorar no futuro.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Lembre-se de que o treinamento desenvolve profissionais e equipes, resultando em benefícios para toda a empresa e seus clientes finais. Entre os benefícios, podemos citar o aumento da produtividade, o alinhamento e a melhoria do atendimento aos consumidores. Os profissionais também sentem-se mais valorizados.

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