
Um dos caminhos para o sucesso de uma pizzaria está no seu plano de marketing. A partir dessa estratégia, é possível identificar o público-alvo e criar uma campanha que atinja essas pessoas. As mídias sociais são um ótimo lugar para começar, pois elas permitem que você crie anúncios direcionados a um determinado grupo. Também é importante investir em um bom relacionamento com os clientes, oferecendo descontos exclusivos e experiências personalizadas.
Além disso, a criação de ações e estratégias de marketing agrega valor à marca, aumenta as vendas exponencialmente e pode fazer com que a pizzaria se destaque entre seus concorrentes. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira nossas dicas para criar um plano de marketing para pizzaria.
O que é um plano de marketing?
O plano de marketing é o documento que define a estratégia da empresa para alcançar seus objetivos de marketing. Ele vai orientar todas as decisões sobre quais produtos oferecer, quais canais usar para promover esses produtos e como definir preços.
Como criar meu plano de marketing?
Se antigamente as estratégias de marketing eram caras e pouco acessíveis, hoje, com as inúmeras ferramentas digitais, nunca foi tão simples e barato criá-las. Veja, abaixo, como você pode elaborar o plano para a sua pizzaria.
Conheça seu público-alvo
Se o plano de marketing é uma estratégia que visa à melhor tomada de decisão sobre canais, produtos, precificação e divulgação, para ser certeiro e econômico, você deverá saber para quem esse trabalho será direcionado.
Esteja nos canais certos
A partir do momento que você conhece seu público-alvo, fica mais fácil descobrir os canais que ele mais utiliza, a linguagem que deve usar, os melhores horários, o formato do conteúdo, entre outras personalizações que podem ser feitas para aprimorar a comunicação e a promoção dos seus produtos.
Capriche na criação da identidade de marca
É importante que seu cliente lembre de sua pizzaria, da sua marca e identidade visual. Sendo assim, sempre que possível, utilize embalagens personalizadas, crie souvenir, como ímãs de geladeira, e o que mais for preciso para que, sempre que o cliente pensar em pedir uma pizza, pense em seu restaurante.
Crie programas de fidelidade
Outra maneira de promover seus produtos e, ao mesmo tempo, tornar o cliente recorrente é por meio dos programas de fidelidade. Esses programas podem ser criados com o auxílio de um app próprio, que permita a criação de cupons de descontos e benefícios para compras recorrentes.
A partir do momento em que o cliente identifica vantagens em comprar com sua pizzaria, além de se tornar um consumidor recorrente, ele indicará o seu negócio para amigos e familiares.
Quais são os benefícios de contar com um bom plano de marketing?
Agora que já sabemos como criar um bom plano de marketing, vamos entender os benefícios que essa estratégia pode trazer para a sua pizzaria.
Maior diferencial competitivo
Quando você consegue se comunicar com o cliente certo, na hora certa e com a mensagem certa, está um passo à frente da concorrência.
Metas claras para seguir
Um bom plano de marketing deve partir de um objetivo claro, seja aumentar as vendas, seja a fidelização, o número de clientes, etc.
Aumento da autoridade de marca
Um marketing bem feito reforça a autoridade de uma empresa em sua área, colocando-a como referência — sempre que um cliente quiser comer pizza, deve lembrar de seu estabelecimento.
Conquista de mais clientes
Atingindo o cliente certo na hora certa, você trará mais consumidores para a sua pizzaria, aumentando o faturamento, a receita e a lucratividade.
Como você conferiu neste conteúdo, o marketing para pizzaria exige uma série de fatores que estão diretamente ligados ao perfil do público-alvo da empresa. Estar nas redes sociais, aplicativos de entrega de alimentos e ter um site é primordial. Além disso, uma embalagem com identidade visual criativa e eficiente pode fixar o conceito da marca e garantir compras futuras em seu estabelecimento.
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