Afinal, como aumentar o faturamento do restaurante? Veja 9 dicas!

Após passar por uma crise que abalou diversos setores, a evolução do cenário internacional tem melhorado a economia brasileira. Com essa retomada, muitos empresários do setor de alimentação tem se perguntado sobre como aumentar o faturamento do restaurante.

Diversas medidas podem ser adotadas para isso e listamos as principais delas para você. Quer saber como obter mais lucratividade para o seu estabelecimento? Então siga conosco e confira as nossas dicas:

1. Crie pratos diferenciados

O seu restaurante não pode ser visto como mais do mesmo, pois as pessoas gostam de novidades. Por isso, aposte na criação de pratos diferenciados e faça com que eles sejam os carros-chefes do estabelecimento.

É claro que os pratos tradicionais podem continuar sendo servidos, mas ter opções diferenciadas pode ser um excelente chamariz para atrair novos clientes e também despertar ainda mais o interesse daqueles que já conhecem o seu restaurante.

2. Elabore um ambiente confortável

Mais do que comer, quando vão a um restaurante as pessoas querem ter uma experiência agradável e o ambiente tem total interferência nesse sentido. Assim, é recomendado que o espaço seja confortável, bonito, muito limpo e organizado.

Um espaço diferenciado também faz com que as pessoas se sintam à vontade para fazer fotos e compartilhar momentos na internet. Logo, ter um local bonito e agradável também é interessante para estratégias de marketing no Instagram e outras redes sociais.

3. Repense os preços se quiser saber como aumentar o faturamento do restaurante

Os preços que você cobra pelos seus pratos são realmente justos? Quais são os critérios utilizados para defini-los? É preciso fazer um cálculo correto no valor investido, tanto em insumos quanto em capital humano, para o desenvolvimento de cada prato.

Somente assim você poderá praticar um preço justo para ambas as partes, restaurante e consumidor. O seu contador pode ajudar com o planejamento, caso sinta dificuldades.

4. Implemente uma gestão eficiente

É preciso ter uma gestão eficiente no seu restaurante, ou seja, trabalhar de forma que todos os recursos sejam utilizados da melhor forma possível. Não centralizar todas as funções de gestão em uma única pessoa é a peça-chave para o sucesso.

Você pode, por exemplo, ter um gestor administrativo, para formular preços, gerenciar recursos, ter um controle do fluxo de caixa e informações contábeis outro que fique responsável pela cozinha, gerenciando os cozinheiros, garçons e pessoal em geral.

5. Capriche no atendimento

Não existe nenhum estabelecimento comercial que tenha um alto faturamento e um péssimo atendimento. Afinal, as pessoas querem ser bem tratadas, querem ter um atendimento único e garantir uma boa alimentação quando vão a um restaurante.

É por isso que garçons, operadores de caixa, cozinheiros e qualquer outro profissional que tiver algum contato com o público precisam ser treinados para atender muito bem os clientes do restaurante. Para que isso ocorra, apostar em cursos e palestras é a melhor opção.

6. Tenha um plano de marketing

Dizem que “a propaganda é a alma do negócio”. Essa frase é muito verdadeira, pois é preciso investir em marketing para que as pessoas saibam que o seu restaurante existe e os diferenciais que ele oferece.

Por isso, estruture e siga um plano de marketing, com ações voltadas tanto para os meios tradicionais, quanto para as novas mídias do ambiente digital, como os blogs e as redes sociais.

Os planos de marketing devem ser feitos e seguidos com acompanhamento profissional. Por isso, caso você não domine essa área, convém a contratação de uma agência ou profissional especialista em propaganda, que possa auxiliá-lo com todas essas questões.

7. Tire o melhor proveito das datas comemorativas

As pessoas gostam de celebrar as situações importantes em restaurantes e bares. Por isso, é preciso investir em ações para tirar o melhor proveito em datas comemorativas, como o Dia das Mães, o Dia dos Pais, o Dia dos Namorados, entre outras.

Nessas ocasiões é recomendada a criação de combos ou pratos especiais, bem como uma decoração temática para o ambiente, fazendo alusão à data que está sendo comemorada.

Também já é de praxe que muitos restaurantes façam promoções para os clientes que estão aniversariando. Assim, é recomendado que sejam distribuídas cortesias ou feitas promoções especiais para as pessoas que celebrarem o aniversário no seu restaurante.

8. Feche convênios com estabelecimentos da região

Para atrair mais clientes para o restaurante, uma ideia interessante é fechar convênios com estabelecimentos da sua região, como as entidades de classe do setor da indústria e do comércio.

Assim, você pode oferecer diferenciais, como descontos para os associados que consumirem no seu restaurante. É uma boa alternativa para os restaurantes que atendem no horário de almoço, pois os trabalhadores, nos grandes centros, têm o hábito de almoçar fora de casa praticamente todos os dias.

9. Ofereça a opção de entrega em casa

Praticidade é tudo e nem sempre as pessoas terão disponibilidade para irem até o seu restaurante. As rotinas, hoje em dia, são muito corridas e em meio as atividades cotidianas fica difícil tirar um tempo para frequentar um restaurante.

Para atender a esse público urbano e com uma rotina super corrida, recomenda-se que você ofereça a opção de delivery. Assim, por meio do aplicativo próprio do seu restaurante, as pessoas podem fazer pedidos e receber os pratos no conforto de suas casas, em seu local de trabalho ou em qualquer lugar em que elas estiverem.

Caso aprovem os produtos adquiridos dessa forma, é possível que os clientes tenham curiosidade sobre o seu restaurante e tirem um tempo para fazer uma visita pessoalmente em um final de semana com seus amigos ou familiares, por exemplo.

E então, gostou das nossas dicas de como aumentar o faturamento do restaurante? Então coloque todas elas em prática e garanta mais lucratividade para o seu negócio hoje mesmo! Como você pode perceber, ter um restaurante delivery é uma das formas de aumentar os lucros. O nosso artigo “Quero montar um restaurante delivery, e agora?” traz dicas e informações úteis para os empresários da área que desejam investir também nesse segmento. Não deixe de conferir!

Share This