Cuidar de um restaurante não é nada fácil, principalmente quando vemos que o lucro não está sendo o suficiente. Se o seu delivery, por exemplo, tem gerado mais problemas do que dinheiro, talvez seja o momento de rever esse processo e investir em um aplicativo personalizado. Normalmente, os negócios usam plataformas e aplicativos únicos e que já são prontos para qualquer tipo de restaurante.

Já parou para pensar que, talvez, o gargalo esteja justamente aí? Se você usa o que todos os outros negócios já têm qual é o seu diferencial? Nesse contexto, o aplicativo tem como objetivo ajudá-lo a vender mais e com maior autoridade, já que leva a sua marca. Com isso, você recebe pedidos, confirma solicitações e envios de maneira descomplicada.

Para entender melhor o porquê que você deve utilizar um aplicativo próprio da sua marca e não um que leve o nome de outras empresas, separamos os principais benefícios dessa opção. Confira!

Redução de custos

Se você lida com plataformas ou aplicativos de pedidos — os chamados marketplaces terceirizados — e que levam o nome de outro negócio, sabe como isso pode pesar no bolso. Isso acontece porque é preciso pagar uma porcentagem de comissionamento a esse tipo de serviço.

Aliás, em meses que o seu lucro deixa a desejar, essas comissões afetam ainda mais o seu estabelecimento. Sem contar que em momentos cheios de pedidos, é bastante conturbado receber e separar todas as ligações e, caso atrase alguma entrega, o cliente poderá solicitar o cancelamento, que significa perda de dinheiro.

Em aplicativos personalizados isso não acontece. O sistema levará o seu nome, portanto, não há comissionamento nem taxas a serem pagas mensalmente ou por pedido. Imagina o quanto você consegue economizar com isso.

Entrega uma melhor experiência para o cliente

Com as mudanças nos processos de compra, você sabe bem como os clientes estão ficando cada vez mais seletivos e exigentes. Em razão disso, se eles fazem um pedido em aplicativos de delivery e não têm uma boa experiência, certamente espalharão um marketing negativo para os conhecidos e nunca mais voltarão a comprar com essa marca.

Além disso, se o marketplace que você usa não for nada funcional, certamente terá problemas em gerenciar todos os pedidos que chegam de uma vez só, fazendo com que atrase ou entregue pratos errados. Esses fatores o afastam cada vez mais da satisfação dos consumidores.

Na contramão desse cenário, os aplicativos personalizados facilitam o processo de fidelização, pois o seu restaurante terá informações e ferramentas para entregar uma experiência única. Por exemplo, você poderá fazer cadastros de clientes e registrar preferências e interesses, a fim de oferecer produtos e atendimentos personalizados.

Isso não só garante que o cliente faça um excelente marketing boca a boca, mas também o leva a aumentar o ticket médio. Tudo isso, no final das contas, impacta positivamente na sua autoridade, na sua marca e, claro, no seu lucro.

Oferece um canal de atendimento ao consumidor

É comum que um aplicativo personalizado disponibilize a opção de integrar o sistema de pedidos ao de atendimento ao cliente. Os compradores não querem esperar para ter seus problemas resolvidos, e você quando está na postura de consumidor e não de empresário também quer essa solução rápida, certo?

Tendo isso em vista, é preciso oferecer canais ágeis e eficientes e que estejam sempre disponíveis para a resolução de dúvidas e reclamações. Afinal, com estratégias eficientes, é bem possível fidelizar um cliente que entrou em contato devido a problemas. Portanto, um aplicativo próprio auxilia no seu setor de suporte ao cliente.

Facilita o processo de vendas

Como dito, gerenciar um delivery não é nada fácil. Esse tipo de serviço cresceu muito nos últimos anos, pois as pessoas já não querem mais sair de casa para pedir uma refeição. Com isso, os restaurantes ficam sobrecarregados, sendo necessário ter bastante organização para não confundir pedidos e não atrasar entregas.

Se você utiliza diferentes canais, ou seja, plataformas ou aplicativos, o seu setor de entregas vira um verdadeiro caos, pois a ineficiência desses sistemas não permite agilidade. No entanto, utilizar um aplicativo personalizado permitirá que você tenha total controle e eficiência no recebimento de pedidos, já que grande parte do processo de vendas será feito pelo próprio cliente, que terá um cardápio online à sua disposição.

Fideliza clientes

A fidelização de clientes não só garante a sua competitividade de mercado, mas também a sobrevivência do seu negócio. São os consumidores fiéis que têm o maior ticket médio e fazem os melhores marketings.

No entanto, será muito difícil, para não dizer impossível, alcançar esse patamar se o seu restaurante se não tem um atendimento ágil e de excelência e, ainda, deixa a desejar quando o assunto é entrega dentro de um tempo hábil.

Um aplicativo personalizado pode — e deve — fazer parte das suas estratégias de fidelização, pois auxilia em diferentes aspectos. O primeiro deles é em relação à expansão da sua marca, pois você conseguirá atender o público digital. Outro ponto fundamental que é proporcionado por um aplicativo próprio é a personalização que esse recurso oferece.

Aumenta a visibilidade da marca

Sem sombra de dúvidas, ter um site que leva o seu nome e um aplicativo personalizado que tem a sua marca gera mais visibilidade e autoridade de mercado. O computador e os smarthphones já fazem parte da rotina de grande parte da população.

Portanto, ao disponibilizar uma ferramenta que o cliente pode contar para fazer seus pedidos de maneira eficiente, certamente você fará parte da lista de aplicativos de celular de muitos consumidores. Aliás, esse aspecto também garante um maior alcance do seu negócio, considerando que os pedidos online podem ser feitos de locais distantes do seu restaurante.

Ganho de vantagem competitiva

O mercado consumidor do setor alimentício está cheio de opções e estabelecimentos que os clientes podem escolher. Contudo, nem todos oferecem bons serviços. Além de passar a imagem de que deseja proporcionar mais conforto ao seu cliente, ter um aplicativo personalizado, garante um diferencial competitivo em relação aos restaurantes que não oferecem tal agilidade e eficiência.

Para que um aplicativo personalizado ofereça todas as vantagens acima, é necessário encontrar um bom fornecedor, pois essa tecnologia precisa ser atualizada e ter funcionalidades eficientes que atendam às necessidades e condições do seu estabelecimento.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Deixe aqui nos comentários. Teremos prazer em ouvi-lo!

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