
Em um delivery, são muitas as razões que impactam o sucesso de um negócio. Contar com boas ações de marketing, atendimento diferenciado, equipe qualificada e capacitação constante do seu time são apenas algumas delas.
Se você tem diferenciais em relação aos concorrentes, além de garantir a satisfação dos clientes, também contribui diretamente para os resultados do empreendimento. O agendamento de pedidos é um desses diferenciais que podem trazer bons frutos.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira alguns dos motivos para oferecer o agendamento, bem como dicas para iniciar esse tipo de serviço. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Por que oferecer o agendamento de pedidos?
Inicialmente, apresentaremos alguns dos principais motivos para oferecer o agendamento de pedidos ao seu cliente. Confira!
1. Satisfação dos clientes
Ao oferecer o agendamento de pedidos, é possível aumentar a satisfação dos clientes. Afinal, esse serviço vai impactar diretamente a fidelização, o que contribui para que as pessoas sejam promotoras de sua marca e indiquem o negócio para amigos e familiares.
Nas redes sociais, clientes fidelizados tendem a deixar comentários positivos em público e, caso haja qualquer tipo de problema, o feedback pode ser dado no privado, o que contribui para que a empresa possa implementar melhorias e crescer continuamente.
Independentemente de qual seja a meta de vendas traçada pelo seu delivery, quando há clientes fiéis ao seu negócio, ela é mais fácil de alcançar. Com o marketing boca a boca sendo continuamente usufruído pela sua empresa, mais pessoas chegarão por indicação e em diferentes canais, o que reflete em resultados mais positivos.
2. Diferencial competitivo
Hoje, o delivery que não procura ter um diferencial competitivo, certamente, fica para trás. São muitos os aplicativos próprios de diferentes empresas, além dos tradicionais, que englobam um variado nicho de marcas e empreendimentos. Dessa forma, é preciso buscar se destacar no mercado, de modo que as pessoas optem pelo seu delivery em meio às diversas opções que elas têm.
Destaca-se que o agendamento é um diferencial ainda pouco utilizado pelas empresas. Muitas vezes, o cliente estará em algum compromisso no horário em que precisará da entrega, e não poderá mexer no celular ou fazer qualquer decisão relacionada ao seu almoço ou jantar. Com isso, certamente, optará por um empreendimento que permita que ele possa escolher a melhor hora para receber o seu pedido, tomando a decisão com antecedência.
Se o seu delivery faz o que os outros ainda não fazem, os resultados tendem a ser positivos. É comum que usuários de diferentes aplicativos analisem os comentários de outros clientes e a avaliação de seu espaço. Com bons feedbacks, você atrairá ainda mais clientes — e isso é uma consequência da satisfação proporcionada pelo agendamento.
3. Possibilidade de planejamento pelo cliente e pela empresa
Como afirmamos, é possível que o cliente tenha outros compromissos e fique impossibilitado de fazer o pedido em determinada hora do dia. Dessa maneira, o agendamento oferece a possibilidade de planejamento, de modo que ele escolha o melhor horário para receber o seu alimento.
Da mesma forma, a empresa pode se planejar para as entregas, entendendo o horário de pico dos pedidos e organizando toda a rotina dos profissionais para que tudo seja feito sem nenhum tipo de atraso.
Se o empreendimento recebe apenas pedidos em cima da hora, isso pode se tornar um problema. Não há como prever se vai haver muito fluxo de demanda ou não. Se houver, existem os riscos de o prazo de entrega fornecido ao cliente não ser cumprido. Em um delivery, esse é um dos principais pontos de insatisfação. Quando há agendamento, há um preparo mais organizado, e esse risco é reduzido consideravelmente.
4. Mais agilidade no serviço
Esse tópico está diretamente relacionado ao anterior. Se a empresa conta com um bom planejamento, naturalmente ela oferecerá mais agilidade ao serviço. Afinal, o preparo é feito com muito mais cautela, além de a equipe estar mais bem preparada para qualquer tipo de eventualidade.
A agilidade também é proporcionada pelo fato de que há melhoria na logística de entregas. Quem trabalha com delivery entende que esse é um dos principais desafios do setor, uma vez que o fluxo de demandas é imprevisível.
Se um motoboy sai com apenas uma entrega e outras chegam em sequência, é preciso esperar que ele retorne para traçar uma nova rota. Com o agendamento, o momento em que ele inicia as entregas é todo planejado, de modo que os profissionais fiquem com solicitações próximas umas das outras, facilitando o trabalho.
Por que contar com um aplicativo próprio?
Hoje, grandes empresas oferecem a possibilidade de agendamento de pedidos em seus apps. No entanto, o mais indicado é que você tenha um aplicativo próprio, uma vez que isso vai trazer ganhos não apenas para o agendamento de pedidos, como também outros benefícios que impactam o resultado.
Entre eles, podemos destacar:
- contar com o mailing de seus clientes — aplicativos de grandes marcas já não permitem que as empresas tenham o contato de seus clientes. Quando há essa necessidade, o próprio app faz a intermediação. Isso impacta as suas ações de marketing, uma vez que você não terá o número de seus clientes para encaminhar promoções e demais ações quando a pessoa der essa permissão;
- foco em seu produto — quando o seu negócio está em um marketplace de pedidos, precisa dividir a atenção com todas as outras empresas que também oferecem seus itens. Com um app próprio, o foco está no seu produto. Capriche nas fotos e descrições para que as pessoas se sintam interessadas em fazer um pedido;
- integração de pedidos — o aplicativo próprio permite a integração de pedidos com diferentes canais, aumentando os pontos de contato com o cliente;
- redução de custos — sabemos que há comissões e taxas em aplicativos de delivery. Com um app próprio, haverá a redução de gastos com esses valores, melhorando os resultados.
Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre os motivos para investir no agendamento de pedidos. Se você tem interesse em ter um app próprio, é preciso contar com uma empresa parceira que tenha tradição no mercado e conheça bem o segmento.
Por isso, entre em contato com a gente, converse com nossa equipe e conheça nossos diferenciais!