logística e tecnologia da informação

A ascensão tecnológica é algo que acontece cotidianamente em nossa sociedade moderna, e todos os setores da economia precisam se adaptar às novas realidades para seguirem sendo competitivos. Nesse sentido, logística e tecnologia da informação precisam ser alinhadas para que funcionem conforme o esperado e gerem uma boa experiência aos clientes.

No caso de restaurantes, lanchonetes e bares que utilizam aplicativos para que os clientes façam pedidos, por exemplo, não basta apenas investir nessa tecnologia se eles não têm uma boa infraestrutura logística para preparar e entregar nos prazos solicitados.

Com este post, temos o objetivo de ajudá-lo a alinhar logística e tecnologia da informação em seu estabelecimento. Para isso, respondemos alguns questionamentos. Acompanhe!

O que é tecnologia da informação?

A tecnologia da informação, conhecida pela sigla TI, é um setor da computação responsável por administrar a informação nas empresas. Os setores de TI desenvolvem softwares para produzir, transmitir, armazenar e utilizar diversos dados de forma estratégica.

Os restaurantes podem utilizar a tecnologia da informação para administrar os dados de seus clientes, desenvolver softwares de gestão para o fluxo de caixa e o controle de estoque, usar aplicativos de delivery etc.

Assim como acontece com outras empresas, restaurantes e lanchonetes necessitam estar sempre acompanhando as novidades e tendências tecnológicas. Somente assim é possível garantir a qualidade nos produtos e serviços que estão sendo oferecidos aos clientes.

A tecnologia pode contribuir para que as entregas sejam feitas de forma mais rápida e controlada pelo restaurante, evitando contratempos, como erros de endereço ou pratos desmanchados e frios no momento da entrega.

Como a tecnologia da informação impacta a logística?

A tecnologia da informação impacta a logística de diversas maneiras. Na sequência, listamos algumas das principais. Veja!

Identificação por radiofrequência (RFID)

A identificação por radiofrequência ou RFID é um método de identificação que funciona por meio de sinais de rádio. Isso é feito com etiquetas e chips que podem ser colados em embalagens de produtos, veículos etc. Essas etiquetas emitem sinais de rádio que são conectados a uma base.

A tecnologia RFID é ideal para transportadoras que desejam monitorar os produtos que estão sendo enviados em seus caminhões, mas também pode ser utilizada no delivery. Existem casos de restaurantes que utilizam o RIFD para controlar os veículos utilizados para fazer entregas, como as motos usadas pelos motoboys.

Sistema de gestão de armazém (WMS)

O WMS é um tipo de sistema de gestão de armazéns muito utilizado nas indústrias para controlar os horários de entrada e saída de matérias-primas no estoque.

O sistema indica quais materiais devem ser utilizados em cada dia e para que equipamentos ou setores da empresa eles precisam ser enviados. Obviamente que a realidade de um restaurante é muito diferente da rotina de uma indústria, porém esse tipo de tecnologia pode ser adaptado para os estabelecimentos do ramo alimentício.

É possível utilizar um software de gestão que controle bem o estoque do restaurante, evitando que sejam feitas compras exageradas de um insumo ou então que se deixe faltar algum outro. Os ingredientes utilizados para preparar os itens do cardápio do estabelecimento não ficam em falta e também não se corre o risco dos produtos perderem a validade antes de serem consumidos.

Sistema de gerenciamento de transportes (TMS)

O TMS é utilizado para administração de processos de distribuição. Nesse caso, a tecnologia da informação tem um papel fundamental. É por meio do sistema de gerenciamento de transportes que se pode acompanhar todas as rotinas do transporte de uma mercadoria.

Também muito utilizado pelas transportadoras, o TMS indica desde prazos para manutenção dos veículos, como datas em que é necessário trocar pneus ou óleo dos caminhões, até informações sobre localização e rotas.

No caso de restaurantes que não terceirizam o serviço de tele-entrega, essa prática também pode ser útil, uma vez que as informações sobre motocicletas ou outros veículos utilizados para o delivery podem ser controladas.

Sistema de gerenciamento de pátio (YMS)

O sistema de gerenciamento de pátio, conhecido pela sigla em inglês YMS, é responsável pelo controle de entrada e saída de veículos no pátio das empresas, bem como pelo fluxo de automóveis e agendas de carga e descarga.

Assim como os demais sistemas logísticos, o YMS é mais utilizado na área da indústria, mas tem princípios que podem ser adaptados para a realidade de um restaurante delivery. Em grandes redes que fazem tele-entrega com alta demanda, é preciso ficar atento às motos e aos carros utilizados ou, até mesmo, supervisionar uma empresa terceirizada.

No que se refere à agenda de entregas, o sistema também pode ser adaptado para restaurantes. Isso porque é cada vez mais comum pessoas que fazem uma espécie de assinatura, recebendo pratos diariamente para o almoço, por exemplo. Com isso, você pode fazer essas entregas de forma programada sem ter que esperar diariamente pela solicitação do cliente.

Por que investir em tecnologias atuais é essencial para a logística?

Investir em novas tecnologias é essencial para a área de logística da empresa, pois isso facilita os processos e garante um serviço de mais qualidade para os clientes, os quais estão cada vez mais exigentes.

No caso dos restaurantes delivery, a logística precisa garantir a produção e a entrega de produtos em excelentes condições para os solicitantes. Por isso, não basta apenas ter um aplicativo muito bem desenvolvido e estruturado. É preciso investir no que está por trás de tudo, no processo produtivo.

Com os softwares adequados, é possível organizar os ingredientes, garantir o preparo dos pratos, produzir embalagens de qualidade e fazer a entrega em tempo viável, para que os clientes sigam sempre satisfeitos.

Resumidamente, logística e tecnologia da informação são áreas que precisam andar juntas, pois somente assim é possível obter êxito em um mercado que traz tantas mudanças e avanços em um curto espaço de tempo.

Gostou do nosso artigo? Conseguiu entender o papel da tecnologia e da logística nas empresas e, principalmente, nos restaurantes delivery? Em caso de dúvidas ou de querer deixar uma contribuição, utilize o espaço para comentários. A sua opinião é sempre muito bem-vinda por aqui!

 

Powered by Rock Convert

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This