Aplicativos marketplace

Será que vale a pena utilizar aplicativos marketplace para um restaurante? Ou será que o mais apropriado é ter um app próprio? Essa é uma dúvida que assombra os donos de bares, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos do ramo alimentício.

Os aplicativos marketplace, como o iFood, o UberEATS e Rappi, se tornaram populares nos últimos anos e uma tendência para que os clientes façam pedidos por meio dessas plataformas. Porém, nem sempre eles são a melhor opção para o seu negócio e você entenderá o porquê neste post.

Já os apps próprios são plataformas de prateleira, personalizadas com a logo e identidade visual para cada estabelecimento com um planejamento próprio. Eles também são práticos e rápidos de serem utilizados, tanto pelos estabelecimentos quanto pelos clientes.

Mas como escolher uma dessas opções? Qual delas é a melhor para o restaurante? Para que você tire as suas próprias conclusões, listamos uma série de fatores e explicaremos como cada um deles se desenvolve em cada tipo de app. Veja a seguir!

Capacidade de personalização do aplicativo e site

Os aplicativos marketplaces têm um layout próprio e todos os estabelecimentos que estiverem presentes neles precisam seguir o mesmo padrão. Isso quer dizer que se a cor do app for cinza, por exemplo, a sua página nele será cinza. O mesmo ocorre com o posicionamento dos botões, o modelo de cardápio etc.

Já no caso dos apps próprios, a personalização pode ser total. Outro fator interessante, é que um app de delivery normalmente inclui um website com e-commerce, integrações com as redes sociais, automações para Whats App. Geralmente, as empresas desenvolvedoras fazem um briefing antes da criação para entender as suas necessidades. Isso quer dizer que o aplicativo será desenvolvido tendo como base aquilo que mais agrada ao seu público, com o seu gosto pessoal e necessidades.

O logotipo do seu restaurante, as cores da sua identidade visual e outros aspectos de personalização são possíveis de acordo com a plataforma utilizada.

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Controle de conteúdo

O conteúdo de aplicativos marketplace é pouco gerenciável. Dessa forma, se você deseja alterar o preço de um produto, bem como excluir ou incluir links no cardápio, deverá informar à empresa desenvolvedora do programa.

Com o aplicativo próprio é diferente, e todo o conteúdo é completamente gerenciável. Ou seja, você poderá editar preços, incluir e excluir pratos, mudar o cardápio, inserir promoções, entre outras ações, sem nenhum tipo de restrição e todos os canais (Site, Redes Sociais, Chatbot, etc) ficam integrados e são atualizados em tempo real.

Execução do CRM

Customer Relationship Management (CRM) nada mais é do que a gestão do relacionamento com os clientes. A ideia é que o aplicativo sirva como uma central em que possam ser armazenadas informações, como os e-mails, número do telefone, entre outros dados da base de clientes, para o envio de mensagens informando sobre promoções, por exemplo.

Em marketplaces, esses dados ficam não são disponibilizados, com os restaurantes tendo nenhuma autonomia sobre eles. O mesmo não acontece com os aplicativos próprios, que permitem um total controle sobre todas as informações dos clientes.

Fazer a segmentação de consumidores por bairro, sexo, idade etc., para o desenvolvimento de promoções exclusivas, é uma realidade nesse tipo de app que pode trazer muitos resultados para os restaurantes.

Associação da marca com a tecnologia

Ao participar de um app delivery, você será apenas mais um entre os diversos estabelecimentos que estão ali, à disposição dos consumidores. Assim sendo, não há uma verdadeira associação da sua marca com a evolução tecnológica, pois ela estará apenas fazendo o mesmo que outros já fazem.

A história muda de figura quando falamos em aplicativos próprios, pois eles passam para o público uma sensação de que a sua marca está envolta às novas tecnologias, que o restaurante faz investimentos e tem interesse em oferecer o melhor para os seus clientes.

Criação de um canal segmentado para os consumidores

O seu aplicativo pode servir como uma verdadeira rede social para os consumidores do seu restaurante. É possível que sejam criadas promoções, como um cartão de fidelidade virtual para os clientes, por exemplo.

Além disso, pode-se estimular a troca de mensagens, como o envio de críticas, sugestões, reclamações, elogios por parte dos consumidores, com você sempre tendo autonomia de respondê-las e manter um bom relacionamento com as pessoas.

Nos aplicativos marketplace, não há a possibilidade da criação desse canal segmentado para os consumidores. Você fica nas mãos da empresa desenvolvedora, que tem métodos próprios para a segmentação de clientes.

Otimização das campanhas de divulgação

Uma vantagem que os aplicativos marketplace oferecem é que eles fazem grandes campanhas de divulgação nas mídias, pois precisam vender o seu serviço para os clientes. No entanto, a concorrência é muito ampla dentro do próprio aplicativo, o que acaba por invalidar toda essa divulgação.

De nada adianta um aplicativo marketplace fazer um excelente anúncio no horário nobre de uma grande emissora de televisão e os consumidores, ao baixarem o programa, encontrarem milhares de estabelecimentos concorrentes. As chances de eles escolherem o seu restaurante, em meio a tantas opções, é relativamente pequena.

Com os aplicativos próprios, embora a divulgação não seja tão massiva, é possível segmentar anúncios em campanhas patrocinadas nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Por meio desses anúncios, você pode convidar o público consumidor para que baixe o seu aplicativo e conheça os seus produtos.

Uma vez que o app esteja instalado no smartphone de seu cliente, as chances de ele voltar a fazer compras no seu estabelecimento são muito maiores.

Pagamento de altas taxas nos aplicativos marketplace x mensalidades

Para participar de um aplicativo marketplace, você precisará pagar uma taxa de comissão sobre os pedidos, bem como mensalidades para manter um perfil ativo no programa. Esses valores são relativamente altos e o investimento pode não trazer o retorno esperado para o estabelecimento.

Ao investir em um app próprio, você pagará um único valor mensal. Não há a necessidade de pagar nada, nem mesmo para fazer alterações de conteúdo, pois tudo é gerenciável pela própria equipe do restaurante.

Como podemos perceber, na briga entre aplicativos marketplace e de marca própria, os apps exclusivos levam muita vantagem. Isso porque são opções muito mais completas e objetivas para os clientes. Tudo isso trará mais lucros para o seu negócio!

Extra – Dicas para fidelizar clientes com um aplicativo próprio

Ainda falando sobre lucratividade, você terá mais facilidade para fidelizar clientes. De acordo com Philip Kotler, um dos principais autores da área de marketing no mundo, conquistar novos clientes custa até cinco vezes mais do que manter os antigos.

É por isso que a fidelização é tão importante e você não conseguirá isso tão facilmente em aplicativos marketplace, em que seu estabelecimento briga com diversos outros restaurantes para chamar a atenção do consumidor.

Veja, a seguir, algumas dicas para fidelizar clientes com um aplicativo próprio e coloque-as em prática no seu restaurante!

Invista em anúncios em buscadores

As pessoas fazem pesquisas na internet antes de tomar qualquer tipo de decisão. Logo, investir em anúncios nos buscadores, como o Google, pode ser uma alternativa interessante.

Se você tem um restaurante de comida italiana, por exemplo, pode comprar palavras-chave como “risoto”, “bruschetta”, “carpaccio”, “comida italiana”, “restaurante italiano”, entre outras. Assim, as pessoas que estão na sua região e fizerem pesquisas com esses termos, encontrarão o seu estabelecimento e poderão baixar o seu aplicativo, tornando-se clientes fidelizados.

Firme parcerias com influencers

Os blogueiros, youtubers e outros digital influencers são uma das melhores alternativas para falar com públicos nichados. Imagine, por exemplo, um restaurante que seja especializado em gastronomia vegana.

Nesse caso, é interessante buscar por influencers que falem sobre esse público e propor parcerias para que eles sejam embaixadores da marca. Assim sendo, os seguidores dessas pessoas conhecerão o seu restaurante e poderão se fidelizar a ele.

Aposte no atendimento de alta qualidade do delivery

O seu aplicativo de delivery próprio deve ser tão eficiente quanto os marketplaces para restaurantes. Por isso, aposte em um atendimento de alta qualidade, oferecendo uma experiência agradável para quem solicitar comida por meio dessa ferramenta.

É interessante que seja sempre mostrado o status do pedido, por exemplo, para que os clientes saibam quando o prato está sendo preparado, quando saiu para entrega e quando chegou ao local solicitado.

Tendo um atendimento excelente no delivery, as pessoas certamente voltarão a fazer pedidos no app em outras oportunidades e o manterão instalado em seus celulares.

Conquiste uma boa reputação nas redes sociais

As redes sociais representam a imagem da sua empresa para os públicos. É por isso que você precisa conquistar uma boa reputação nelas. Assim, quando as pessoas visitarem o seu Facebook ou o seu Instagram, perceberão que se trata de um negócio com uma boa imagem perante os clientes.

Sempre interaja com os seus seguidores e seja solícito e transparente ao solucionar problemas. Se alguém fizer uma reclamação, por exemplo, tente entender o ponto de vista do cliente e responda educadamente, propondo uma solução em público para a demanda.

Ofereça descontos para os clientes que compram por delivery

Os marketplaces em restaurantes, como é o caso do iFood, oferecem cupons de desconto para os clientes. Esse é um fator motivador que faz com que as pessoas tenham esse app instalado nos seus celulares.

Logo, para competir com esses aplicativos, é uma boa ideia oferecer benefícios exclusivos em seu app próprio. É muito comum também utilizar aplicativos de markeplaces em conjunto com app próprio com objetivo de migrar os clientes que chegam pelo marketplace para comprar diretamente em seu app próprio. Dê cupons para quem fizer compras acima de determinado valor ou no primeiro pedido, use programas de fidelidade e dispare promoções exclusivas para que os clientes vejam benefícios em fazer os pedidos por delivery diretamente pelo seu app próprio.

A Neemo tem expertise no assunto e pode ajudá-lo a desenvolver um app próprio para o seu negócio, de modo que você não fique mais tão dependente de marketplaces em restaurante.

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