Descubra como personalizar as mensagens de WhatsApp do seu delivery

O WhatsApp é a ferramenta de mensagens mais popular no Brasil — de acordo com uma pesquisa feita pelo Statista, 96% dos brasileiros têm o aplicativo como meio preferencial para comunicação. As empresas que souberem se comunicar de forma eficiente por meio desse canal estarão sempre mais próximas de seus clientes. A troca de mensagens, quando autorizada e feita de forma parcimoniosa, tende a estreitar os laços entre cliente e empresa.

O grande diferencial do WhatsApp é que, por ser uma ferramenta de mensagens diretas, a taxa de abertura é quase de 100%, ou seja, uma campanha bem feita sempre atrai a atenção do consumidor. Nesse cenário, o primeiro contato é de suma importância, e a escolha da mensagem de saudação é primordial.

Neste post, vamos entender como personalizar a mensagem de saudação para delivery no WhatsApp e a importância de automatizá-las. Confira!

Como programar uma mensagem de saudação automática no WhatsApp?

Antes de falarmos especificamente sobre como criar as mensagens de saudação para delivery no WhatsApp e como utilizá-las corretamente, vamos a um pequeno passo a passo sobre como configurar esse recurso:

  1. para começar, abra o WhatsApp Business e vá até os três pontinhos que ficam na parte de cima da tela;
  2. depois, toque em “Configurações” e, em seguida, escolha a opção “Configurações da empresa”;
  3. após, você deverá escolher a opção “mensagem de ausência”, ativando a opção “enviar mensagem de ausência”;
  4. para finalizar, no campo mensagem de ausência, toque o ícone em forma de lápis e crie a sua mensagem.

O que é necessário para criar uma mensagem personalizada?

Embora você possa encontrar templates prontos de mensagem para delivery, é importante ter em mente que a sua mensagem precisa estar alinhada ao seu restaurante, à linguagem de seus clientes, à identidade da marca e aos objetivos pretendidos. Veja abaixo algumas dicas que ajudarão na criação de mensagens e saudações personalizadas:

  • o primeiro passo é identificar o seu objetivo ao criar a mensagem de saudação, pois dessa forma você não deixa de enviar nenhuma informação relevante;
  • utilize uma linguagem adequada ao seu público — se você tem um público jovem e descolado, utilizar uma mensagem formal e rebuscada pode não gerar conexão com esse cliente, por exemplo;
  • seja objetivo, nada de fazer textos longos e maçantes, afinal estamos falando de um app de mensagens curtas e diretas — deixem as mensagens maiores para as campanhas de e-mail marketing ou para postagens em redes sociais;
  • seja cordial, crie uma conexão de confiança a partir de um tom mais agradável, cumprimentando o cliente, perguntando como ele está, desejando um bom dia e utilizando os emojis quando possível;
  • não se esqueça de fazer a revisão da mensagem a fim de encontrar eventuais erros de português e avaliar se a mensagem está do jeito que você queria, com todas as informações necessárias.

Como criar uma mensagem de saudação?

Agora que já entendemos como configurar e o que analisar na hora de criar uma mensagem personalizada, vamos a um exemplo prático de mensagem de saudação para utilizar em seu delivery. Ela deve conter informações importantes a respeito do cardápio e pode ser utilizada com o intuito de direcionar o cliente para um app próprio por meio de um cupom de desconto promocional.

Comece cumprimentando o cliente com bom dia, boa tarde, boa noite ou uma mensagem mais descolada e personalizada quando o perfil do cliente permitir. Dê as boas-vindas e pergunte o que ele deseja, ofereça a possibilidade de acesso ao cardápio e disponibilize um cupom de desconto a fim de que ele ganhe um benefício na primeira compra. 

Veja abaixo um exemplo que pode ser adaptado de acordo com as ferramentas que você utiliza, podendo colocar links, utilizar cabos com menus etc.:

Boa noite! 

Bem-vindo(a) ao delivery do [nome de seu restaurante]! 

Para fazer o seu pedido, você pode conferir o nosso cardápio neste link. Caso já tenha decidido o que vai pedir, é só dizer aqui mesmo o que deseja, informando o seu nome e endereço.

Você também pode fazer seu pedido em nosso app e ganhar 10% de desconto na primeira compra! É só clicar neste link, baixar o app e utilizar o cupom BEMVINDO10.

Como dissemos, você deverá adaptar a mensagem para o perfil de seus clientes. Por exemplo, uma hamburgueria que lida com o público jovem pode substituir o boa noite por uma mensagem mais informal. Veja abaixo uma possibilidade de comunicação com esse perfil:

Fala, hamburgueiro(a)! 

Seja bem-vindo(a) a nosso delivery! 

Que tal experimentar nossa promoção do dia e ganhar uma porção de fritas grátis? Dá uma olhada no nosso cardápio digital e veja o que preparamos para matar a sua fome esta noite!

Você pode fazer o pedido por aqui ou utilizar o nosso app, ganhando 20% de desconto na sua primeira compra com o cupom MATAFOME20. Você não vai perder essa, né?

Use a criatividade e vá personalizando as mensagens conforme for conhecendo melhor os seus clientes. Para isso, é primordial a utilização de um aplicativo de delivery que tenha todas as funcionalidades para a gestão de suas entregas e atendimento, unificando todos os canais e dando a possibilidade de automação com chatbot.

Por que devo utilizar um aplicativo de delivery?

Você pode automatizar o recebimento de pedidos no WhatsApp com um aplicativo de delivery, que, além da automação, permitirá centralizar os dados, criando um histórico de cada cliente a fim de utilizar como referência na hora de enviar promoções e ofertas de forma personalizada.

Com a ferramenta, o cliente ganha a opção de fazer o pedido diretamente no WhatsApp ou poderá direcioná-lo ao seu app para fidelizá-lo por meio de promoções exclusivas. Uma boa mensagem de saudação é a porta de entrada para que esse cliente se torne recorrente.

Esperamos que após a leitura deste post você consiga criar uma mensagem de saudação para delivery no WhatsApp. Utilizar essa ferramenta em conjunto com um app próprio dará mais autonomia e personalização para as suas campanhas promocionais, além de aumentar o engajamento de seus clientes.

Gostou do post? Então, siga a gente nas redes sociais e receba em primeira mão as nossas novidades. Estamos no Facebook, Instagram,YouTube e LinkedIn.

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This