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Todo mundo sabe que a equipe de restaurante pode ser responsável pelo grande sucesso de qualquer negócio! Mas como criar um time excelente e garantir o melhor atendimento aos clientes?

Além de escolher os melhores profissionais do mercado, você precisa oferecer treinamentos, estímulos e, de uma forma geral, fazer a gestão de pessoas. Parece complicado? Mas saiba que com planejamento tudo fica simples!  Confira nossas dicas! 

Avalie a experiência e o perfil dos profissionais

Nos processos seletivos, é comum os contratantes pensarem mais na experiência do que na personalidade dos profissionais. Mas os dois pontos têm peso igual, por isso, além de verificar se o chefe já cozinhou para grandes restaurantes e em alta demanda, avalie também o modo como ele se comporta no dia a dia. 

Basicamente, é crucial saber se os profissional consegue trabalhar em grupo, sabe receber críticas positivas e, principalmente, negativas. Mais um fator importante é avaliar se o candidato é organizado — afinal, a rotina de um restaurante é muito atarefada e bastante corrida. 

Mostre como a relação com os clientes deve ser feita

Nunca é demais reforçar para os profissionais da equipe de restaurante que a experiência do cliente é importantíssima! Dessa forma, frequentemente, relembre que todos os consumidores devem ser tratados com muita educação, paciência e gentileza! É preciso ser empático o tempo todo, ou seja, se colocar no lugar dos clientes. 

Vale orientar também que as críticas e sugestões virão e que todos os funcionários do restaurante precisam estar abertos para receber e lidar com qualquer tipo de feedback. 

Faça treinamentos semanalmente ou mensalmente para toda a equipe de restaurante

Independentemente da área profissional, a busca e absorção de novos conhecimentos é indispensável. Afinal, tendo mais habilidades teóricas e profissionais, é possível entregar melhores resultados. 

Procure montar um cronograma com treinamentos semanais ou mensais para cada equipe e, também, para o time como um todo. 

Alguns ensinamentos fundamentais para passar aos seus colaboradores são: 

  • dicas de como otimizar o tempo; 
  • como fazer gerenciamento de crises; 
  • manter em dia as atualizações sobre as normas e práticas da Anvisa (Agência Nacional de vigilância Sanitária); 
  • garantir um curso de alguma técnica específica para cozinhar ou servir;
  • explicar como armazenar comida sem prejuízos;
  • entre outros. 

Além dos treinamentos, lembre-se que reconhecimento também é muito importante para os profissionais, assim, procure fazer elogios sempre que a equipe de restaurante acertar! 

Pronto para montar sua rede de funcionários de sucesso?  Não deixe de conferir mais conteúdos aqui no blog da Neemo, com ótimas dicas para o seu restaurante! 

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