
Todo mundo sabe que a equipe de restaurante pode ser responsável pelo grande sucesso de qualquer negócio! Mas como criar um time excelente e garantir o melhor atendimento aos clientes?
Além de escolher os melhores profissionais do mercado, você precisa oferecer treinamentos, estímulos e, de uma forma geral, fazer a gestão de pessoas. Parece complicado? Mas saiba que com planejamento tudo fica simples! Confira nossas dicas!
Avalie a experiência e o perfil dos profissionais
Nos processos seletivos, é comum os contratantes pensarem mais na experiência do que na personalidade dos profissionais. Mas os dois pontos têm peso igual, por isso, além de verificar se o chefe já cozinhou para grandes restaurantes e em alta demanda, avalie também o modo como ele se comporta no dia a dia.
Basicamente, é crucial saber se os profissional consegue trabalhar em grupo, sabe receber críticas positivas e, principalmente, negativas. Mais um fator importante é avaliar se o candidato é organizado — afinal, a rotina de um restaurante é muito atarefada e bastante corrida.
Mostre como a relação com os clientes deve ser feita
Nunca é demais reforçar para os profissionais da equipe de restaurante que a experiência do cliente é importantíssima! Dessa forma, frequentemente, relembre que todos os consumidores devem ser tratados com muita educação, paciência e gentileza! É preciso ser empático o tempo todo, ou seja, se colocar no lugar dos clientes.
Vale orientar também que as críticas e sugestões virão e que todos os funcionários do restaurante precisam estar abertos para receber e lidar com qualquer tipo de feedback.
Faça treinamentos semanalmente ou mensalmente para toda a equipe de restaurante
Independentemente da área profissional, a busca e absorção de novos conhecimentos é indispensável. Afinal, tendo mais habilidades teóricas e profissionais, é possível entregar melhores resultados.
Procure montar um cronograma com treinamentos semanais ou mensais para cada equipe e, também, para o time como um todo.
Alguns ensinamentos fundamentais para passar aos seus colaboradores são:
- dicas de como otimizar o tempo;
- como fazer gerenciamento de crises;
- manter em dia as atualizações sobre as normas e práticas da Anvisa (Agência Nacional de vigilância Sanitária);
- garantir um curso de alguma técnica específica para cozinhar ou servir;
- explicar como armazenar comida sem prejuízos;
- entre outros.
Além dos treinamentos, lembre-se que reconhecimento também é muito importante para os profissionais, assim, procure fazer elogios sempre que a equipe de restaurante acertar!
Pronto para montar sua rede de funcionários de sucesso? Não deixe de conferir mais conteúdos aqui no blog da Neemo, com ótimas dicas para o seu restaurante!