Entenda tudo sobre delivery e descubra como ter um de sucesso

Há alguns anos, um ou outro restaurante fazia a entrega em casa, sendo preferível que os clientes fossem até o local e aproveitassem os serviços. Mas nos dois últimos anos, praticamente a entrega em casa foi uma das principais estratégias para manter os restaurantes funcionando na pandemia. Agora não há mais volta: você precisa saber como funciona o delivery e aplicá-lo.

Neste post, veja como ele funciona e por que você deve investir no seu, conhecendo algumas de suas vantagens. Além disso, saiba dicas para potencializar o alcance e as vendas nesse serviço do seu restaurante. Boa leitura! 

Afinal, o que é um delivery e como ele funciona? 

“Delivery” significa distribuição ou entrega em inglês. Ou seja, é um serviço que um restaurante ou qualquer outro tipo de empresa presta a seus clientes, para entregar os produtos onde pediram, seja no trabalho ou em casa. Além disso, pode ter custo nenhum ou exigir o pagamento de uma taxa para a facilidade. 

Dessa forma, sua venda pode acontecer por vários canais. Antigamente, o principal era o telefone, mas hoje a compra por delivery também pode acontecer por: 

  • site próprio;
  • aplicativos de restaurante;
  • redes sociais;
  • aplicativos de mensagens.

Quanto ao pagamento pelos produtos, ele também acontece de formas variadas. Ou seja, a pessoa hoje pode pagar com cartão ou dinheiro na entrega, pagar com antecedência pelo aplicativo e até fazer um PIX.

Por que investir no delivery e quais as suas vantagens? 

Quando se pensa em delivery, muitas pessoas lembram apenas do motoqueiro que podia entregar pizza em sua casa nos finais de semana. Hoje, marmitas, sobremesas, sorvetes, comida gourmet e todos os outros tipos de opções são entregues, todos os dias e em qualquer hora. 

Isso porque a pandemia veio trazer uma mudança no consumidor. Antes, era difícil encontrar quem quisesse ficar em casa aos finais de semana ou confiasse em um pedido online.

Porém, na pandemia, devido às medidas sanitárias, os consumidores começaram a se acostumar com a compra online de produtos, principalmente de comida. Logo, a tendência de compra online que seguia lenta foi impulsionada, virando um comportamento consolidado. 

Segundo um levantamento do Instituto Locomotiva, feito em 2021, antes da pandemia 60% das 300 empresas entrevistadas faziam entregas — já em dezembro de 2021, esse índice era de 89%. Aliás, no mesmo estudo, 56% dos estabelecimentos afirmaram que a maior parte de seu faturamento vem daí e 90% gostariam de continuar trabalhando com a modalidade. 

E esse cenário não é para menos. Afinal, ele se tornou uma tendência pós-pandemia. Segundo um outro estudo, realizado pela GS&NPD, instituto de pesquisas e insights do consumidor, os gastos com delivery em 2021 foram 24% maiores que em 2020.

Assim, quem aprender como funciona o delivery e aplicá-lo pode aproveitar as vantagens atuais do sistema, como: 

  • deixar o consumidor satisfeito;
  • alcançar mais pessoas;
  • fazer mais vendas;
  • tornar o restaurante mais conhecido.

O que fazer para potencializar o alcance do delivery? 

Agora que você sabe por que deve entender como funciona o delivery e investir nele, saiba algumas dicas para começar bem ou potencializar seus resultados!

Pesquise o mercado

Pesquisar o mercado constantemente é a melhor forma de entender para onde vão os interesses de seus clientes. Com isso, é possível manter o restaurante constantemente atualizado, atuando nos canais mais utilizados pelas pessoas, especialmente nas redes sociais, e oferecendo novos produtos que elas querem receber.

Sendo assim, é essencial também entender quem é o seu público e o que buscam quando compram no delivery. Assim, é possível adaptar os produtos, ter novas ideias e lançar tendências que podem até expandir o interesse para outras pessoas.

Invista em um novo cardápio 

O cardápio do restaurante deve ser pensado com cuidado. Porém, quando se trata de aprender como funciona o delivery e aplicá-lo no dia a dia, é importante ter mais atenção.

Nesse caso, não só todos os alimentos oferecidos devem conseguir ser entregues com qualidade e segurança, como também você pode investir na parte visual, para criar algo mais atrativo e explicativo, já que a pessoa precisa tomar decisão baseada geralmente em fotos reais e texto.

Prepare a equipe 

Não adianta entender como funciona o delivery e abrir o seu se sua equipe não está preparada. Portanto, para conseguir dar conta desses novos pedidos, a fim de entregá-los no prazo certo e com qualidade, é importante treinar as pessoas para que elas tenham um bom desempenho, bem como aumentar a equipe, se for necessário.

Pense na logística 

O mais importante do delivery é a própria entrega. Por isso, seu restaurante precisa contar com um bom sistema de logística. Afinal, as pessoas valorizam entregas rápidas hoje em dia. Portanto, é necessário que os entregadores sejam contratados fixos ou terceirizados, consigam fazer todas elas em tempo hábil. 

Outra questão é o pagamento e a segurança. Nesse caso, é preciso ter cuidado para que os entregadores sejam confiáveis e possam receber o pagamento sem fazer alterações. Além disso, vale informar aos clientes que não existem taxas extras, além daquelas combinadas, bem como incentivar que eles façam o pagamento antes da entrega. 

Assim, você também não sai no prejuízo caso a pessoa queira cancelar o pedido depois que o entregador já chegou. Aliás, isso também é importante pela segurança da pessoa que faz a entrega, para não ficar carregando dinheiro consigo. 

Tenha um aplicativo 

Você sabe que existem muitas plataformas de terceiros que intermediam as vendas e até oferecem a entrega. Porém, o custo de participar desse serviço pode custar grande parte de cada venda. Além disso, existe o problema da concorrência interna, quando o seu restaurante compete até com estabelecimentos de outros segmentos, pela escolha do cliente.

Dessa forma, ter seu próprio aplicativo é uma maneira de personalizar cada aspecto visual e funcional, escolhendo as funções mais valorizadas pelos consumidores. Além disso, o faturamento fica todo para o restaurante e você pode estreitar seus laços com os clientes

Mesmo antes da pandemia, já havia uma tendência para compras online e delivery. Com ela, esse comportamento se intensificou por necessidade e praticidade. Hoje, é difícil pensar que ele será mudado, já que mesmo indo aos restaurantes, as pessoas ainda comprar online também. Sendo assim, entender como funciona o delivery e as formas que você pode aplicá-lo é essencial para consolidar seu negócio, torná-lo mais popular e aproveitar as muitas outras vantagens que esse sistema pode oferecer. 

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