Armazenamento de Comida: Dicas Para Restaurantes não Terem Prejuízo!

Um armazenamento de comida bem feito é essencial, não apenas para evitar que as pessoas tenham algum problema de saúde indesejado. Outro ponto importante é evitar o desperdício de alimentos e, consequentemente, o prejuízo.

Confira essas dicas para armazenar os alimentos no seu restaurante e evitar a perda de dinheiro.

Qual é o armazenamento de comida ideal?

O armazenamento de comida ideal depende muito do tipo de alimento que seu restaurante trabalha. Gastronomia japonesa, por exemplo, requer atenção redobrada, já que os pratos são oferecidos, em sua maioria, crus.

O mesmo vale para docerias, por exemplo, que podem usar frutas, derivados do leite e outros produtos perecíveis que precisam de um armazenamento adequado!

Powered by Rock Convert

Por isso, fizemos uma lista de cuidados que todos os estabelecimentos devem ter ao armazenar os produtos alimentícios para evitar prejuízos, olha só:

Separe por grupos de alimentos

Antes de armazenar qualquer coisa, é preciso separar os alimentos por grupos. Isso porque cada tipo requer um cuidado diferente, além de ser uma maneira de organizar seu estoque para saber o que ainda tem e onde encontrar o quê.

Use compartimentos e prateleiras, para que os produtos não se toquem e permaneçam armazenados de maneira higiênica.

Confira se a temperatura está correta

Alguns alimentos armazenados entre 5ºC e 57ºC correm risco de infecção bacteriana. Por isso, é ideal que estejam congelados ou no fogo para permanecerem em bom estado, como o caso de carnes e bebidas, por exemplo.

Confira sempre se a temperatura do refrigerador ou da câmara de resfriamento está abaixo dos 5ºC e cuidado com abertura constante da porta.

Vale ressaltar que alguns alimentos não pode ser congelados, como verduras, frutas, ovos, iogurte e batatas, por exemplo, então atente-se para que fiquem na temperatura mais baixa permitida para que sejam conservados adequadamente.

Dedetize o ambiente

Mantenha animais longe, como ratos, baratas e moscas, principalmente no local de armazenamento de comida. Deixe o ambiente limpo, seco e dedetizado regularmente. Além dos riscos de transmissão de doenças, eles podem fazer seu restaurante ficar com fama de sujo e receber uma visita da Vigilância Sanitária.

Regras da Vigilância Sanitária

A Anvisa é a agência responsável pela criação de normas, regulamentação e fiscalização de ambientes de acordo com a Cartilha de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, Resolução-RDV 216/2004. O objetivo é promover e proteger a saúde da população, para eliminar e prevenir possíveis riscos.

Algumas regras podem mudar de acordo com cada cidade ou região, mas outras são gerais e precisam ser cumpridas. Elas são referentes a:

  • colocar data de produção e validade na embalagem;
  • cozinha e local de preparo dos alimentos;
  • depósito e despensas corretamente limpas e ventiladas;
  • caixa de gordura e esgoto longe da área de produção;
  • revestimentos facilmente laváveis;
  • informações completas nos rótulos dos alimentos, mesmo os de produção própria;
  • descarte e armazenamento do lixo, entre outras.

Caso o estabelecimento esteja irregular, você pode enfrentar diversas consequências, como: multa, suspensão do alvará de funcionamento, interdição do local e advertências.

Por isso, leve em consideração essas dicas e faça um armazenamento de comida correto! Assim você evita problemas e ainda mantém a qualidade dos seus produtos, o que é fundamental para um restaurante de sucesso! Confira mais dicas aqui no blog da Neemo.

Powered by Rock Convert

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This