tendências para bares e restaurantes

Um recente estudo realizado pelo Instituto de Food Service Brasil trouxe resultados otimistas para os empresários do meio gastronômico. De acordo com a pesquisa, após um período de crise, se seguirem as principais tendências para restaurantes, os empreendimentos da área faturarão mais a partir de 2018.

Por isso, é importante que os proprietários de estabelecimentos do ramo da gastronomia estejam atentos às novidades do mercado, para que seus negócios possam se destacar e assim conseguir aumentar as vendas e conquistar novos clientes para o seu negócio.

Para que você saiba como implantar diferenciais no seu bar ou restaurante, listamos aquelas que são consideradas as principais tendências para o meio na atualidade. Não deixe de conferir e colocá-las em prática!

1. Evitar o desperdício de alimentos

As pessoas estão cada vez mais engajadas com as causas sociais, como o combate à fome e à desigualdade econômica no mundo. É por isso que evitar o desperdício é uma tendência que pode atrair mais clientes para o seu negócio.

Você pode desenvolver ou adotar uma metodologia de trabalho em que haja zero desperdício de alimentos no preparo dos pratos. Essa questão pode ser divulgada em seus materiais publicitários e canais, como as redes sociais, atraindo as pessoas que lutam por um universo mais humano e em que todos tenham as mesmas condições de consumo.

Além dos alimentos, outras ações que prezam pela sustentabilidade também podem ser colocadas em prática, como as embalagens recicláveis e que não gerem poluição ao meio ambiente.

2. Ter um aplicativo de delivery

A vida moderna fez com que muitas pessoas se acostumassem aos serviços de delivery, pois com as rotinas corridas e tendo que conciliar tarefas de trabalho com questões pessoais, fica difícil tirar tempo para ir a um restaurante durante a semana, por exemplo.

Isso não quer dizer que esse público não tenha interesse em ter novas experiências gastronômicas. Dessa forma, os serviços de telentrega, por meio de aplicativos para celulares, são a solução encontrada para que isso possa ser feito sem que se tenha a necessidade de os clientes se deslocarem até os restaurantes ou bares.

Assim, você pode investir em um aplicativo próprio e oferecer aos clientes a possibilidade de fazerem pedidos online, com a entrega sendo realizada de forma rápida e prática no local solicitado.

3. Apostar no uso de ferramentas tecnológicas

O mundo está envolto a novas tecnologias e quem não se adaptar a elas será passado para trás. Por isso, para que o seu bar ou restaurante se destaque, precisa se modernizar e apostar no uso de ferramentas tecnológicas, tanto nas questões administrativas como no relacionamento com os clientes.

Um exemplo dessas ferramentas é o cardápio eletrônico, muito mais prático e fácil de usar do que os cardápios impressos, que geram custo de reimpressão sempre que uma informação, como o preço, precisa ser modificada.

Além disso, o armazenamento de dados em nuvem, os softwares para gestão administrativa, programas de controle de estoque, entre outras soluções tecnológicas podem fazer toda a diferença para garantir o sucesso de seu restaurante.

4. Focar em nichos de mercado

Com base em estudos e feedbacks recebidos do seu público, convém avaliar a oportunidade de focar em determinados nichos de mercado, segmentando o público do seu restaurante, porém gerando clientes mais fidelizados e que consumam com frequência em seu estabelecimento.

O universo fitness, por exemplo, é uma tendência de mercado forte nos últimos anos, tendo em vista a grande quantidade de pessoas que preza por um corpo bonito e saudável, tendo como base para isso uma dieta equilibrada e composta de alimentos orgânicos, naturais e com baixo consumo calórico.

Outro segmento que está em alta são os alimentos e bebidas artesanais, como as cervejas fermentadas de forma caseira, que têm um público muito fiel e que sempre busca novas opções desse tipo de produto para consumir.

Além dessas opções, convém ficar de olho no mercado, pois cada localidade ou região de atuação pode ter nichos específicos e que possam ser uma grande oportunidade de investimento para o seu negócio.

5. Utilizar recursos de realidade aumentada

Uma das maiores tendências atualmente, a realidade aumentada proporciona, por meio de recursos tecnológicos, que as pessoas tenham experiências que vão além daquelas que podem ser tidas nos ambientes físicos. Desse modo, os restaurantes e bares podem utilizar esse recurso para proporcionar a imersão dos clientes com a marca, proporcionando um maior engajamento com o estabelecimento.

Nas embalagens dos pratos podem ser incluídos QR Codes, que quando lidos pelos smartphones ou tablets direcionam o leitor para conteúdos diversos, como o site do restaurante, vídeos que mostrem o preparo dos alimentos, entre outros, de acordo com as estratégias do estabelecimento.

6. Fazer interações via redes sociais

Grande parte das trocas pessoais e sociais, na atualidade, acontecem nos ambientes digitais, em redes como o Facebook, o Instagram, o Twitter, entre outros. Dessa forma, fazer a interação com clientes por meio desses canais é algo que pode ser estimulado pelos restaurantes.

Para se dar bem nessas mídias pode-se fazer posts divertidos e que gerem engajamento, como promoções, campanhas de fidelização de clientes, entre outras modalidades de publicações que podem estreitar as relações entre negócio e consumidor.

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7. Desenvolver a prática do restaurante em movimento

O restaurante em movimento, também chamado de restaurante itinerante, é considerado como uma evolução dos food trucks, que estiveram em alta em anos anteriores.

Essa prática consiste na ideia de os chefs viajarem por diferentes cidades e localidades, firmando parcerias com outros estabelecimentos, levando a sua especialidade para cidades e estados que vão além do espaço físico de seu estabelecimento.

Gostou de saber as principais tendências para restaurantes e bares? Que tal então colocar todas elas em prática no seu negócio e assim aumentar a sua lucratividade e manter o seu negócio sempre moderno e seguindo aquilo que está em alta no momento?

Para começar, você pode compartilhar este post em suas redes sociais. Assim os seus amigos e clientes verão que você está em busca de novidades e já se prepararão para os lançamentos que vêm por aí.

 

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