
Divulgar um restaurante para atrair e reter clientes é uma tarefa árdua para muitos donos de empreendimentos do setor alimentício. Para que esse trabalho seja realizado de maneira eficaz, é necessário um planejamento correto e estratégias comerciais. Clientes apresentam gostos específicos e analisar corretamente o perfil do seu público-alvo é fundamental para desenvolver o marketing para pizzaria!
Você tem uma pizzaria e acha difícil atrair e reter clientes? Não se preocupe, estamos aqui para ajudar! Nós desenvolvemos este texto para dar dicas de como divulgar o seu negócio da maneira certa. Então, fique atento e confira o conteúdo completo!
Marketing para pizzaria: qual a importância de desenvolver estratégias?
Gerar visibilidade para um restaurante é o objetivo de muitos empreendedores que investem no setor de alimentação. Nesse contexto, a internet exerce um papel fundamental para aumentar a competitividade de mercado. Assim, para investir em marketing para pizzaria, é necessário desenvolver um bom diferencial para atrair e reter clientes.
Além disso, criar ações estratégicas de marketing ajuda você a agregar valor à sua marca e aumentar as vendas de maneira exponencial. Isso é uma ótima maneira de você se destacar entre seus concorrentes. Quem atua nesse segmento e obtém sucesso sabe a importância de desenvolver estratégias específicas para divulgar o restaurante.
Não é porque a pizza é um dos pratos prediletos de muitas pessoas que não é necessário investir em divulgação. Trata-se de um mercado presente em todas as classes sociais, e você pode lucrar bastante em função disso.
Mas, para desenvolver estratégias eficazeds, primeiro é importantíssimo ter um planejamento que desenvolva a sua divulgação com criatividade e a tecnologia certa. Nós estamos na era digital e você não pode deixar passar a chance de utilizar a tecnologia a favor da sua pizzaria.
4 ótimas dicas de marketing para pizzaria
Confira abaixo nossas dicas de marketing para pizzaria! Leia!
1. Crie promoções criativas
Promoções criativas podem ser aquelas que aproveitam as estações do ano, datas especiais e feriados para oferecer algo. Qualquer época ou data comemorativa é válida para desenvolver esse tipo de estratégia para a sua pizzaria. Assim, você não vai apenas apenas atrair novos clientes para o restaurante, mas também aumentar o ticket médio de consumo.
Além disso, essas promoções são uma ótima maneira de dar “recompensas” a clientes fiéis, para que eles continuem frequentando a pizzaria e sejam fidelizados. Desenvolva, por exemplo, promoções especiais para os que mais gostam das suas pizzas. Isso pode acontecer por meio de um cartão fidelidade. Dessa forma, você vai demonstrar que eles são mais que especiais para o seu negócio.
2. Aproxime-se do cliente
Cadastrar os clientes e usar o contato deles para promover a sua pizzaria é uma ótima estratégia. Assim, você conhecerá melhor o perfil de cada consumidor, podendo traçar o seu público-alvo. Nessa estratégia, é possível enviar mensagens de WhatsApp, SMS ou e-mail com novidades frescas e promoções. Entretanto, faça isso apenas com a autorização deles.
Você pode entrar em contato com os clientes que comeram no restaurante apenas uma vez para buscar feedbacks. Assim, é possível dizer que o seu estabelecimento sempre procura novas formas de atendimento, cada vez melhores.
Quando for realizar essa estratégia, é fundamental ser cordial e nunca retrucar o cliente, agradecendo as críticas e elogios que receber. Sempre que possível, ofereça um desconto para a próxima vez na sua pizzaria.
3. Ofereça descontos
Aproveitando a dica anterior, oferecer descontos por meio de cupons é uma excelente dica para impulsionar as vendas, mas quando utilizados da maneira correta. Desenvolver uma boa estratégia de cupons exige que você faça pesquisas para identificar e localizar os fatores que chamam atenção na sua pizzaria. Dessa maneira, é possível atrair potenciais clientes e retê-los.
Nessa estratégia dos cupons de desconto, vale oferecer pizzas “grátis”, coberturas extras ou bordas recheadas. Valerá a sua criatividade e poder de observação para identificar o que atrai mais clientes.
Caso o seu objetivo seja testar diretamente o mercado, é possível imprimir cupons de diferentes tipos para que, em seguida, você avalie qual obteve um melhor resultado. Outra dica é oferecer os cupons junto aos sites e marcas parceiras. Assim, é possível atrair o público e fechar parcerias benéficas para o futuro.
4. Use tráfego pago
Ter uma presença ativa nas redes sociais e no Google, por meio do tráfego pago, é uma estratégia bem consistente de marketing para pizzaria. Isso acontece porque esses canais de divulgação são os mais importantes da atualidade, independentemente do porte ou região onde está localizada a sua pizzaria.
Ao utilizar esses canais, é possível promover todo o material de comunicação do restaurante, como folders, cardápios e promoções. Entretanto, lembre-se de produzir e divulgar conteúdos que sejam relevantes para os seus clientes e seguidores para estimular o engajamento entre os usuários da rede social.
Você deve responder a todos os comentários dos usuários com profissionalismo e ética, sejam eles positivos ou negativos. Não se esqueça de divulgar curiosidade e conteúdos informativos, além de incluir pesquisas que estimulem a interação entre clientes para aumentar o engajamento.
Quais são os melhores canais de marketing para pizzaria?
Confira, abaixo, os melhores canais para divulgar a sua pizzaria!
Redes sociais
Não é necessário estar em todas as redes sociais, mas é importante realizar uma pesquisa para compreender onde seus clientes costumam navegar. Seja no Facebook, seja no Instagram ou Twitter, o importante é avaliar a melhor rede para você de acordo com o seu público.
Site
Apesar da utilização das redes sociais estar em alta, investir em uma página para a sua pizzaria é fundamental para quem deseja ser encontrado na internet. Invista em um site funcional e responsivo, com a organização certa das principais informações referentes ao seu cardápio, contato, localização e horário de abertura.
WhatsApp Business
O WhatsApp Business permite uma interação direta com a clientela, além de fornecer todas as informações necessárias para encontrar a sua pizzaria. Também é possível enviar promoções e cupons por meio desse canal para otimizar a sua divulgação.
Google Meu Negócio
Ter um perfil no Google e ser bem classificado é fundamental para qualquer empresa. O Google exibe o perfil do seu restaurante baseando-se nos termos das pesquisas dos usuários e fazendo que ele apareça também no Google Maps.
Aplicativo de delivery próprio
Diversos restaurantes que oferecem delivery têm investido em aplicativos próprios para gerar proximidade com os clientes e disponibilizar um serviço personalizado. Por meio de um aplicativo desse, você pode divulgar o cardápio da sua pizzaria, mostrar a localização da entrega em tempo real e gerar mapas da localização dos seus clientes.
Você acabou de aprender nossas 4 dicas sobre marketing para pizzaria, além de ter lido sobre os principais canais de divulgação pela internet. Não se esqueça de caprichar no cardápio para que seus clientes retornem e sempre saiam da sua pizzaria satisfeitos!
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