Descubra como fazer um planejamento de cardápio para o seu restaurante

Em um negócio, é essencial realizar o planejamento de cardápio de forma adequada. Dessa forma, você tem a oportunidade de garantir que o que é servido em seu negócio realmente atende às necessidades de seu público, bem como contribui para que você selecione pratos com ingredientes em comum que permitam o bom aproveitamento de todo o alimento adquirido e evitar desperdício.

Porém, fazer esse planejamento de cardápio, muitas vezes, é um desafio para o gestor do restaurante. Por essa razão, elaboramos este conteúdo para que você entenda e tire suas dúvidas sobre quais são as principais dicas que podem ser adotadas e que possibilitarão essa prática de forma adequada.

Continue a leitura e saiba mais!

1. Faça uma análise do tipo de restaurante que é o seu

Antes de mais nada, é importante fazer uma análise sobre o tipo de restaurante que é o seu. Isso permite que você faça uma avaliação sobre o que é preciso constar no cardápio e quais são aqueles pratos indispensáveis. É preciso levar em consideração que o tipo de restaurante se difere do modelo de negócios. Enquanto o segundo vai muito mais da forma como você cria e entrega valor ao seu cliente, o primeiro se refere ao que será servido mais especificamente.

Entenda: um restaurante de comida chinesa terá técnicas de vendas e de divulgação diferentes de um restaurante vegano, por exemplo. No entanto, em ambos os casos é preciso considerar o cardápio como uma etapa estratégica da elaboração do plano de negócios.

Nesse sentido, antes de você abrir um negócio como esse, é preciso considerar o local onde será o restaurante, como é a concorrência, quais são os campeões de vendas em outros estabelecimentos, entre outros pontos que vão auxiliar de modo direto na elaboração do cardápio.

2. Entenda o seu público-alvo

Esse é um ponto fundamental para diferentes estratégias de um restaurante. A partir do momento que você entende todos os detalhes do seu público, há a possibilidade de elaborar uma estratégia de marketing mais eficiente, de garantir que os canais utilizados realmente sejam aqueles onde seu público está, bem como permitir que o tom e voz utilizados criem conexão e relacionamento com a sua audiência.

Para a elaboração do cardápio, não é diferente. Para que ele seja planejado levando em consideração as particularidades de seus clientes, é importante pesquisar bastante sobre as pessoas que possivelmente vão frequentar o seu espaço. Criar enquetes nas redes sociais é um exemplo de como isso pode ser feito.

Quando o empreendimento já estiver em funcionamento, não pense que o cardápio é algo que não se pode mexer. Muito pelo contrário! Quando você analisa na prática o que tem dado certo e o que não está garantindo boas vendas, existe a chance de fazer alterações visando o aumento das vendas e da lucratividade.

3. Faça o cálculo dos custos

O cálculo dos custos é uma etapa importante etapa do planejamento de cardápio por dois motivos específicos: você vai entender quanto será o gasto médio do restaurante relacionado aos insumos gastos e também é a informação que vai guiar na precificação dos produtos.

Inclusive, a precificação é um outro desafio enfrentado por boa parte dos gestores de um restaurante. Há o receio de não cobrar um valor justo pela qualidade dos pratos e, ao mesmo tempo, não há o desejo de ter um preço muito acima do mercado para não espantar a clientela.

Por essa razão, é importante elaborar a ficha técnica de cada prato oferecido no cardápio, contendo o valor do ingrediente utilizado e que seja proporcional àquela receita, o valor do insumo também proporcional, bem como o nome do fornecedor.

Isso contribuirá para que a precificação seja adequada e levando em consideração a margem de lucro necessária. Nessa etapa, você ainda pode fazer uma pesquisa de mercado para entender qual é o valor médio cobrado pelos principais concorrentes, de modo que você cobre um valor justo e de acordo com outros estabelecimentos.

4. Pense em cardápio atrativo

Um dos principais objetivos de um restaurante é vender bem, correto? Para isso, um dos diferenciais que você pode apostar é pensar em um cardápio atrativo que desperte a vontade e a curiosidade de sua audiência.

Quando mencionamos sobre a necessidade de ter um cardápio chamativo, não estamos nos referindo apenas em contar com pratos deliciosos e inovadores. Mas, também, no próprio design do material e nas fotos que estarão presentes.

Principalmente para quem trabalha com delivery, a versão digital do cardápio é o que vai atrair a atenção do cliente para fazer um pedido e se interessar pelo produto. Portanto, algumas dicas podem ser adotadas, como:

  • conte com fotos chamativas e que expressem a qualidade dos pratos que são oferecidos em seu restaurante;
  • destaque os itens de maior valor para que o cliente tenha mais informações sobre um prato que é mais sofisticado ou que leve ingredientes que naturalmente custam mais;
  • escolha bem as cores e não deixe de associá-las à identidade visual de seu cardápio;
  • aposte na modernidade de seu cardápio, entre outros.

5. Conheça a engenharia de cardápio

Na gestão de um negócio, existem diferentes técnicas que contribuem tanto para o aumento das vendas quanto para conquistar mais lucratividade. A engenharia de cardápio é uma delas. Foi criada por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e se refere a um conjunto de práticas que justamente visam aumentar o lucro do negócio por meio de um cardápio que seja realmente atrativo para a sua clientela.

Entre os conceitos trazidos nessa técnica está a diagramação, bem como a separação dos itens por categorias. Entre elas, você pode contar com entradas, aperitivos, pratos principais, sobremesas, bebidas etc. Isso possibilita uma melhor organização ao mesmo tempo que transmite mais credibilidade para o seu público.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o que é o planejamento de cardápio e quais são as melhores práticas que podem ser implementadas. Como vimos ao longo do material, contar com esse passo a passo possibilitará um melhor entendimento sobre o que deve ser servido no negócio, bem como vai permitir que as pessoas possam se interessar mais pelos seus produtos.

Se você gostou do conteúdo e também deseja entender sobre um guia completo para utilizar a plataforma de delivery em seu restaurante, é só continuar no blog e tirar suas dúvidas!

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