Descubra como divulgar seu restaurante no tiktok

As redes sociais são ferramentas importantes de divulgação para estabelecimentos comerciais — restaurantes, cantinas e lanchonetes, tanto os locais quanto os que operam de forma online. Algumas delas, como o TikTok, permitem que pequenos empresários e profissionais de marketing cheguem a um grande número de pessoas em potencial de forma rápida e eficaz. 

Por esse motivo, hoje traremos diversas dicas interessantes para ajudar você a propagar seu restaurante no TikTok de maneira eficiente. Como você vai ler no decorrer de nosso artigo, as redes sociais oferecem a oportunidade de criar relacionamentos duradouros com seus clientes, o que pode resultar em mais negócios no futuro.

Confira as 5 principais estratégias (na forma de dicas) que vão ajudar muito aos proprietários e profissionais a entender melhor como promover um restaurante no TikTok. Interessante, não é mesmo? Então, acompanhe o nosso post de hoje até o final!

1. Faça seu restaurante relevante para seu público no TikTok!

O primeiro passo é criar um perfil para o seu restaurante no TikTok, se o seu estabelecimento ainda não o tiver. Assim como nas outras redes sociais, você precisa começar a seguir algumas pessoas que trabalham na área de gastronomia ou que possam ter interesse no tipo de comida servida em seu estabelecimento. 

Nunca caia na tentação de usar meios escusos para conseguir mais seguidores e de maneira rápida: você jogará seu dinheiro fora, pois audiência boa é aquela formada organicamente, aos poucos. É a própria audiência que vai definir a sua relevância para a rede social e melhorar seu impacto e capacidade de propagação.

Sempre poste os conteúdos do restaurante na página do estabelecimento e esqueça a divulgação em seu perfil pessoal, pois isso pode não ser muito bem-visto pelos consumidores na maioria dos casos, passando uma imagem menos profissional do seu negócio do que deveria. Veremos mais adiante quais os tipos de postagens queremos para nossa página.

Outra questão introdutória e que pode interferir na relevância da página de seu restaurante no TikTok: o tempo todo, essa rede social está em constante evolução e mudança. Portanto, é importantíssimo que estejamos atentos às tendências do momento para poder produzir conteúdos cada vez mais relevantes para seus consumidores (e agora seguidores, também). 

Para isso, é importante ficar de olho, por exemplo, nas hashtags mais populares e nos trending topics. Além disso, é importante explorar os recursos da plataforma para conhecer as mais novas ferramentas disponíveis e aproveitá-las ao seu favor.

2. Crie conteúdos originais

Uma das principais estratégias para conquistar novos seguidores é oferecer um conteúdo de qualidade, que seja relevante para o público-alvo do restaurante. Para isso, você pode fazer posts sobre as novidades da casa, os pratos mais pedidos pelos clientes, dicas de culinária, entre outros. 

Os usuários da rede social são extremamente exigentes quando o assunto é originalidade — afinal, ninguém quer ver o mesmo tipo de conteúdo repetido vezes sem conta. Por isso, invista em criatividade na hora de produzir seus vídeos: experimente novos formatos e aborde os temas de maneira inovadora para chamar a atenção dos internautas. Evite o mais fácil, pois ele dificilmente vai funcionar.

Outra opção interessante é realizar transmissões ao vivo mostrando a preparação de alguns pratos. Além disso, é importante utilizar as hashtags adequadas para que seu conteúdo possa ser encontrado pelo público que realmente tem interesse no assunto. Uma boa dica é pesquisar as hashtags mais populares do TikTok e usá-las de acordo com o contexto da publicação.

3. Realize parcerias com influenciadores digitais locais

Caso você não conte com algum amigo influenciador de alcance nacional para ajudar nessa missão, você pode procurar por micro-influencers, que também costumam ter um bom engajamento com os seus atuais followers. Eles têm canais menores, facilitando a sua aproximação. Você pode oferecer descontos para que eles elaborem posts promovendo o seu restaurante no TikTok de alguma maneira criativa.

Além disso, você também pode enviar pratos para eles experimentarem e darem a sua opinião sobre o seu cardápio, caso seu estabelecimento funcione online.

4. Promova concursos e sorteios entre os seguidores

Os concursos e sorteios são uma ótima maneira de aumentar o engajamento da sua marca no TikTok. Eles também podem ajudar você a ganhar seguidores rapidamente, pois as pessoas tendem a compartilhar seus resultados com os amigos. Você pode oferecer prêmios relacionados aos seus produtos (comidas típicas, vouchers para refeições ou qualquer coisa que você julgue chamar a atenção da maioria de seus clientes).

Isso faz com que se crie uma cadeia de engajamento orgânico, importantíssimo para a maior propagação possível dos conteúdos do seu negócio nessa rede social de vídeos curtos.

5. Invista em anúncios patrocinados

Os anúncios patrocinados são importantes porque permitem que as empresas criem um awareness sobre sua marca, aumentem o engajamento com seus clientes e possam alcançar um público mais amplo. 

Awareness é o primeiro passo para criar uma relação com um cliente em potencial. É importante que as pessoas estejam conscientes da sua marca e do que ela representa antes de serem abordadas com mensagens publicitárias específicas. A falta de awareness pode levar a um desperdício de tempo e dinheiro à medida que as campanhas são ignoradas pelos destinatários.

Além disso, esses anúncios ajudam os restaurantes a melhorar seu desempenho nas buscas orgânicas, uma vez que podem influenciar positivamente o ranking das palavras-chave usadas na página do estabelecimento.

Como vimos, são muitos os benefícios de divulgar um restaurante no TikTok. Usar esse recurso facilita muito para que seu estabelecimento seja eventualmente lembrado por seu cliente durante seu acesso à rede social em seu tempo livre. Essas redes permitem que os estabelecimentos comerciais se conectem diretamente com o seu público-alvo, aumentando, assim, as chances de gerar novas oportunidades para ambos.

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