Fique por dentro de 7 tendências do delivery para 2023 – Blog da Neemo

Com o aumento da demanda por entregas de alimentos e outros produtos, impulsionados pela pandemia e necessidade de isolamento social, o mercado de delivery teve um crescimento exponencial nos últimos anos. É importante ficar atento às tendências do setor para se manter competitivo e garantir que o seu negócio esteja preparado para atender às expectativas dos consumidores.

Neste artigo, vamos explorar as principais tendências de delivery para 2023 e o que você precisa saber para implementá-las no seu negócio. Desde a ampliação da oferta para incluir outros produtos além de alimentos, até a adoção de práticas sustentáveis e opções de pagamento sem contato, não perca a oportunidade de se atualizar e se preparar para o futuro do mercado de delivery. Confira!

1. Delivery de Tudo

O delivery de tudo é uma tendência crescente, que consiste na entrega de uma ampla gama de produtos além de alimentos. Mesmo após a retomada das atividades e fim do isolamento social, devido a comodidade e facilidade de acesso a apps de delivery, os consumidores estão procurando opções para entrega de produtos como medicamentos, produtos de limpeza, entre outros.  

Isso faz do delivery de tudo uma oportunidade para as empresas oferecerem aos seus clientes uma conveniência ainda maior, já que eles não precisam sair de casa para fazer compras de diversos tipos de produtos. Além disso, é uma maneira de ampliar o alcance do negócio, atingindo um público cada vez mais amplo e diversificado.

2. Comfort Food

Comfort food é uma alimentação que causa conforto psicológico, despertando emoções por meio de sabores, texturas, cores, formatos e aromas. A cozinha afetiva se tornou uma tendência porque, durante a pandemia, muitas pessoas usaram a comida como uma forma de se sentir confortáveis e de aliviar o estresse e a solidão provocados pelo isolamento social. 

Para implementar a modalidade comfort food, é importante conhecer bem o público e ter dados confiáveis sobre suas preferências. Algumas opções para seguir esse conceito são: culinária regional, comidas e produtos caseiros, marmitas caseiras e cafés da manhã.

3. Pagamento Sem Contato

Com a pandemia de COVID-19, a preocupação com a higiene e a saúde tornou-se ainda maior. O pagamento sem contato é uma forma de realizar transações financeiras sem ter contato físico com a pessoa ou dispositivo que recebe o dinheiro. 

Para isso, você pode utilizar tecnologias como NFC, E-wallets, PIX, links de pagamento e QR Code para facilitar o processo de pagamento.

Os cartões com NFC permitem o pagamento ao aproximar o cartão na máquina ou terminal, enquanto as carteiras digitais, como o Apple Pay e o PicPay, usam o NFC no celular para realizar as transações. O PIX é uma ferramenta de pagamento instantâneo gratuita que funciona como uma transferência bancária. 

Já os links de pagamento e QR Code são uma forma prática e rápida de pagamento que podem ser criados e enviados a qualquer pessoa pelas redes sociais. Também podem ser impressos e levados na entrega para que o cliente escaneie com o smartphone.

4. Aproveitamento dos insumos em sua totalidade

O futuro do mercado gastronômico aponta para a adoção de práticas mais sustentáveis e inteligentes. Um dos termos que tem se destacado nesse sentido é o de “restaurante inteligente”. Neste tipo de estabelecimento, a preocupação com a sustentabilidade é uma das prioridades, incluindo também a redução de custos e o aproveitamento eficiente dos insumos.

O foco do menu desse tipo de restaurante é a utilização integral de cada ingrediente, visando aproveitar todo o seu potencial. Isso envolve uma mudança de perspectiva na criação de receitas, desde a ficha técnica até o prato final. Com essa abordagem, a ideia é que essa solução possa ser aplicada em diferentes tipos de gastronomia.

5. Plant-based

A procura por opções veganas tem aumentado, e as empresas de delivery estão respondendo a essa tendência, oferecendo pratos baseados em plantas para atender à demanda dos consumidores que buscam por alimentos saudáveis e sustentáveis

Além disso, muitos restaurantes estão investindo em receitas tradicionais, como hambúrgueres e feijoada, com alternativas de produtos que servem como alternativa a ingredientes de origem vegetal, como cogumelos, feijão, grãos e outros, para oferecer aos consumidores opções variadas e saborosas.

6. Dark Kitchen

Dark Kitchen é um modelo de negócio gastronômico que funciona apenas com delivery, ou seja, não há instalações para refeição no local como mesas e cadeiras. É composto basicamente por uma cozinha projetada para produzir comida de forma eficiente e rápida para atender a demanda que recebe por meio de aplicativos de delivery. 

As Dark Kitchens tendem a ocupar espaços pequenos e usar técnicas avançadas de preparação de alimentos, além de buscar otimização baseada em dados para maximizar receitas e expandir o alcance digital.  

A pandemia da COVID-19 também contribuiu para o aumento do sucesso das dark kitchens, com muitos negócios tendo que se adaptar para atender à demanda crescente pelo delivery de comida.

7. Embalagens sustentáveis

Essas embalagens são fabricadas com materiais renováveis e têm um impacto mínimo no meio ambiente após o descarte. Hoje em dia, existem muitas opções de materiais sustentáveis para embalar seus produtos, incluindo papel reciclado, fibra de coco, fécula de mandioca e milho.

Além de reduzir o impacto ambiental, o uso dessas embalagens contribui para que sua empresa se torne uma referência em termos de sustentabilidade. Para isso, além da aquisição de materiais renováveis, é importante investir em personalização, e informar ao cliente que ele está comprando com uma empresa que se preocupa com o meio ambiente.

Como vimos, em 2023, o mercado de delivery continuará evoluindo e trazendo novas tendências. O bom atendimento ao cliente será cada vez mais valorizado, com opções de entrega mais rápidas e personalizadas. 

Além disso, a sustentabilidade ganhará cada vez mais importância, com a popularização de embalagens biodegradáveis e a redução do desperdício de comida. É fundamental investir em tecnologia para melhorar a eficiência do processo de entrega, como aplicativos de delivery, sistemas de gerenciamento de pedidos e pagamentos online.

Esperamos que você tenha gostado deste post sobre as tendências de delivery em 2023. Compartilhe conosco sua opinião nos comentários abaixo. Ficaremos felizes em ler e responder suas dúvidas e sugestões.

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This