Vejas as melhores dicas para melhorar o seu atendimento delivery
restaurantes delivery

Especialmente durante a pandemia, pedir comida em casa tornou-se um hábito muito comum para pessoas que estão sem tempo ou preferem evitar o deslocamento até o restaurante. Por isso, surgiu a necessidade de começar ou melhorar o atendimento delivery. 

No post a seguir, confira o que você pode fazer para melhorar esse processo. Além disso, saiba por que ter um software especializado é tão importante! 

Atendimento delivery: o que fazer para torná-lo ainda melhor? 

Pode até parecer simples, mas atender bem o cliente é uma estratégia que exige comprometimento. Ou seja, não basta apenas anotar o pedido e solicitar a entrega. É necessário fazer uma boa gestão de todo o processo e proporcionar um atendimento de excelência, que leve à satisfação do consumidor, sua fidelização e, consequentemente, ao aumento dos lucros. 

Sendo assim, é preciso ir além de um cardápio com pratos saborosos e otimizar os negócios. A seguir, confira algumas dicas e veja como melhorar o atendimento de seu serviço delivery! 

Tenha uma plataforma multicanal de delivery 

Infelizmente, realizar o atendimento apenas por meio do telefone não é uma estratégia que trará benefícios para o seu restaurante. Afinal, vivemos um momento em que a tecnologia é muito usada. Por isso, você precisa de ferramentas indispensáveis para melhorar o relacionamento com os clientes. 

Dessa forma, é importante usar diferentes locais de atendimento, como: 

Aliás, integrá-los em uma única plataforma também é uma excelente forma de ter o controle dos pedidos, otimizar tempo e reduzir custos. 

Invista em melhorias 

Não é interessante ter uma excelente plataforma de atendimento, se a entrega da comida deixa a desejar. Nesse mercado, cada vez mais competitivo, é importante analisar quais são os pontos a serem melhorados dentro do seu restaurante para não ficar para trás. 

Em outras palavras, investir em melhorias é uma estratégia constante, que exige dedicação e monitoramento por parte de toda equipe.  

Além disso, existe uma série de fatores que precisam atender um padrão de qualidade para que o cliente queira voltar, tais quais: 

  • pontualidade e agilidade da entrega; 
  • cardápio variado; 
  • boa comida; 
  • cuidado na entrega;
  • sistema de atendimento eficiente; 
  • colaboradores qualificados; 
  • local de trabalho adequado. 

Por isso, se for necessário, faça uma avaliação mensal, identifique erros e proponha mudanças, ainda que demandem investimento, para melhorar sempre o seu restaurante. 

Peça feedback para seus clientes 

A única maneira de melhorar o atendimento delivery é sabendo o que os clientes acham dele. Afinal, são essas pessoas que usufruem do seu serviço.  

Para isso, é preciso apurar os dados. Nesse caso, recomendamos que você crie um questionário em suas redes sociais ou WhatsApp, para que os consumidores avaliem o atendimento. Criar uma ferramenta de avaliação em seu aplicativo também é outra solução. 

Mantenha os dados atualizados 

Está chegando o Natal e você quer comunicar aos clientes, por e-mail marketing, que venderá uma ceia completa por delivery? Então, você precisa ter os dados de contato dessas pessoas atualizados. 

Sendo assim, procure manter a sua base sempre em dia. Para isso, você pode entrar em contato por e-mail e telefone, mandar um aviso pedindo que a pessoa atualize seus dados ou que faça cadastro em seu aplicativo. Nesse caso, você pode criar um folder para divulgar a sua própria plataforma no restaurante físico e em outras ações de marketing. Assim, seus clientes podem encontrar você no digital.

Desenvolva estratégias de relacionamento 

Manter um bom relacionamento com o seu cliente permite que ele volte a fazer novos pedidos com você. Embora pareça uma tarefa fácil, cada vez mais restaurantes estão enfrentando problemas que são relativos à comunicação. 

Mais do que uma conversa cordial, o consumidor busca por um atendimento que passe confiança, educação e simpatia. Desse modo, humanizar a forma de atender é uma das alternativas mais interessantes para quem busca novas estratégias de satisfazer o cliente. 

Treine os seus funcionários 

Por trás de um bom atendimento sempre existe um funcionário capacitado. Dessa forma, se a demanda aumentou em seu restaurante é o momento de contratar novos colaboradores.  

Contudo, essa é uma decisão que não depende apenas de um bom currículo. Além dele, também é importante escolher candidatos dispostos a aprender e a oferecer um atendimento de excelência ao seu cliente.  

Já para os colaboradores mais antigos, a melhor dica é investir em treinamentos, a fim de capacitá-los constantemente. Nesse caso, você pode ensinar o uso de novas ferramentas e mostrar como é o novo consumidor. 

Outro ponto fundamental, que pode interferir na experiência do cliente de forma negativa ou positiva é a entrega.  

Ou seja, se o seu restaurante conta com este tipo de funcionário, também é importante que essa pessoa seja capacitada para seguir o padrão de atendimento que você espera. 

Preze pela qualidade 

Além de um bom atendimento, prezar pela qualidade também faz diferença no atendimento delivery. Afinal, diante de tanta concorrência, os produtos que você vende são grandes responsáveis por assegurar a fidelização do cliente.  

Sendo assim, é importante manter o padrão seguido pelo restaurante físico, também no delivery. Nesse caso, algumas boas práticas são embalar a comida corretamente, para manter a temperatura adequada, além de cuidar para que nada derrame e interfira no sabor dos outros alimentos. 

Como um software especializado pode ajudar o atendimento delivery? 

Segundo a CNN, o atendimento por delivery aumentou 66% na América Latina em 2020 e, até 2023, a previsão é de que esse tipo de compra gere R$ 307 bilhões. 

Dessa forma, é importante prestar um bom atendimento. Para isso, uma das melhores soluções é contar com a sua própria plataforma de delivery.  

Enquanto existe uma grande concorrência em tantos aplicativos de delivery, ter o seu próprio canal é uma forma de realizar um bom atendimento para os clientes, transmitindo informações relevantes, promovendo uma compra segura e garantindo a fidelização. 

Para isso, você pode contar com a ajuda da Neemo. Com o Delivery App, você conta com um site com seu próprio domínio ou pode integrar um, caso você já tenha. 

Além disso, você pode continuar atuando em outros marketplaces, além de ter total controle sobre o gerenciamento do seu delivery, podendo: 

  • fazer o cardápio como quiser; 
  • colocar complementos e fotos; 
  • informar sobre a disponibilidade de cada item; 
  • gerenciar suas entregas e áreas de atuação; 
  • habilitar pagamento online; 
  • definir as taxas de entrega. 

O atendimento delivery aumentou bastante, especialmente no período de pandemia. Por isso, é importante descobrir algumas maneiras de melhorar a sua atuação, a fim de conseguir mais vantagens para seus negócios. Afinal, não basta ter uma comida boa, é necessário aliar outros fatores, como o seu próprio aplicativo. Assim, poderá aproveitar o melhor do delivery. 

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