atrair clientes para seu restaurante

Para atrair clientes para seu restaurante e aumentar a lucratividade do negócio, é fundamental que você adote algumas estratégias importantes para o estabelecimento. É necessário que as pessoas se sintam convidadas a irem até o local e também que retornem em outras oportunidades. Para isso, no entanto, o investimento em marketing e no bom atendimento é essencial.

A ideia é que você chame novas pessoas ao seu estabelecimento e também atraia aqueles que já foram até o restaurante, mas que por qualquer motivo não retornaram até o local.

Pensando em ajudá-lo a desenvolver novas estratégias para o seu negócio, nós elaboramos uma lista com 7 dicas de como atrair clientes para restaurantes. Siga conosco e confira agora mesmo!

1. Tenha uma presença on-line

A internet e o ciberespaço se tornaram um dos locais em que mais há trocas humanas nos tempos modernos. É por isso que os restaurantes precisam estar presentes nos meios on-line, tendo, por exemplo, um site responsivo.

Para que isso ocorra é necessário investir pesado nas redes sociais. O Facebook e o Instagram, por exemplo, são excelentes meios para que você possa desenvolver posts para divulgar os seus produtos e criar um relacionamento com os seus clientes.

É possível utilizar as redes sociais para conhecer a visão que as pessoas têm do seu restaurante, por meio de notas deixadas, criar promoções como sorteios de lanches ou pratos, buscar a interatividade com publicações etc.

Vale ressaltar que essas redes também disponibilizam a possibilidade de criar anúncios pagos, de modo que mais pessoas poderão ser impactadas com as suas mensagens. E, o melhor de tudo isso, é que o público escolhido pode ser nichado, ou seja, atingir o perfil de pessoas que você desejar, por meio de informações sociais ou geográficas.

2. Crie programas de fidelidade para atrair clientes para seu restaurante

Para que as pessoas que visitam o seu restaurante retornem ao local em outras oportunidades, criar programas de fidelidade é fundamental, ou seja, devem-se desenvolver ações para que as pessoas se sintam motivadas a voltarem ao estabelecimento.

Os programas de fidelidade são diversos e podem ser desenvolvidos de maneira criativa. É possível, por exemplo, que os clientes ganhem um cartão fidelidade, completado por selos a cada vez que eles forem ao restaurante. Quando completarem a cartela, podem ser dados brindes como um prato do estabelecimento grátis.

Outra ideia interessante é desenvolver programas de fidelidade por meio das redes sociais. Isso é possível, mensurando, por exemplo, as quantidades de check-in que os clientes fazem no Facebook quando vão até o local.

3. Utilize o SMS marketing

O SMS marketing é uma prática muito utilizada pelas empresas de modo geral e que pode ser adaptada para atrair clientes para seu restaurante. Tal ação é muito importante pelo fato de as pessoas estarem sempre com os seus celulares à mão, verificando as mensagens que são enviadas.

Táticas como o marketing de relacionamento podem ser desenvolvidas por meio do SMS marketing. Para isso, no entanto, é relevante que você tenha um cadastro completo de seus clientes, com nome e data de nascimento, por exemplo.

Assim, quando for o dia do aniversário de um cliente, você poderá fazer promoções como dar descontos ou não cobrar o que for consumido, caso ele leve consigo uma quantidade X de pessoas pagantes. Essas promoções podem ser enviadas via SMS, conquistando mais fidelidade.

4. Tenha um aplicativo para restaurantes

A sociedade contemporânea evoluiu, de modo que muitas atividades são feitas pelos smartphones. Exemplo disso é o aplicativo Uber, que gerou polêmica ao ganhar a preferência do consumidor, que prefere usar o app do que chamar um táxi.

O mesmo ocorre nos restaurantes, que podem se cadastrar em aplicativos como o Ifood, Pedidos Já,  Abrafood e outros, fazendo assim entregas na casa dos clientes, que podem solicitar o prato que desejam, com um simples toque na tela do celular. Esse aplicativos são excelentes ferramentas para captação de novos clientes, porém, podem cobrar altas taxas de comissionamento, o que reduz drasticamente a lucratividade do seu negocio.

Uma opção muito utilizada atualmente é o desenvolvimento de um aplicativo próprio, evitando assim o pagamento de comissão para terceiros e aumentando ainda mais a lucratividade do restaurante. Essa solução inclui site e apps personalizados com sua marca e permitem que você mantenha os clientes comprando diretamente com você através de diversos canais na internet.

5. Divulgue o seu negócio em meios de comunicação locais

Embora as mídias sociais e a internet apresentem uma gama grandiosa de formas de divulgação, não se pode abandonar totalmente as mídias tradicionais, como os meios de comunicações locais do seu município.

Por isso, convém, eventualmente, fazer ações nas emissoras de rádio e jornais de sua cidade, pois esses veículos ainda têm grande audiência e podem alcançar um público mais restrito e conservador, que ainda não tenha migrado totalmente para a internet.

Nas rádios, um velho modelo de promoção que ainda converte muito em novos clientes para os restaurantes são os sorteios de pratos. O locutor pode fazer uma charada no ar e a primeira pessoa que ligar para a emissora respondendo corretamente poderá ganhar um brinde, por exemplo.

6. Tenha um espaço kids

Para atrair pais de crianças pequenas que desejam se divertir com os amigos em um bom restaurante, uma ideia interessante é contar com um espaço kids no estabelecimento.

Além de pratos especiais para os pequenos, esse espaço pode ter brinquedos, materiais para atividades educativas como desenho e pintura etc.

E, para que os pais se sintam ainda mais seguros de deixar as crianças no local enquanto se divertem em outro ambiente, convém contratar cuidadores e monitores para ficarem no espaço, pois isso passa confiança e atrairá mais pessoas para o seu restaurante.

7. Ofereça um cardápio diferenciado

Fuja da mesmice! Somente assim você conseguirá atrair bons clientes para o restaurante, pois as pessoas têm sede de novidades. Portanto, oferecer um cardápio diferenciado, com fotos atrativas e opções variadas é importante.

Também é interessante que, periodicamente, sejam lançados novos itens no cardápio, para que as pessoas que já conhecem o seu estabelecimento possam retornar ao local e provar novos sabores.

Agora você já sabe como atrair clientes para restaurante. Pronto para colocar tudo isso em prática? Nós esperamos que sim, pois torcemos por bons resultados para o seu negócio.

Que tal agora compartilhar este artigo em suas redes sociais? Assim os seus clientes saberão que você está sempre de olho em novidades para melhor atendê-los.

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