
Caso a sua resposta tenha sido negativa, não se preocupe. Neste post explicaremos o que é e apresentaremos alguns exemplos de estratégias que você pode desenvolver para aumentar o ticket médio do seu restaurante. Acompanhe!
O que é e qual é a importância de calcular o ticket médio de um restaurante?
De maneira geral, podemos dizer que o ticket médio nada mais é do que o valor médio que cada cliente consome no seu restaurante. Saber esse índice é importante para que você consiga mensurar a lucratividade do estabelecimento e, a partir disso, desenvolver ações para aumentar os seus ganhos.
Além disso, ter conhecimento desse indicador é fundamental para que você possa mensurar a lucratividade do seu negócio — o que permite elevar a sua rentabilidade por meio da identificação de oportunidades que possam atrair mais clientes e potencializar as suas vendas.
Outro ponto de destaque do ticket médio é que ele fornece informações que podem embasar as suas projeções de entradas e saídas, permitindo a adaptação do seu planejamento financeiro à real situação e ao faturamento do seu restaurante.
Esse indicador é importante para que você possa gerenciar as informações financeiras do seu estabelecimento, de modo que tenha processos e dados bem definidos, que permitam elaborar estratégias de crescimento e fidelização de clientes.
Como e com que frequência calcular o ticket médio do restaurante?
O mais indicado é que o ticket médio do seu restaurante seja calculado mensalmente. Para isso, os cálculos são feitos no final de cada mês — pois é nesse período em que há mais volume de informações para embasar as suas mensurações.
O cálculo que precisa ser feito para encontrar o ticket médio é bastante simples: você deve apenas dividir o montante diário em reais ganho no seu restaurante pela quantidade de pessoas que estiveram no local. O resultado dessa divisão será o seu ticket médio diário.
Caso você queira mensurar o ticket médio mensal, basta ter o controle de todos os clientes que estiveram no restaurante durante o período de um mês e fazer o mesmo cálculo do ticket diário — mas com o montante arrecadado nos últimos 30 dias como um dos fatores da divisão.
Quais são as principais estratégias para aumentar o ticket médio do restaurante?
Diversas estratégias podem ser desenvolvidas para você aumentar o ticket médio do restaurante. Geralmente, podem ser colocadas em prática várias ações que façam com que mais pessoas frequentem o estabelecimento.
Listamos algumas dicas de estratégias que você pode desenvolver. Veja!
Faça promoções sazonais
Para que as pessoas frequentem o seu restaurante também em dias de menos movimento — como no início da semana ou em períodos de baixo fluxo na sua cidade —, é possível fazer algumas promoções sazonais como dar descontos, fazer combos especiais, oferecer bebidas grátis etc.
Ajuste seu cardápio
Um cardápio bem planejado é uma excelente ferramenta para vender mais e aumentar o ticket médio do restaurante. Coloque itens em destaque para incentivar o seu cliente a comprar mais, ofereça sobremesas, bebidas ou complementos e utilize fotos para aguçar o desejo dos seus clientes.
Treine seus atendentes
Um atendente precisa ser treinado para ser um garçom vendedor. O treinamento é essencial para que a abordagem seja feita corretamente sem comprometer a qualidade do atendimento.
Outra sugestão interessante é criar incentivos para seus atendentes, como comissões ou metas sobre itens estratégicos que você quer vender mais — tais como sucos, sobremesas ou complementos.
Crie programas de fidelidade
O bom e velho cartão fidelidade é muito útil para que você aumente o ticket médio do seu restaurante. Afinal, as pessoas terão pressa em preencher as suas cartelas de compra e, assim, garantir o brinde que você disponibilizará após uma quantidade X de compras.
Amplie o seu cardápio
Além de ajustar o seu menu para aumentar o ticket médio do restaurante, ampliar as suas opções é uma ótima e eficiente estratégia. Afinal, quanto maior a sua gama de produtos, maior será a possibilidade de aumentar o consumo de cada cliente.
Para determinar o que acrescentar no cardápio, observe o que está em alta, estude o comportamento do seu público e sempre faça pesquisas de satisfação com questões como “o nosso cardápio tem tudo o que procurava?”. Dessa maneira, você evita colocar itens que não interessam aos seus consumidores e terá escolhas mais certeiras para ampliar as suas opções.
Promova pratos diferenciados
Que cliente não gosta de sentir que está tendo uma experiência exclusiva, não é mesmo? Atualmente, os consumidores estão cada vez mais exigentes, e isso se dá pela grande variedade de opções de estabelecimentos que eles têm à disposição.
O que queremos dizer é que você precisa de um diferencial competitivo para se destacar, ou seja, sair daquele “mais do mesmo”. Para tal, disponibilizar pratos diferentes é uma das estratégias.
Esse plano pode seguir duas linhas, sendo a primeira a disponibilização de opções especiais para diferentes épocas do ano, como datas comemorativas, inverno, verão. A segunda possibilidade é disponibilizar, por exemplo, pratos de outros países, como comida mexicana.
No entanto, aqui, só estamos dando alguns exemplos, pois é preciso ter em mente que as novidades e exclusividades do seu cardápio precisam seguir a ideia e características do seu estabelecimento. A dica é sair do “lugar-comum” em relação ao que é oferecido na sua região para ter um diferencial que atraia diferentes públicos.
Ofereça descontos
Aprender como calcular ticket médio do restaurante e elevar esse indicador é uma constante busca dos proprietários. Como já dito, é preciso que o seu negócio chame atenção em meio a todas as opções que os consumidores têm.
Então, além de aumentar a sua gama de produtos, pratos do cardápio e oferecer opções diferenciadas, os descontos, que já são velhos conhecidos dos gestores, funcionam como estratégia eficiente. As ofertas podem ser específicas para datas comemorativas, por exemplo, 50% de desconto para o aniversariante, casais no Dia dos Namorados, Dia das Mães e Dia dos Pais.
Outra boa prática é verificar quais produtos ou pratos têm menos saída e promover descontos com eles, como “ao comprar o prato X ganhe 20% de desconto na sobremesa” ou metade do preço para alguns produtos nos dias da semana em que o movimento é menor.
Os combos também são ótimos atrativos para o público em geral, afinal, quem não gosta de sentir que está levando mais por menos? Aqui, com o prato ou produto que tem menor saída, ofereça algo a mais, por exemplo, refrigerante grátis.
Quais são os benefícios de monitorar o ticket médio?
Quando o seu estabelecimento tem o ticket médio bem definido — de acordo com dados avaliados mensalmente — e é um valor monitorado e aumentado, os resultados das suas vendas são melhores e acompanhados de maneira eficiente.
Isso é possível porque um ticket médio baixo quer dizer que as suas vendas estão concentradas em produtos de preços também baixos. No entanto, quando esse indicador está aumentado, é sinal de que o seu faturamento é resultado de vendas altas — no volume e no preço.
Sendo assim, essa métrica é fundamental para avaliar o comportamento do seu estabelecimento — principalmente se ele não está indo muito bem. Quando o ticket médio é bem monitorado e robusto, é possível avaliar as melhores estratégias para o seu restaurante e também para reavaliar os preços que estão sendo praticados.
Como o Delivery App pode aumentar o ticket médio?
Com o Delivery App você pode explorar todos os tópicos citados anteriormente, inclusive medir seu ticket médio e acompanhar diversas outras métricas de desempenho. Você também pode criar um cardápio atrativo com uma ordem estratégia ou oferecer sobremesa, complementos e itens de forma automatizada no processo do pedido.
Além disso, é possível criar promoções e enviá-las diretamente aos seus clientes via “Push Notification” ou e-mail marketing em dias de pouco movimento.
Para que você possa receber pedidos de tele-entrega e garantir também vendas para pessoas que não pretendem sair de casa para provar seus pratos, a melhor alternativa é ter um canal de delivery online para vender e ser encontrado no Google, Facebook, loja de aplicativos (Android e iOS) e muito mais.
Para que não haja prejuízos, no entanto, o mais indicado é que você tenha um app próprio em vez de se filiar e ficar dependente de serviços que cobram taxas abusivas.
O ticket médio é um indicador que merece a sua atenção, pois é ele que disponibiliza informações sobre a preferência dos seus clientes. Portanto, defina um período para monitorar essa métrica e perceba os resultados na gestão do seu negócio.
Ficou interessado no Delivery App e em como ele auxilia no seu ticket médio? Então entre em contato conosco e saiba mais!