aumentar o ticket médio do restaurante
Se você acompanha notícias do meio empresarial, certamente já ouviu falar sobre a importância de aumentar o ticket médio para ter mais lucratividade no negócio. Você sabe realmente o que é ticket médio e como melhorar esse indicador no seu restaurante?

Caso a sua resposta tenha sido negativa, não se preocupe. Neste post explicaremos o que é e apresentaremos alguns exemplos de estratégias que você pode desenvolver para aumentar o ticket médio do seu restaurante. Acompanhe!

O que é e qual é a importância de calcular o ticket médio de um restaurante?

De maneira geral, podemos dizer que o ticket médio nada mais é do que o valor médio que cada cliente consome no seu restaurante. Saber esse índice é importante para que você consiga mensurar a lucratividade do estabelecimento e, a partir disso, desenvolver ações para aumentar os seus ganhos.

Além disso, ter conhecimento desse indicador é fundamental para que você possa mensurar a lucratividade do seu negócio — o que permite elevar a sua rentabilidade por meio da identificação de oportunidades que possam atrair mais clientes e potencializar as suas vendas.

Outro ponto de destaque do ticket médio é que ele fornece informações que podem embasar as suas projeções de entradas e saídas, permitindo a adaptação do seu planejamento financeiro à real situação e ao faturamento do seu restaurante.

Esse indicador é importante para que você possa gerenciar as informações financeiras do seu estabelecimento, de modo que tenha processos e dados bem definidos, que permitam elaborar estratégias de crescimento e fidelização de clientes.

Como e com que frequência calcular o ticket médio do restaurante?

O mais indicado é que o ticket médio do seu restaurante seja calculado mensalmente. Para isso, os cálculos são feitos no final de cada mês — pois é nesse período em que há mais volume de informações para embasar as suas mensurações.

O cálculo que precisa ser feito para encontrar o ticket médio é bastante simples: você deve apenas dividir o montante diário em reais ganho no seu restaurante pela quantidade de pessoas que estiveram no local. O resultado dessa divisão será o seu ticket médio diário.

Caso você queira mensurar o ticket médio mensal, basta ter o controle de todos os clientes que estiveram no restaurante durante o período de um mês e fazer o mesmo cálculo do ticket diário — mas com o montante arrecadado nos últimos 30 dias como um dos fatores da divisão.

Powered by Rock Convert

Quais são as principais estratégias para aumentar o ticket médio do restaurante?

Diversas estratégias podem ser desenvolvidas para você aumentar o ticket médio do restaurante. Geralmente, podem ser colocadas em prática várias ações que façam com que mais pessoas frequentem o estabelecimento.

Listamos algumas dicas de estratégias que você pode desenvolver. Veja!

Faça promoções sazonais

Para que as pessoas frequentem o seu restaurante também em dias de menos movimento — como no início da semana ou em períodos de baixo fluxo na sua cidade —, é possível fazer algumas promoções sazonais como dar descontos, fazer combos especiais, oferecer bebidas grátis etc.

Ajuste seu cardápio

Um cardápio bem planejado é uma excelente ferramenta para vender mais e aumentar o ticket médio do restaurante. Coloque itens em destaque para incentivar o seu cliente a comprar mais, ofereça sobremesas, bebidas ou complementos e utilize fotos para aguçar o desejo dos seus clientes.

Treine seus atendentes

Um atendente precisa ser treinado para ser um garçom vendedor. O treinamento é essencial para que a abordagem seja feita corretamente sem comprometer a qualidade do atendimento.

Outra sugestão interessante é criar incentivos para seus atendentes, como comissões ou metas sobre itens estratégicos que você quer vender mais — tais como sucos, sobremesas ou complementos.

Crie programas de fidelidade

O bom e velho cartão fidelidade é muito útil para que você aumente o ticket médio do seu restaurante. Afinal, as pessoas terão pressa em preencher as suas cartelas de compra e, assim, garantir o brinde que você disponibilizará após uma quantidade X de compras.

Amplie o seu cardápio

Além de ajustar o seu menu para aumentar o ticket médio do restaurante, ampliar as suas opções é uma ótima e eficiente estratégia. Afinal, quanto maior a sua gama de produtos, maior será a possibilidade de aumentar o consumo de cada cliente.

Para determinar o que acrescentar no cardápio, observe o que está em alta, estude o comportamento do seu público e sempre faça pesquisas de satisfação com questões como “o nosso cardápio tem tudo o que procurava?”. Dessa maneira, você evita colocar itens que não interessam aos seus consumidores e terá escolhas mais certeiras para ampliar as suas opções.

Promova pratos diferenciados

Que cliente não gosta de sentir que está tendo uma experiência exclusiva, não é mesmo? Atualmente, os consumidores estão cada vez mais exigentes, e isso se dá pela grande variedade de opções de estabelecimentos que eles têm à disposição.

O que queremos dizer é que você precisa de um diferencial competitivo para se destacar, ou seja, sair daquele “mais do mesmo”. Para tal, disponibilizar pratos diferentes é uma das estratégias.

Esse plano pode seguir duas linhas, sendo a primeira a disponibilização de opções especiais para diferentes épocas do ano, como datas comemorativas, inverno, verão. A segunda possibilidade é disponibilizar, por exemplo, pratos de outros países, como comida mexicana.

No entanto, aqui, só estamos dando alguns exemplos, pois é preciso ter em mente que as novidades e exclusividades do seu cardápio precisam seguir a ideia e características do seu estabelecimento. A dica é sair do “lugar-comum” em relação ao que é oferecido na sua região para ter um diferencial que atraia diferentes públicos.

Ofereça descontos

Aprender como calcular ticket médio do restaurante e elevar esse indicador é uma constante busca dos proprietários. Como já dito, é preciso que o seu negócio chame atenção em meio a todas as opções que os consumidores têm.

Então, além de aumentar a sua gama de produtos, pratos do cardápio e oferecer opções diferenciadas, os descontos, que já são velhos conhecidos dos gestores, funcionam como estratégia eficiente. As ofertas podem ser específicas para datas comemorativas, por exemplo, 50% de desconto para o aniversariante, casais no Dia dos Namorados, Dia das Mães e Dia dos Pais.

Outra boa prática é verificar quais produtos ou pratos têm menos saída e promover descontos com eles, como “ao comprar o prato X ganhe 20% de desconto na sobremesa” ou metade do preço para alguns produtos nos dias da semana em que o movimento é menor.

Os combos também são ótimos atrativos para o público em geral, afinal, quem não gosta de sentir que está levando mais por menos? Aqui, com o prato ou produto que tem menor saída, ofereça algo a mais, por exemplo, refrigerante grátis.

Quais são os benefícios de monitorar o ticket médio?

Quando o seu estabelecimento tem o ticket médio bem definido — de acordo com dados avaliados mensalmente — e é um valor monitorado e aumentado, os resultados das suas vendas são melhores e acompanhados de maneira eficiente.

Isso é possível porque um ticket médio baixo quer dizer que as suas vendas estão concentradas em produtos de preços também baixos. No entanto, quando esse indicador está aumentado, é sinal de que o seu faturamento é resultado de vendas altas — no volume e no preço.

Sendo assim, essa métrica é fundamental para avaliar o comportamento do seu estabelecimento — principalmente se ele não está indo muito bem. Quando o ticket médio é bem monitorado e robusto, é possível avaliar as melhores estratégias para o seu restaurante e também para reavaliar os preços que estão sendo praticados.

Como o Delivery App pode aumentar o ticket médio?

Com o Delivery App você pode explorar todos os tópicos citados anteriormente, inclusive medir seu ticket médio e acompanhar diversas outras métricas de desempenho. Você também pode criar um cardápio atrativo com uma ordem estratégia ou oferecer sobremesa, complementos e itens de forma automatizada no processo do pedido.

Além disso, é possível criar promoções e enviá-las diretamente aos seus clientes via “Push Notification” ou e-mail marketing em dias de pouco movimento.

Powered by Rock Convert

Para que você possa receber pedidos de tele-entrega e garantir também vendas para pessoas que não pretendem sair de casa para provar seus pratos, a melhor alternativa é ter um canal de delivery online para vender e ser encontrado no Google, Facebook, loja de aplicativos (Android e iOS) e muito mais.

Para que não haja prejuízos, no entanto, o mais indicado é que você tenha um app próprio em vez de se filiar e ficar dependente de serviços que cobram taxas abusivas.

O ticket médio é um indicador que merece a sua atenção, pois é ele que disponibiliza informações sobre a preferência dos seus clientes. Portanto, defina um período para monitorar essa métrica e perceba os resultados na gestão do seu negócio.

Ficou interessado no Delivery App e em como ele auxilia no seu ticket médio? Então entre em contato conosco e saiba mais!

Powered by Rock Convert

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This