aplicativo do seu restaurante

É notório que há uma mudança no comportamento das pessoas quando falamos em telefonia. Atualmente, uma grande parcela dos usuários de dispositivos móveis prefere ser abordada por mensagens de texto e utilizar apps para solicitar serviços em vez de receber e fazer ligações telefônicas. Esse assunto, inclusive, já serviu como tema para uma reportagem produzida pelo portal El País.

Dentro desse contexto, os empresários do ramo da gastronomia precisam ficar cada vez mais atentos, uma vez que o uso de um aplicativo de restaurante pode ser mais interessante do que manter uma comunicação por telefone com os clientes. Além disso, ter um app próprio costuma ser mais vantajoso do que fazer parte de marketplaces.

No entanto, dominar a tecnologia para criar um aplicativo de restaurante não é suficiente: é preciso saber os motivos que fazem com que os clientes baixem o aplicativo do seu restaurante. Com base nisso, desenvolvemos este post. Veja, nos tópicos a seguir, o que você precisa considerar ao desenvolver um aplicativo de restaurante que seja do interesse dos seus clientes e colha os melhores resultados!

Praticidade no atendimento

O seu aplicativo precisa oferecer muita praticidade aos usuários, e existem dois itens fundamentais que você não pode negligenciar no desenvolvimento do app: o layout e a qualidade de programação.

O layout do aplicativo precisa ser feito de forma que ele seja intuitivo e fácil de usar. Se as pessoas tiverem dificuldade de localizar um botão de compra para finalizar um pedido de delivery, por exemplo, elas podem se irritar e abandonar o procedimento.

Já no que se refere à programação, é preciso que todos os passos sejam corretamente programados para que não ocorram erros de navegabilidade pelo aplicativo. Assim, todos os comandos que o app disponibilizar serão executados perfeitamente, gerando ótimas experiências aos usuários.

Fornecimento de dados do restaurante

Além de servir como um meio para solicitar telentregas, o aplicativo de restaurante deve ser um canal no qual os clientes podem encontrar informações relevantes sobre o estabelecimento.

Por isso, no app devem constar o endereço físico do restaurante, os links de acesso para o seu site e as redes sociais, o número de telefone, um e-mail para contato, entre outros dados que possam interessar os clientes por qualquer motivo.

Além disso, para reforçar a sua identidade visual, o aplicativo deve conter o logotipo do restaurante e, de preferência, ser desenvolvido com as cores utilizadas na identidade visual da empresa. Assim, as pessoas saberão que se trata de algo exclusivo e não de uma solução pronta que o seu negócio aderiu, por exemplo.

Acesso ao cardápio

O cardápio do seu restaurante também precisa estar presente no app. Assim, os clientes poderão consultar os preços de cada prato e informações relevantes — como os ingredientes e o modo de preparo das refeições.

Ao criar o app para o seu restaurante, é importante que você questione o desenvolvedor sobre a possibilidade de edição no cardápio. Como os preços podem mudar com o passar do tempo, novos pratos podem ser lançados ou outros deixarem de ser servidos no restaurante, convém ter um sistema gerenciável para atualizar essas informações.

Serviço de entrega

Os serviços de delivery são a “cereja do bolo” de qualquer aplicativo de restaurante. Afinal, o motivo que faz com que muitos empresários da área invistam nessa tecnologia é justamente a possibilidade de fazer telentrega.

Uma ideia interessante é que o aplicativo envie notificações para o cliente em cada etapa ou status que o pedido passar. Quando o prato é finalizado na cozinha, o cliente pode ser avisado. Quando sair para entrega, também deve receber uma notificação. Assim sucessivamente até o momento da entrega, quando o cliente poderá dar uma nota e enviar comentários com elogios, críticas ou sugestões sobre o serviço ofertado.

Cupons de desconto

Para incentivar que os clientes baixem o aplicativo de restaurante, é interessante que você ofereça cupons de desconto no programa.

Em uma aba, por exemplo, podem ser colocadas as ofertas do dia. Quem informar os códigos de cada cupom ao fazer o pedido ganhará descontos nas suas compras.

Isso é interessante não só para incentivar o aumento da quantidade de downloads do app, mas para que mais pessoas conheçam o seu estabelecimento.

Programas de fidelidade

O seu aplicativo também pode ter programas de fidelidade, incentivando as pessoas não só a fazer o download, mas a mantê-los em seus smartphones ou tablets.

Você pode criar uma espécie de programa de pontos virtual, por exemplo. Assim, a cada compra que o cliente fizer, é registrado um ponto no cartão. Quando a pessoa atingir a quantidade X de marcações, ela pode ser premiada com um prato grátis.

Essa é apenas uma dica de programa de fidelidade. Você pode usar a criatividade e conversar com a sua equipe de desenvolvedores para verificar outras possibilidades para incrementar o seu aplicativo de restaurante.

Relacionamento com a marca

Os apps para restaurantes também podem ser utilizados para que o negócio estreite os laços de relacionamento com o público. Para isso, podem ser criadas ferramentas de comunicação como uma caixa de diálogos, para que possam ser enviadas dúvidas, sugestões e outros tipos de mensagem.

Também pode haver um mural eletrônico no aplicativo, em que os clientes podem deixar suas opiniões sobre o restaurante. Assim, outras pessoas que fazem o download do app poderão saber o que os demais clientes pensam acerca do negócio, melhorando a sua reputação com a clientela.

Para desenvolver um aplicativo de restaurante e fazer com que as pessoas tenham interesse em baixá-lo é preciso ser estratégico. Aspectos que nem sempre lembramos em um primeiro momento precisam ser levados em consideração, e é por isso que contar com uma equipe especializada é tão importante para desenvolver um aplicativo adequado.

A Neemo, empresa que desde 2010 desenvolve softwares e aplicativos para restaurantes, sabe como ninguém criar apps que despertem o interesse dos usuários. Para que você saiba como são os nossos aplicativos, desenvolvemos um demonstrativo gratuito. Faça o download agora mesmo — em iOs ou Android — e confira!

 

Powered by Rock Convert

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This