Quer montar um cardápio semanal e tem dúvidas? Acesse já e confira!

O mercado gastronômico exige muitos cuidados como higiene e qualidade dos ingredientes, além de amor e dedicação no que se faz. Outros aspectos também importantes são relacionados à elaboração de um cardápio semanal para o restaurante.

Como dono de restaurante é importante que você mantenha um aperfeiçoamento contínuo das opções e apresentação do seu cardápio, principalmente quando se trata de sistema delivery, pois são os maiores responsáveis pela formação do conceito da sua empresa no ambiente digital.

Pensando nisso, criamos este post para explicar a importância de montar um cardápio semanal e dicas sobre os principais pontos que você deve considerar. Confira!

Por que é importante montar um cardápio semanal?

Montar um cardápio semanal para o restaurante, além de ser o seu cartão de visitas e mostrar tudo o que o estabelecimento oferece, é um importante meio para definir todos os processos envolvidos, desde a compra de ingredientes até a finalização dos serviços de delivery.

O que você vai oferecer em seu restaurante, impacta diretamente em seu orçamento e compras, assim como no uso de equipamentos, elaboração do plano de marketing, entre outros aspectos. É a partir do planejamento de um cardápio que se consegue ter uma visão ampla do que precisa ser comprado, quantidades e quais fornecedores escolher.

Como elaborar um cardápio semanal para o restaurante?

Para criar um cardápio semanal de sucesso é preciso oferecer uma boa variedade de alimentos. Assim, você deve incluir massas, carnes, verduras, legumes, frutas, saladas e sobremesas. Uma boa ideia é montar diversos cardápios semanais e fazer um rodízio com eles, utilizando cada um por duas semanas e ir trocando periodicamente.

A seguir, confira as principais dicas que selecionamos para auxiliar na elaboração do cardápio semanal do seu restaurante!

1. Observe a concorrência

O mercado gastronômico tem uma alta concorrência e para se destacar é preciso ter algum diferencial. Por isso, antes de montar o seu cardápio semanal, observe a sua concorrência.

Verifique o menu dos seus concorrentes e analise o que eles não têm, para que você possa oferecer algo diferenciado. Além disso, entenda como eles tratam os clientes — lembre-se que a excelência no atendimento é a chave para o sucesso.

2. Defina os pratos do menu considerando a praticidade do preparo

Ao selecionar os pratos que farão parte do cardápio, priorize aqueles de receitas práticas e rápidas de preparar. Considere comprar insumos e ingredientes pré-prontos que otimizem o tempo na preparação.

Faça também uma ficha técnica de todas as opções para padronizar o preparo e reduzir desperdícios, acompanhando a tendência da gastronomia sustentável. Quando integrada ao controle de estoque, essa ficha pode ser de grande ajuda na gestão do restaurante.

3. Pense em boas combinações

Considere oferecer combinações no cardápio com entrada, prato principal e sobremesa, considerando um preço fixo. Também é interessante dar opções para o cliente fazer as próprias combinações conforme as preferências individuais.

4. Diversifique os ingredientes

Variar o cardápio é importante para atrair e fidelizar clientes. Os alimentos que podem agregar valor (overdelivery) ao seu cardápio semanal para diversificar, são:

  • básicos — feijão e arroz, que podem ser variados em seus diversos tipos, como arroz vermelho, feijão-preto, entre outros;
  • acompanhamentos — uma das preferências nacionais é a bata-frita do tipo palito, mas é possível variar oferecendo batata em rodela, batata sauté, etc;
  • saladas — saia da alface com tomate e ofereça rúcula com tomate seco, beterraba, maionese de frango ou atum, entre diversas outras possibilidades;
  • massas — diversifique alterando com os diferentes tipos de macarrão, como spaghetti, talharim e muitos outros.
  • carnes — o indicado é oferecer dois tipos diferentes a cada dia. Para atender às preferências individuais, ofereça bifes, carne de panela, linguiça, peixe, frutos-do-mar, entre outros.

5. Entenda sobre engenharia de cardápio

A engenharia de cardápio é uma organização do menu de modo a despertar interesse em seus clientes no que mais você deseja que eles consumam. Ou seja, é uma estratégia para alavancar vendas com produtos que sejam mais lucrativos para o seu restaurante.

Para isso, é preciso montar uma engenharia de layout, da seguinte forma: primeiro você deve entender quais pratos são mais lucrativos. Em seguida, faça uma categorização deles, com base na metodologia dos quatro quadrantes, da seguinte forma:

  • categoria 1 — “pratos campeões de vendas”;
  • categoria 2 — “pratos burros de carga”, que saem menos e apresentam baixa lucratividade;
  • categoria 3 — “pratos quebra-cabeças”, com baixo volume de vendas, mas que retornam uma alta lucratividade;
  • categoria 4 — “pratos cachorros”, com baixa demanda e baixa rentabilidade.

O segundo passo é a organização desses quadrantes no cardápio. Alguns estudos indicam que o topo e o fim do menu chamam mais a atenção dos clientes. Já os que ficam no meio quase não são notados.

Assim, mantenha no topo do seu cardápio os “pratos estrela”. Os do tipo “quebra-cabeças” devem ser levados ao topo ou final do menu. Para os pratos “cachorro” ou “burros de carga” reserve a parte central do cardápio

 6. Tente deixar o prato bem colorido

Um prato colorido é sinal de alimentação saudável e essa preocupação com seus clientes é refletida no cardápio. Além de diferentes sabores e combinações de vitaminas e minerais, você consegue oferecer opções com visuais bonitos e coloridos.

Trabalhar as cores também é uma excelente maneira de despertar o apetite dos clientes.

7. Cuide do design do cardápio

O layout do cardápio é um dos aspectos fundamentais para despertar interesse e facilitar a localização das informações.

Prefira fotos profissionais para que os pratos sejam mostrados de maneira agradável e sem exageros em cores que possam atrapalhar o foco do cliente. As informações devem ser claras, relevantes e contribuir para uma rápida localização.

8. Ofereça cardápio personalizado

Além dessas dicas, é importante considerar que um cardápio personalizado para delivery impacta diretamente na experiência do cliente. Para isso, ele deve estar dentro da embalagem personalizada levada para o cliente.

Esse cardápio permite que o cliente veja as opções que o seu restaurante oferece, além de preços de cada item. Com ele, os pedidos podem ser feitos diretamente no seu estabelecimento, sem necessidade de apps, o que gera mais economia e lucratividade.

Como vimos, há várias formas de montar um cardápio semanal para o restaurante e alguns aspectos são essenciais para ter sucesso com o menu. O principal deles é conseguir variar os pratos com base nas preferências dos clientes. Além disso, é fundamental contar com uma plataforma de delivery, com serviços digitais exclusivos para o seu restaurante, como os que aNeemo oferece.

Gostou dessas informações e quer saber como obter os serviços que a Neemo proporciona para alavancar a sua marca em delivery, sem cobrar comissões? Entre em contato conosco!

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This