Comanda digital: conheça 5 vantagens de adotá-la – Blog da Neemo

Hoje, o restaurante tem o diferencial de contar com a tecnologia como aliada em diferentes etapas do processo de atendimento. O atendimento à mesa de forma automatizada é um exemplo. Existem soluções que não exigem necessariamente que tenha um profissional que vá até ao cliente para que ele faça o pedido. Por meio da comanda digital, a pessoa escolhe seus pratos e bebidas e os itens chegam até a sua equipe, o que aprimora (e muito) a experiência que ele tem com o seu negócio.

Neste material, a gente explica mais detalhes sobre o assunto, além de trazer alguns dos principais diferenciais que a comanda digital pode trazer para o seu negócio. Confira!

O que é a comanda digital?

Primeiro, é importante entendermos exatamente do que se trata a comanda digital. Basicamente, ela vai funcionar por meio de um celular ou tablet que fica em todas as mesas. Nela, o cardápio vai disposto de forma categorizada, permitindo que seus clientes tenham acesso aos pratos disponíveis na casa, bebidas, drinks, sobremesas etc.

A partir disso, ele vai fazer a escolha que mais lhe interessou, bem parecido com o que já ocorre normalmente. Porém, a conclusão do pedido é feita sem que necessariamente ele tenha contato com algum profissional de sua equipe, e os itens são encaminhados para que o seu time prepare o que foi solicitado.

Sendo assim, um funcionário só precisa ter o contato com o cliente para dar boas vindas e para tirar dúvidas caso seja necessário, uma vez que muitas pessoas gostam de entender mais detalhes sobre os itens e os ingredientes.

Quais as vantagens de adotar a comanda digital?

A seguir, a gente explica quais são as vantagens de contar com a comanda digital em seu restaurante. Confira!

1. Mais agilidade

Como vimos, o pedido é feito e encaminhado sem que necessariamente precise de uma interação com as pessoas de sua equipe. Consequentemente, há mais agilidade, especialmente se a casa estiver em um dia lotado.

Em períodos de alto fluxo de clientes, as pessoas que trabalham com atendimento ao público nem sempre conseguem atender a todos com a agilidade esperada, o que pode fazer com que haja insatisfação por quem está à espera.

Dessa forma, a comanda digital se destaca por encaminhar o pedido de forma instantânea, além de o seu time ter a oportunidade de acompanhar o tempo de preparo e emitir alertas caso haja qualquer tipo de atraso.

2. Aumento da satisfação do cliente

Em um restaurante, um dos fatores que mais impactam na satisfação do cliente é o tempo de espera. Se a pessoa senta à mesa e precisa esperar muito para ser atendida, naturalmente vai ficar irritada. Com isso, existem os riscos de ela deixar depoimentos nas redes sociais e avaliações negativas em diferentes canais, o que poderia influenciar pessoas que ainda não conhecem o seu espaço.

Com a comanda digital, o cliente tem autonomia para fazer o pedido e pode acompanhar por meio do celular ou tablet o andamento. Se precisar de qualquer tipo de suporte, a sua equipe também estará preparada para atendê-lo.

Ou seja, vai ter um aumento da satisfação e fidelização, o que contribui também para o marketing boca a boca (quando as próprias pessoas indicam seus serviços para amigos e familiares).

3. Redução de erros

Outro problema comum que pode ocorrer em restaurantes é o fato de haver erros nos pedidos. Principalmente quando a casa está cheia, existem as chances de o profissional anotar um outro item, o que poderia causar problemas de relacionamento com o cliente.

Com a comanda digital, esse tipo de situação praticamente não acontece. O cliente opta pelo prato à sua escolha, e esse pedido é encaminhado diretamente à sua equipe. Independentemente se o restaurante está cheio ou não, o que foi solicitado será entregue exatamente da forma como o cliente quer, o que contribui também para a redução de desperdícios.

4. Possibilidades de gerar relatórios

Independentemente de qual seja o nicho de atuação de uma empresa, é essencial que haja análise de dados para as tomadas de decisão. No restaurante, não é diferente.

Quais são os pratos que mais fazem sucesso em seu negócio? Quais são aqueles que não geram tantos pedidos assim? Se você contar apenas com a percepção de profissionais, nunca terá resultados efetivos para entender o que dá ou não retorno no seu negócio.

Por meio da comanda digital, há a oportunidade de identificar também quando é maior o fluxo de clientes ao longo do dia, qual período do mês a casa fica mais cheia, quais são os períodos sazonais que mais dão retorno para o negócio (festividades de fim de ano? Dia dos Namorados? Carnaval?), entre outras informações úteis que refletem diretamente nas estratégias de seu negócio.

5. Controle simplificado das mesas e comandas

Com as comandas físicas, para ter o entendimento sobre qual é o espaço disponível na casa, é preciso que a conferência seja feita em todo o espaço. Somente assim há a possibilidade de liberar entrada de outros clientes caso esteja com todos os lugares ocupados, por exemplo.

Já com a comanda digital, você tem a oportunidade de contar com um controle simplificado nesse sentido. No computador, é possível avaliar qual é a quantidade de mesas disponíveis, quais são as pessoas que já solicitaram conta, entre outros dados que se tornam úteis para melhorar a experiência do cliente que está à espera de um lugar e também para aquele que está prestes a finalizar e pagar o que consumiu.

Mais uma vez, temos a possibilidade de contar com satisfação das pessoas que frequentam o seu negócio, o que impacta diretamente na lucratividade e aumentam as chances de as metas pré-estabelecidas serem alcançadas com mais facilidade.

Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre a comanda digital e os diferenciais que isso traz para o seu negócio. Se você trabalha também com atendimento delivery, tem a oportunidade ainda de transferir tecnologia para quem faz o pedido de casa. Com isso, contar com um app próprio se torna imprescindível para resultados mais efetivos.

Se você deseja saber um pouco mais sobre o tema, entre em contato com a gente e entenda nossos diferenciais!

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This