Quer saber tudo sobre a tendência comfort food? Então acesse já e confira

Comer bem é algo que muita gente valoriza. Afinal, a gastronomia em si é bastante rica, o que permite o aproveitamento de diversas experiências. Mas, nos últimos anos, um estilo de comida tem ficado cada vez mais popular, sem ter nada a ver com ingredientes raros e de luxo: é a comfort food. 

Neste post saiba o que é esse tipo de gastronomia e por que virou tendência. Além disso, confira as vantagens de tê-la em seu restaurante e como aplicá-la em seu menu. Boa leitura! 

Afinal, o que é comfort food e por que virou tendência? 

Em tradução livre do inglês, “comfort food” significa comida afetiva. Ou seja, é uma comida que desperta nas pessoas mais que a vontade de comer, mas também sentimentos de nostalgia e afeto. Por aqui, ela se tornou conhecida como a “comida de vó”. 

Tendo esse conceito surgido na década de 1960, nos EUA, o poder da comfort food está em causar bem-estar nas pessoas. Ou seja, está associada não só ao paladar, mas com o resgate de memórias felizes. Por isso mesmo, ela tem ganhado cada vez mais força. 

Foi período de pandemia que esse conceito retornou e se tornou uma tendência. Com os restaurantes fechados, as pessoas começaram a comprar mais pelo delivery e a buscar comidas “reconfortantes” para ter momentos especiais, mesmo em casa. 

Sendo assim, o conceito também ficou associado ao termo “comida de indulgência”. Ou seja, quando a pessoa compra um item, por exemplo um bolo recheado, pois quer se dar um presente, além de criar esse momento de pausa feliz em um dia cheio. 

Aliás, segundo reportagem da Gazeta do Povo, o estudo Consumer Insights, da consultoria Kantar, identificou crescimento de 62% na tendência de comfort food em 2020, auge da pandemia. 

Quais as vantagens de apostar em comfort food? 

Você viu o que é e por que a comfort food se tornou popular, mas será que vale a pena seguir essa tendência em seu restaurante? A seguir, veja os motivos de por que aplicá-la! 

Conquistar novos clientes 

Com a tendência do comfort food, muitas pessoas estão se interessando por essas novas opções de alimentos, que inclusive, podem ser mais saudáveis e substituir os processados e congelados. 

Portanto, ao adotar esse estilo para seu restaurante é possível alcançar novos consumidores, que buscam por experiências gastronômicas simples, mas cheias de sabor e criatividade. 

Fidelizar consumidores 

Os seus antigos clientes também podem ver seu restaurante de uma forma melhor por meio da comfort food. Afinal, não é só para melhorar a experiência que ela pode ser usada, mas também para renovar as suas escolhas. 

Por exemplo, quem faz marmitas pode optar por seguir o conceito e criar uma comida com escolhas mais saudáveis e menos sal, retomando o gosto de comida caseira, que torna o almoço daquele cliente fidelizado ainda melhor. 

Com isso, a pessoa vai sentir no sabor que, por exemplo, não está comendo alimentos cheios de salitre, que logo dão saciedade e muita sede, mas sim uma comida que parece aquela que sua mãe ou avó fazia. Dessa forma, mesmo esse detalhe se torna tão especial, que a pessoa acaba por se tornar mais fiel e indicar a empresa. 

Oferecer uma experiência única 

Se a comfort food está relacionada com memórias afetivas, ela precisa oferecer uma experiência especial, a fim de que, em cada pessoa, essas lembranças sejam despertadas. 

Para isso, variar o cardápio, reformular receitas e usar a criatividade para inserir novos ingredientes e temperos pode ajudar a alcançar esse objetivo. Outro aspecto importante é que isso também ajuda a tornar as receitas do seu restaurante bem conhecidas e originais, o que é ótimo para sua marca

Como adotar a comfort food em seu restaurante? 

Depois de conhecer as vantagens, chega a hora de adotar a comfort food. Mas afinal, como fazer isso? Não existe uma fórmula, já que ela está bastante relacionada com o modo como você faz a comida em si. Mas existem algumas dicas que podem ajudar. Confira! 

Adicione os pratos certos ao cardápio 

A comfort food não tem regras quanto às receitas, já que um bolinho de chuva pode ser especial para um cliente e uma sopa para outro. Mas, em geral, contar com os pratos “certos” no cardápio é uma boa forma de conseguir aplicar o conceito no seu menu. 

Por “certo”, você pode entender as refeições que combinam com seu estilo de culinária, mas que tenham esse potencial de trazer memórias. Por exemplo, se o restaurante é italiano, a macarronada de domingo que muita gente comia na casa da avó pode ser recuperada. 

Outra ideia para saber o que colocar no cardápio é estudar a comida regional. Ou seja, quais pratos da sua cidade são tão conhecidos e apreciados que fazem parte da culinária na casa de todos? Além disso, também vale pesquisar diretamente com os clientes o que eles lembram de comer na infância. Por aí, você pode encontrar um caminho para selecionar receitas. 

Tenha cuidado com as escolhas de ingredientes 

A comfort food é muito associada à comida simples, mas isso não quer dizer sem graça. Por isso, vale ter um cuidado extra para selecionar ingredientes frescos, temperos variados e alimentos que ajudem a reforçar esse conceito. 

Nesse caso, é muito importante abolir algumas práticas, mesmo que sejam mais fáceis. Por exemplo, no preparo de uma batata frita, em vez de abrir o pacote de batatas congeladas e enviar para o cliente, usar batatas frescas, temperadas e cortadas na hora pode fazer toda a diferença. 

Valorize o preparo da comida 

Como envolve uma comida mais caseira e até com preparos tradicionais, é importante entender que a comfort food não tem o tempo do fast food. Ou seja, não é possível preparar pratos tradicionais, com ingredientes frescos cortados na hora, entre outros processos, sem levar tempo. 

Por isso, para seguir o conceito é preciso entender se é viável adotá-lo em seu restaurante, considerando esse tempo de preparo e dos processos para garantir a qualidade, mas sem comprometer o seu faturamento. 

Um conceito surgido décadas atrás, a comfort food virou uma tendência com a pandemia. Agora, ela se tornou bastante procurada pelas pessoas, por seus ingredientes mais saudáveis, sabor excepcional e resgate de memórias da infância. Assim, para adotá-la em seu restaurante, vale a pena tomar alguns cuidados, como elaborar boas receitas e selecionar ingredientes frescos. Dessa forma, você pode aproveitar as vantagens da tendência e alcançar as pessoas de forma afetiva. 

Gostou das dicas? Confira também como atrair as pessoas em dias de menor movimento

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This