Aprenda como calcular a margem de lucro para o seu estabelecimento
veja como calcular a margem de lucro

Você sabe como calcular a margem de lucro de seu delivery? Com o objetivo de o negócio crescer, se desenvolver e obter melhores resultados continuamente, existe a necessidade de analisar os resultados periodicamente. Nesse contexto, a margem de lucro se destaca. Trata-se da porcentagem que é adicionada aos custos totais do produto para chegar ao valor final de venda para seus clientes.

Experimente também escutar o nosso artigo no player de áudio abaixo:

Se a porcentagem for alta, significa que o seu delivery gera muito lucro em cima de um produto. Do contrário, com uma porcentagem baixa, significa que aquele item é pouco rentável. Neste conteúdo, você vai entender como é feito esse cálculo, além de conferir dicas para aumentar essa margem. Continue a leitura e saiba mais!

Como calcular a margem de lucro do delivery?

Para o cálculo da margem de lucro, existe a necessidade de analisar algumas variáveis. Veja!

Faturamento

Primeiramente, é preciso identificar qual é o faturamento ideal para que seu negócio possa se destacar e garantir uma boa lucratividade. Nesse sentido, existe a necessidade de analisar as despesas fixas e variáveis. Quanto às despesas fixas, como o próprio nome já diz, se refere a todos os custos que não se alteram ao longo dos meses.

Exemplo: a conta de aluguel, do condomínio (se houver), colaboradores etc. entram nas despesas fixas. Já as variáveis são aquelas cujo valor se alteram ao longo do tempo — a conta de luz é um desses valores. Porém, até mesmo nas variáveis existe a possibilidade de identificar uma média para o planejamento de seu delivery, uma vez que não se alteram de forma brusca entre um mês a outro — a não ser que tenha uma sazonalidade que deve ser prevista. 

Cálculo da margem de lucro

Calcular a margem de lucro de seu delivery é simples. Suponhamos que as vendas naquele mês geraram uma receita total de R$ 10 mil. Ao colocar no papel todos os custos envolvidos, a sua equipe chegou à conclusão de que foi houve um total de R$ 6.500. Nesse caso, o lucro foi de R$ 3.500.

Porém, conforme explicamos, a margem de lucro se dá em pontos percentuais. Dessa forma, ela foi de 35%. 

Como aumentar a margem de lucro de seu delivery?

Porém, quanto maior for a margem de lucro, melhor será para o seu negócio, não é verdade? Dessa forma, existe a possibilidade de buscar alternativas de investimento e de trazer mais novidades para o seu público, contribuindo para resultados mais atrativos. A seguir, selecionamos algumas dicas!

Programas de fidelidade

Quanto mais fiel for o seu cliente, melhor será para o seu negócio. Além de ele retornar com certa frequência para efetuar novos pedidos, o cliente que confia em seu estabelecimento tende a indicar os produtos para amigos e familiares.

Dessa forma, em relação à margem de lucro, temos alguns pontos positivos. Há a oportunidade de o seu delivery colocar preços mais competitivos. Afinal, há uma base significativa de clientes que conhece a qualidade do que é oferecido em seu negócio.

Além disso, há uma redução de gastos com marketing, uma vez que o marketing boca a boca é estimulado — o que contribui até mesmo para a imagem positiva do negócio perante o mercado. 

Uso de redes sociais

As redes sociais podem funcionar como uma importante aliada para o seu delivery. Para aumentar a margem de lucro por meio de sua utilização, o primeiro passo é entender quem é a sua persona. Trata-se da representação semifictícia do cliente ideal. Ao conhecer o seu público, entender o que ele busca em diferentes canais e saber em quais plataformas ele está presente, consequentemente aumentam as oportunidades do delivery.

Além disso, o negócio conta com o diferencial de produzir conteúdo relevante para os diferentes canais nos quais a marca está presente. Mesmo que o cliente não queira consumir o produto visto naquele dia, ele tem a possibilidade de deixar salvo para um pedido no futuro.

Ampliação dos canais de comunicação

Não limite o seu delivery apenas ao Instagram e ao telefone. Aqui, você tem duas possibilidades para aumentar a margem de lucro: tanto pelo WhatsApp Business quanto por contar com um aplicativo próprio para que seus clientes realizem os pedidos.

Confira os diferenciais do WhatsApp Business para o seu delivery:

  • conta mais profissional, uma vez que será o perfil comercial de seu negócio;
  • canal de comunicação exclusivo para os seus clientes;
  • possibilidade de acrescentar mensagens de ausência e de saudação;
  • análise contínua das estatísticas.

Já o app próprio oferece outros benefícios que também contribuam para ampliar a margem de lucro, como:

  • não há necessidade de pagar comissão, como ocorre com as grandes redes de aplicativos;
  • possibilidade de contar com o mailing dos clientes, o que contribui para campanhas mais segmentadas e de acordo com o perfil de seu público;
  • contar com um canal direto de comunicação com os seus clientes;
  • menor concorrência;
  • mais autonomia para o seu estabelecimento;
  • oportunidade de acessar dados estratégicos para o negócio.

Como saber se a margem de lucro é boa?

Uma das principais dúvidas de qualquer gestor está relacionada ao entendimento da margem de lucro, de modo que a equipe tenha a ciência de que ela de fato é positiva para o delivery. Porém, não há um padrão do que seria uma margem apropriada, uma vez que ela envolve diferentes variáveis do estabelecimento que devem ser analisadas de forma individual.

Para isso, o ideal é entender qual foi a projeção feita pelo seu negócio para o longo do ano, quais são os investimentos necessários para o estabelecimento adquirir um bom diferencial competitivo, bem como avaliar continuamente se as ações para atrair e fidelizar clientes de fato trazem resultados para o seu negócio e impactam nos números.

Neste conteúdo, você pôde entender como calcular a margem de lucro, quais são os diferenciais de ter um cálculo eficiente, bem como dicas para aumentá-lo. Conforme vimos, esse é um dos pontos mais importantes para que seu delivery se destaque no mercado e ofereça bons resultados, e as ações devem ser repensadas constantemente para a busca de uma ampliação da margem de lucro conforme o período.

Se você deseja se aprofundar no tema, continue no blog e saiba como aumentar o lucro de seu restaurante!

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