
Fazer a entrega de produtos pode ser um negócio promissor para quem tem um restaurante ou uma lanchonete. Só que o sucesso de tudo, é claro, depende da precificação do serviço. É nesse momento que aparece a grande dúvida: como cobrar delivery de comida?
Se você não sabe por onde começar, fique tranquilo. Vamos te mostrar os principais fatores para considerar e se destacar na concorrência. Aproveite!
Como cobrar delivery de comida?
Na hora de definir o preço do seu negócio, o ideal é considerar absolutamente todas as suas despesas e, também, o seu tipo de público.
É por isso que o plano de negócios para restaurante é tão importante, pois ele traz todos os aspectos do seu estabelecimento. Mas, caso você ainda não o tenha feito, sem problemas. Veja só como considerar cada ponto do seu restaurante e, assim, saber de que forma cobrar delivery de comida:
Para quem você vai vender?
A análise do público-alvo indica qual a melhor precificação do seu serviço de entrega. O quanto mais você souber sobre os clientes, mais fácil será para definir o valor das comidas e de outras ações, como promoções, ofertas e muito mais.
Por isso, estude os seguintes fatores do seu público-alvo:
- poder de compra (classe social);
- o quanto costuma gastar para comer e beber;
- tipo de comida preferida;
- dias e horários que mais faz pedidos via delivery.
Analise a sua concorrência
No mundo dos negócios, aquela velha história de “olhar a grama do vizinho” é sempre muito importante. Então, antes de definir como cobrar delivery de comida, veja qual o preço que outros restaurantes e lanchonetes estão cobrando. O ideal é que você faça uma média dos valores para bater o martelo, precificar o seu serviço e se destacar na concorrência.
Quanto você gasta em todo o serviço?
Mais uma dica para precificar o seu delivery é considerar os custos de todas as etapas de produção e entrega das comidas. Sendo assim, você precisa saber o valor dos seguintes gastos:
- pagamento de funcionários;
- compra de estoque;
- preparo dos alimentos;
- tipo de embalagem usada;
- meio de transporte para as entregas.
Muitos donos de estabelecimentos alimentícios costumam pegar a média de todos esses custos e multiplicar por três. O resultado indica a melhor precificação do delivery. Isso é só uma dica, uma vez que o seu tipo de negócio pode ter outras variáveis. O melhor é analisar o que é o mais ideal para o seu caso específico.
Conte com um aplicativo personalizado de delivery
Para fechar com chave de ouro, vale lembrar a importância de um aplicativo personalizado de delivery. Afinal, essa opção pode ter o mesmo layout do seu negócio e, além disso, funções especiais, de acordo com o seu restaurante ou lanchonete.
Outra vantagem é que você não precisa pagar a taxa de comissionamento, como é exigido em outros serviços de apps terceirizados.
Então, já sabe como cobrar delivery de comida e ter muito sucesso? Continue aqui no blog Neemo e descubra outras dicas de empreendedorismo para restaurantes!