Quer saber tudo sobre o canal do WhatsApp para o seu restaurante?

Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas para otimizar a comunicação de um negócio, e criar um canal de WhatsApp pode ser uma delas. Se o seu restaurante ainda não investe em uma ferramenta como essa, pode ficar para trás. É importante ter em mente que, quanto mais plataformas de contato tiver com o cliente, melhor poderá ser para a atração de seu público.

No entanto, é preciso considerar que existe a necessidade de oferecer um bom retorno aos seus compradores, independentemente de qual seja a solução oferecida. Caso não tenha uma equipe que consiga trazer uma resposta ágil, existem os riscos de a imagem do empreendimento ficar negativa.

Neste material, a gente explica um pouco mais sobre isso. Continue a leitura e saiba mais!

O que é um canal de WhatsApp e por que meu restaurante precisa de um?

O que é o WhatsApp todo mundo sabe. Afinal, trata-se do canal de troca de mensagens mais utilizado no Brasil. Inclusive, de acordo com o próprio presidente do aplicativo, estamos localizados no país do WhatsApp.

Para contar com uma conta corporativa, o ideal é ter o WhatsApp Business. Trata-se do aplicativo de troca de mensagens tradicional, mas que contém algumas particularidades. Entre as suas funções que merecem destaque, ressaltamos especialmente:

  • contém uma conta comercial com a localização do negócio, o que transmite mais credibilidade e também mais facilidade para que as pessoas encontrem as informações necessárias;
  • oportunidade de oferecer o catálogo de produtos com os seus principais pratos, o que possibilita ao seu cliente ter acesso ao que você oferece no restaurante;
  • mensagens de ausência ou resposta automática com os dizeres de que entra em contato em breve;
  • etiquetas para organizar as conversas da forma que for mais conveniente (novos clientes, clientes fidelizados, pedido finalizado etc.);
  • oportunidade de conferir relatórios apresentando as estatísticas das vendas, entre outros.

Ou seja, é uma conta projetada especificamente para empresas. Com isso, você conta com o canal do WhatsApp de maneira mais profissional, além de ter facilidades que somente esse tipo de perfil pode proporcionar.

Quais os benefícios para o seu negócio?

Mas quais são os principais benefícios de contar com o canal do WhatsApp? A seguir, a gente selecionou alguns dos principais. Confira!

Aumento das vendas

O primeiro diferencial está relacionado ao aumento de vendas. Como vimos, o próprio presidente desse canal reconhece que o Brasil pode ser considerado um dos países da plataforma. Ou seja, você estará onde grande parte das pessoas está e tem facilidade de usar.

Isso possibilita até mesmo mais agilidade para os contatos. Entenda: se o seu restaurante oferece nas plataformas de divulgação apenas um número para chamadas telefônicas, a pessoa precisará entrar em contato por voz, certo? Essa prática, além de ter os riscos de fazer com que o cliente busque a concorrência, atrasa o processo de solicitação de pedidos.

A partir do momento que você insere uma mensagem de entrada, já pode informar as principais informações necessárias que o cliente precisa enviar, como: nome, endereço, qual é o pedido, forma de pagamento etc. Dessa forma, caso a pessoa siga todas as instruções, o atendente precisará apenas confirmar e lançar o pedido. Muito mais prático, não é verdade?

Melhoria no relacionamento com o cliente

Se tem mais agilidade no atendimento e também oferece mais um canal para a pessoa poder entrar em contato, consequentemente há melhorias para o relacionamento com o seu público.

Deve-se destacar, ainda, que o WhatsApp não tem nenhum algoritmo que interfere no seu contato com o público. Caso você faça publicações com oInstagram, por exemplo, já deve ter percebido que muitas das suas postagens alcançam um número muito menor do que o de seguidores. Se quiser atingir um número maior de pessoas, precisa impulsionar as publicações, investindo uma quantia para isso.

No WhatsApp, todas as pessoas que chegarem até o seu canal poderão ser atendidas, o que possibilita mais conhecimento a respeito de sua marca. Além disso, as conversas ocorrem em tempo real, o que facilita (e muito) a conclusão da solicitação.

Como criar o seu?

Já vimos que investir no canal do WhatsApp traz muitos diferenciais, especialmente quando se aposta no WhatsApp Business. Porém, é preciso ter atenção para um processo eficiente de implementação da ferramenta. Confira algumas dicas!

Elabore estratégias eficientes para o WhatsApp

Primeiro, é preciso entender quais são as estratégias mais indicadas para o uso do WhatsApp. Integrar a ferramenta com as redes sociais é uma delas. Por isso, sempre deixe um link para as pessoas entrarem em contato e facilite a primeira conversação. Também coloque as informações no próprio site, pois vai levar clientes que chegam de forma orgânica naquele canal.

Ofereça o cardápio

Facilite a vida do seu cliente! Como o WhatsApp Business oferece a opção de catálogos, já traga o seu cardápio com fotos bem chamativas e que despertem o interesse de sua audiência.

Traga informações sobre o pagamento

O seu negócio pode oferecer informações a respeito do pagamento, independentemente de quais sejam as condições. Inclusive, a própria ferramenta pode ser utilizada para a conclusão dessa etapa do processo. Essa é inclusive uma maneira prática e rápida de oferecer ao cliente que possibilita uma experiência mais positiva.

Ofereça dados relevantes a respeito do restaurante

Por fim, sempre ofereça dados relevantes a respeito do restaurante. Não deixe de mencionar sobre o endereço, sobre promoções, além de fornecer outros meios de contato. Se a pessoa chega até o WhatsApp por outros meios, pode ser a oportunidade de você divulgar as redes sociais e o site, por exemplo. O horário de atendimento também é essencial, uma vez que orienta melhor para a pessoa se ela poderá realizar ou não o pedido naquele momento.

E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre o canal do WhatsApp? Como vimos, trata-se de uma plataforma que chama a atenção principalmente no Brasil, uma vez que o número de usuários é crescente. Isso sem falar na agilidade proporcionada pelo atendimento, que possibilita uma melhor experiência ao cliente.

Se curtiu todas as dicas que mencionamos, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e X.

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This