Veja Como Criar um Delivery de Bebidas de Sucesso

Você já pensou em investir no delivery de bebidas? Se ainda não, saiba que esse tipo de negócio pode ser a solução do happy hour de muita gente. Afinal, nada melhor do que comprar cervejas e destilados sem precisar sair de casa e ainda receber tudo rapidamente!

Ficou interessado no investimento? Neste artigo, vamos te explicar todos os passos para você montar o melhor serviço de entrega de bebidas e fidelizar clientes. Aproveite! 

Estude a viabilidade do delivery de bebidas

Um delivery de bebidas para happy hour pode ser uma boa opção para quem quer empreender no ramo de alimentação e bebidas. Para criar um delivery desse tipo, é preciso estudar a viabilidade do negócio, considerando aspectos como: a demanda do mercado, a concorrência, os fornecedores, os custos, os preços, a logística, a divulgação e a legislação. 

Esses fatores podem variar de acordo com a região, o público-alvo e o tipo de bebida que se pretende oferecer. Por isso, é importante fazer uma pesquisa de mercado e um plano de negócios antes de abrir as portas. 

Analise o mercado

Estude as características do mercado e identifique as necessidades e preferências dos clientes potenciais. Algumas questões que podem ajudar nessa análise são:

  • perfil dos consumidores de delivery de bebidas na sua região, seus hábitos, gostos e poder aquisitivo;
  • tipos de bebidas mais procuradas para happy hour, bem como marcas, preços e promoções mais atrativas;
  • principais concorrentes do seu delivery e como eles se diferenciam e se posicionam no mercado;
  • melhores estratégias de divulgação e fidelização para o seu negócio e como você pode usar as redes sociais, os aplicativos e os programas de indicação e recompensa para atrair e reter clientes;
  • custos e receitas envolvidos na operação e como otimizar a gestão do estoque, da logística e do atendimento ao cliente para maximizar o lucro.

Responder a essas questões pode ajudar você a criar um empreendimento de sucesso, que ofereça um serviço de qualidade, comodidade e variedade aos seus clientes.

Faça um plano de negócios

Para que seu empreendimento seja bem-sucedido, é preciso fazer um plano de negócios detalhado e estratégico. Trata-se de um documento que descreve os objetivos, o mercado, a concorrência, os custos, as receitas, as estratégias de marketing e os riscos do seu delivery de bebidas. Ele serve para orientar suas decisões e atrair investidores e parceiros.

Crie uma marca inovadora

Quando se trata de entregar bebidas, a marca é crucial. Estabelecer uma identidade única que ressoe com os clientes e até mesmo atraia novos clientes é de extrema importância. Uma marca de sucesso deve ser prática, objetiva e criativa, o que pode ser uma tarefa difícil de realizar. 

Buscar a orientação de profissionais da área muitas vezes é necessário e incentivado. Esse investimento de longo prazo é essencial para consolidar sua entrega e aproximá-la do público.

Conte com a infraestrutura necessária

Um delivery bem planejado deve ter a infraestrutura necessária, que inclui um estoque variado e de qualidade de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, como cervejas, vinhos, refrigerantes, sucos e água.

Também é importante implementar uma plataforma online ou aplicativo para receber os pedidos dos clientes, que deve ser fácil de usar, segura e integrada com as formas de pagamento mais comuns. Além disso, contrate uma equipe de entrega rápida e eficiente, que possa levar as bebidas até os clientes em embalagens adequadas e com as medidas de higiene necessárias.

Por fim, elabore uma estratégia de marketing e divulgação para atrair e fidelizar os clientes, que pode envolver promoções, descontos, brindes, parcerias com bares e restaurantes, redes sociais e boca a boca.

Crie estratégias de retenção de clientes

Conseguir fidelizar o público e aumentar as vendas deve ser o foco do seu empreendimento, além, é claro, de oferecer um serviço de alta qualidade. Para isso, é válido:

  • oferecer promoções e descontos especiais para os clientes fiéis ou para indicações de novos clientes;
  • investir em um programa de fidelidade, que ofereça benefícios ou brindes para os clientes que acumularem pontos ou compras;
  • criar um canal de comunicação com os clientes, por meio de redes sociais, e-mail ou WhatsApp, para enviar novidades, dicas e feedbacks;
  • personalizar o atendimento e o serviço, de acordo com as preferências e necessidades dos clientes;
  • surpreender os clientes com mimos ou cortesias, como um petisco ou uma bebida extra.

Defina o que você vai vender no delivery de bebidas

Para começar seu delivery de bebidas, é importante que você crie o cardápio. Quais serão as bebidas vendidas? Cerveja, vodka, chopp e vinho são algumas das opções mais comuns. Mas como escolher as ideais? Analise o seu público-alvo! 

Você deve estudar e entender o perfil dos seus compradores e, mais do que isso, quais são as necessidades e os problemas que eles encontram. Pense que o seu serviço precisa ser a grande saída deles! 

Lembre-se também de analisar seus concorrentes. O que eles estão oferecendo? Quais são os preços aplicados? “Olhar a grama do vizinho” é sempre fundamental!

Tome cuidado com o armazenamento das bebidas

É claro que a satisfação dos clientes também depende de como as bebidas chegam até eles. Por isso, invista em geladeiras, freezers e demais tipos de compartimentos que mantenham a temperatura ideal dos líquidos. Fora isso, também é essencial pensar em como as bebidas serão embaladas e transportadas. 

Estude a logística de atendimento e as formas de entrega

Antes de começar a oferecer o serviço de delivery de bebidas, pense em como atender todos os clientes satisfatoriamente. Você pretende usar telefone ou internet para receber os pedidos? Por qual canal vai construir o relacionamento com a clientela? 

Outro ponto importante é saber quais regiões o seu delivery atenderá. Aqui vale uma dica de ouro: muitas vezes, é melhor focar em uma área menor e garantir um serviço perfeito! Fora isso, defina um meio de transporte para as entregas que seja ágil na cidade em que você atua. 

Invista em um aplicativo personalizado de delivery

Um bom aplicativo de delivery tem tecnologia de ponta para atender um grande número de clientes. Além disso, por ser personalizado, ele pode ter a mesma identidade visual da sua marca e, também, o mesmo menu e funções do seu site. 

Com o Delivery App, você vai poder criar diversas promoções próprias, enviar cupons de descontos exclusivos e muito mais! A Solução da Neemo oferece uma série de vantagens para seu estabelecimento:

  • redução de custos de comissionamento com marketplaces;
  • fidelização de seus clientes;
  • delivery personalizado;
  • otimização no recebimento de pedidos.

Ao implementar essa plataforma de entrega, você pode garantir a fidelidade do cliente e a repetição de negócios, eliminando a necessidade de competir com uma infinidade de rivais e evitando a perda de vendas que ocorre diariamente.

Gostou das nossas dicas? Entre em contato com a Neemo e descubra as soluções em delivery que podem transformar as operações do seu empreendimento!

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