
O sucesso de qualquer aplicativo de delivery depende de dois fatores principais: informações claras e imagens atrativas. Afinal, os clientes precisam entender detalhadamente a composição dos pratos. Além disso, fotos de qualidade fazem com que os alimentos se tornem irresistíveis. Se o seu app ainda não tem imagens, confira, a seguir, como fotografar comida!
A composição visual dos pratos
É claro que todos os pratos precisam ser montados cuidadosamente. Mas quando o objetivo é fotografá-los, você precisa ser ainda mais criterioso. Pense na estética dos alimentos. De que maneira eles podem ficar bonitos e chamativos?
Olhe com mais atenção para as cores, arranjos e, também, para os detalhes. Evite encher demais o recipiente. Fora isso, qualquer tipo de molho deve ser colocado moderadamente, de uma forma que não cubra totalmente outros ingredientes.
O cenário da fotografia
Não basta montar pratos bonitos, organizados e chamativos. Além disso, você também precisa montar um cenário com visual agradável e que tenha a ver com o seu estabelecimento.
Se preferir, dá para fotografar as comidas em seu próprio restaurante, bar ou lanchonete. Só tome cuidado com a ambientalização. O ideal é que os pratos fiquem em cima de mesas ou balcões retos, firmes, organizados e, claro, limpos.
Mais uma dica é explorar o contraste de cores, por exemplo, se a mesa for preta, prefira um prato de tonalidade clara e vice-versa. Colocar um vaso com flores, adornos e até quadros também podem somar bastante ao visual.
Fotografar comida precisa de luz, ângulo e foco
Depois de montar o prato e o cenário, é hora de pegar a câmera e fotografar todas as opções do cardápio do restaurante. Verifique se a luz do ambiente está favorável para mostrar os alimentos perfeitamente. Você até pode usar uma luz mais baixa, desde que a fotografia mostre muito bem todos os detalhes.
Outro cuidado é com o ângulo das imagens Para fazer a melhor escolha, é preciso analisar o tipo de comida. Por exemplo, no caso de um lanche ou de uma torta, é interessante que a foto tenha um recorte frontal e não de cima para baixo. Afinal, é essencial mostrar todos os ingredientes.
Não se esqueça ainda de verificar se a câmera fotográfica está com foco bem configurado ou, se preferir, você pode usar o modo automático.
Aplicativos de fotos ajudam também
Por fim, o tratamento da foto é a cereja do bolo. Se você não tiver conhecimentos ou algum funcionário que possa melhorar as fotografias em um programa, tudo bem. Hoje em dia, existem vários aplicativos intuitivos para qualquer pessoa colocar filtros, ajustar contraste, brilho, saturação, etc. Capriche na edição!
Com todas essas dicas para fotografar comida, certamente, seu aplicativo de delivery será um sucesso!
Gostou deste artigo? Aproveite para conhecer outras informações sobre gestão de restaurantes e marketing on-line aqui no blog e no site do Neemo!