
Há 30 anos, ninguém imaginava que seria possível fazer um pagamento online. Mas logo as primeiras tentativas começaram a aparecer e, hoje, essa modalidade não só é amplamente usada no mundo inteiro, mas responsável por manter várias empresas no mercado. Afinal, ela apresenta muitas vantagens, especialmente para restaurantes e seus sistemas de delivery.
Neste post, veja como surgiu o pagamento online e suas características. Saiba também quais as vantagens que ele pode oferecer para você. Boa leitura!
Afinal, o que é pagamento online e como funciona?
O pagamento online surgiu por volta de 1994, quando a internet começou a ganhar um viés comercial e saiu da exclusividade do mundo acadêmico. Já em 1998, surgiu o Paypal e a ideia de carteira digital. De lá para cá, essa modalidade de pagamento ganhou força, especialmente depois do número crescente de uso de smartphones. Com a pandemia, ela se tornou regra para qualquer empresa que queira se manter no mercado.
Dessa forma, basicamente, o pagamento online funciona de forma prática, sendo instalado em um site ou aplicativo. A partir disso, ele pode ser integrado a outros sistemas, como um ERP para receber os dados. Já na parte do cliente, o consumidor seleciona os produtos, é direcionado para o pagamento, onde escolhe a melhor forma de compra. Em seguida, o pedido é feito, por exemplo, com a operadora do cartão ou banco e, se liberado, é confirmado para que a pessoa receba o produto. Tudo isso em segundos.
Quais as vantagens do pagamento online para restaurantes?
O pagamento online oferece muitas vantagens. Por isso, é usado no mundo inteiro. A seguir, confira as principais e saiba por que você também deve adotar esse sistema!
Aumento da produtividade
O aumento da produtividade é um benefício importante do pagamento online. Nesse caso, todos os valores caem no seu sistema, facilitando o serviço do departamento financeiro em controlar o fluxo de caixa. Assim, o gestor também pode ter um melhor controle do restaurante e entender o ticket médio dos clientes. Além disso, os funcionários em seu dia a dia não precisam se preocupar com troco e têm certeza de que a compra foi feita para poder preparar o pedido.
Redução de gastos
Você pode integrar o sistema de pagamentos em seu ERP para garantir uma gestão unificada, o que otimiza os trabalhos e poupa gastos para o restaurante. Além disso, pode ter vantagens com as taxas do cartão, inclusive na antecipação de valores. Outro benefício é que, se a plataforma de delivery for sua, você não paga comissão para marketplaces.
Entregas mais ágeis
Entregas rápidas fazem parte de oferecer uma melhor experiência para o consumidor. Agora, pense que o entregador tem 5 delas. Se todos os pagamentos já tiverem sido feitos online, ele pode levar o produto para os clientes de forma mais rápida, otimizando o seu tempo. Com isso, todos ficarão satisfeitos, e a fidelização vai ser mais fácil.
Segurança para empresa e cliente
Para o cliente, o pagamento online é seguro, pois ele não precisa entregar nenhum valor ou sacar dinheiro no meio da noite para fazer um pedido. Já para a empresa, a segurança é ainda maior. Afinal, o entregador não precisa andar com uma grande quantia pela cidade. Além disso, não precisa arrumar troco nem perder tempo indo e voltando do restaurante se um pagamento estiver errado. Por sua vez, o risco de a maquininha de cartão não ter sinal e não processar a compra não vai existir.
Diversificação dos pagamentos
As pessoas gostam de pagar suas compras online de forma diferente. Inclusive, em um momento, pode ser que usem um tipo de cartão, em outro, que façam um pix. A questão é que a diversificação do pagamento online é muito grande. Afinal, com exceção de boleto, que não é usado, algumas das opções mais populares são:
- cartão de débito;
- cartão de crédito;
- débito em conta corrente;
- pix;
- vale-alimentação.
Nesse sentido, sem a limitação de apenas uma modalidade, os consumidores não só se sentem com mais liberdade de escolha, como, de fato, podem usar o método que melhor lhes convêm no momento. Com isso, não desistem da compra.
Comodidade e praticidade
Segundo a Neotrust, o e-commerce no Brasil cresceu 12,6% no primeiro trimestre de 2022. Das mais de 89 milhões de compras, o cartão de crédito representou 82,6% do faturamento. Além disso, o setor de alimentos e bebidas teve crescimento de 73,4%, apresentando o maior índice entre as categorias.
Ou seja, as pessoas continuam comprando online, mesmo podendo consumir de forma física. Uma das razões para isso está na comodidade e praticidade desse consumo. Sendo assim, você precisa ter atenção para oferecer o pagamento online para seus clientes. Isso porque tudo ocorre de forma instantânea.
Afinal, a pessoa cadastra o método de pagamento apenas uma vez e, depois, compra com um clique. Dessa forma, mesmo se estiver sem o cartão, ela pode fazer a compra de qualquer lugar, basta estar com o celular.
Aumento de vendas
Para a empresa, o aumento nas vendas é um fato a se comemorar e, para consegui-lo, o pagamento online pode ajudar. Isso porque, considerando que a maioria das pessoas está conectada, o seu restaurante, estando online, fica disponível para atender a todos, mesmo pessoas que ainda não são clientes.
Dessa forma, o pagamento digital garante mais oportunidades de vendas e fidelização. Aliás, dependendo dos descontos que promove e das facilidades de pagamento, a pessoa tende a consumir mais, aumentando seu ticket médio.
O pagamento online surgiu há anos, mas, na pandemia, seu crescimento foi acelerado. Contando que o acesso à internet é maior e grande parte das pessoas no mundo está conectada, as compras online aumentaram, exigindo que as empresas tivessem presença digital.
Sendo assim, investir em um bom método de pagamento ajuda a aumentar as suas vendas e a ficar no mercado. Nesse sentido, para otimizar seus processos e contar com todas essas vantagens, vale a pena instalar essa solução em sua plataforma de delivery, para otimizar e atender seus clientes de forma personalizada.
Gostou do post? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe mais novidades!