Funcionários do Restaurante — Como Melhorar a Comunicação e Engajamento dos Colaboradores?

A forma como as pessoas se sentem e agem dentro do ambiente de trabalho pode determinar o sucesso de qualquer empresa. Mas, isso depende bastante da postura e das políticas de cada companhia. Você já parou para pensar no que pode fazer para melhorar a comunicação e gerar engajamento entre os funcionários do restaurante? 

Com algumas dicas, é possível criar um ambiente de trabalho confortável e produtivo para todas as pessoas. Confira! 

Os funcionários do restaurante precisam ter clareza da cultura e dos valores

A primeira ação para melhorar a comunicação e participação dos colaboradores é definir e deixar claro qual é a cultura e os valores da empresa. Isso faz com que os profissionais entendam o modus operandi do lugar em que estão e, consequentemente, se estão identificados ou não.

Depois de definir visão e valores, é preciso estar atento ao dia a dia do seu estabelecimento. Certas ações podem ajudar muito na interação e engajamento dos funcionários do restaurante. Entre elas:  

Dê feedbacks 

O feedback é parte essencial para toda a equipe do estabelecimento. Afinal, durante essa conversa, os funcionários percebem ainda mais que o trabalho deles é acompanhado e que a empresa se preocupa com o aprendizado, crescimento e participação deles. 

Por isso, procure dar retornos constantes ou, se não tiver tempo hábil para isso, passe a tarefa para uma equipe de recursos humanos.  

Mostre-se acessível e abra canais de comunicação

Muitas vezes, os funcionários do restaurante veem os donos como pessoas muito distantes e, assim, pouco ou nada acessíveis. Para mudar esse quadro, procure estar mais presente no dia a dia de trabalho. Se possível, faça reuniões semanais com cada time e deixe claro que você está sempre disposto a aceitar ideias e tirar dúvidas. 

Mais um ponto essencial é abrir canais de comunicação. Uma caixinha de sugestões ou uma pesquisa on-line para que as pessoas falem da própria empresa e dos processos de trabalho podem ajudar. 

Estimule a participação. Deixe que as pessoas tomem ações

Para o dono do restaurante, nem sempre é fácil transferir responsabilidades, ou seja, fazer o que é chamado de “passar o bastão”. Só que isso é essencial não só para evitar sobrecarga de trabalho, mas também para que os funcionários do restaurante se sintam seguros e estimulados a tomar ações e, como um todo, participar mais dos negócios. 

Vale a pena refletir se você está concentrando muitas responsabilidades ou ajudando outras pessoas ao seu redor a crescerem profissionalmente e te ajudarem a alcançar mais sucesso. 

O que achou deste artigo? Aqui pelo blog Neemo você pode encontrar muitas outras dicas sobre como gerenciar um restaurante e atender melhor os clientes. Aproveite! 

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This