saiba como montar um plano de negócios de restaurante

Sabia que o plano de negócios para restaurante delivery é essencial para que os seus objetivos deem certo? Embora a preparação do roteiro seja uma fase a mais, ela é essencial e serve como um norte  para as ações que serão feitas. 

Então, se você deseja obter sucesso com o seu restaurante delivery, não deixe de montar o seu projeto logo no começo. Confira como fazer isso!

Faça um resumo no plano de negócios restaurante delivery

A primeira parte que aparece em um plano de negócios para restaurante delivery ou, até mesmo, de outro segmento é o sumário executivo. Apesar disso, ele costuma ser preenchido por último, depois de todos os dados já terem sido levantados. 

O sumário deve conter:

  • breve descrição sobre o que é a empresa, 
  • quais são os seus diferenciais, 
  • a missão, 
  • o perfil dos empreendedores, 
  • quais serão os clientes atendidos, 
  • etc. 

As informações precisam estar escritas de maneira simples, demonstrando o profissionalismo do projeto e a visão geral do negócio. 

Pesquise o mercado

Abrir uma empresa sem saber quem são seus concorrentes e público pode prejudicar as suas estratégias. Por esse motivo, é fundamental fazer a análise do mercado. 

No que se refere à concorrência, verifique o que os outros restaurantes estão vendendo, como estão atingindo o público e por que os consumidores compram no lugar x e o que os fariam deixar de comprar. 

Além de identificar quais negócios já estão atuando e o quê eles oferecem, é interessante separar os clientes em segmentos. Por exemplo: você pode ter dois públicos distintos (pessoas e empresas). 

Se pretender atuar em uma área comercial, por que não fazer campanhas específicas para essas pessoas? Ao entender para quem está vendendo, fica mais fácil pensar em estratégias de divulgação.

Pense no posicionamento que deseja

Agora que já sabe como o mercado está atuando, você pode refletir sobre como deseja que o seu restaurante seja lembrado. Quer ser uma alternativa mais econômica com relação a concorrência, oferecer pratos diferenciados ou promoções diferentes cada dia da semana?

Independentemente de qual seja a sua ideia, ela pode ser realizada se você incluir o posicionamento no seu plano de negócios para restaurante delivery. Caso o intuito seja, por exemplo, oferecer pratos mais baratos, você poderá analisar qual valor cobre os custos e garante uma margem de lucro. 

Lembre-se do operacional

Em um restaurante delivery, as etapas que fazem o prato sair da cozinha e chegarem até o consumidor são muito importantes. Mesmo que a comida seja uma delícia, se ela atrasar ou tiver algum problema, o cliente não se sentirá totalmente satisfeito. 

Por essa razão, vale a pena investir em um sistema on-line voltado para a entrega de comes e bebes. O Delivery App da Neemo, por exemplo, possui diversas funcionalidades tanto para facilitar a gestão do empreendedor quanto o pedido da parte do cliente. Aproveite já para conhecer!

Gostou desse artigo e quer saber mais sobre gestão de restaurantes? O blog da Neemo tem vários conteúdos para você!

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