
Os serviços de entrega estão em constante adaptação e crescimento. Com a pandemia do coronavírus, as entregas em domicílio deram um salto extraordinário. Entretanto, para oferecer uma boa experiência aos clientes, a elaboração de um cardápio delivery deve atender a alguns pontos decisivos.
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Um bom menu pode ser o que está faltando para o cliente consumir no seu restaurante. Portanto, oferecer um bom cardápio é fundamental para melhorar o número de vendas, sobretudo quando há uma disponibilização por meio dos canais de pedidos on-line.
Por isso, observe algumas dicas de como você pode criar um cardápio para delivery que seja mais atrativo e, assim, conquistar os seus clientes!
Cardápio delivery: como montar?
A seguir, desenvolvemos algumas dicas de ouro para fazer com que o seu cardápio seja o mais atraente possível. Confira!
Priorize a organização em categorias
Nada é mais frustrante para o consumidor do que procurar determinada comida e não encontrar, uma vez que não há uma organização ou coerência na disposição dos pratos dentro do cardápio.
Nesse contexto, estruturar o menu em categorias é fundamental para facilitar a escolha dos clientes. Independentemente do estilo do restaurante, separe os pratos, as bebidas, as sobremesas, os acompanhamentos e outros alimentos em categorias.
Além de oferecer combos, promoções e outras ofertas, também é importante separá-los.
Certifique-se da qualidade das imagens
Uma boa foto pode ajudar bastante a abrir o apetite e a fazer com que seus clientes desejem os seus pratos, e isso deve ser valorizado principalmente no delivery — já que os clientes não contam com outros estímulos, como acontece no salão do restaurante, sentindo o cheiro da comida, por exemplo.
Outro erro comum é utilizar fotos coletadas da internet, que passam uma imagem totalmente irreal dos pratos. Portanto, o ideal é utilizar imagens bonitas e que tenham boa qualidade, mostrando os pratos do seu restaurante como eles realmente são.
Esse aspecto será levado em conta pelo consumidor na hora de ter uma visão clara do que está pedindo, evitando possíveis frustrações.
Garanta uma descrição eficiente e objetiva
Além de apostar em boas imagens, a descrição dos pratos também faz toda a diferença, pois o cliente pode pedir para retirar algum ingrediente de que não goste ou ao qual tenha alergia, por exemplo.
Por isso, faça descrições de cada prato, incluindo ingredientes ou até mesmo detalhes do modo de preparo. Dessa forma, será mais fácil instigar o cliente e deixá-lo mais interessado em seus pratos.
Afinal, quando se trata de pedidos delivery, utilizar todos os recursos disponíveis é primordial para convencer o consumidor a realizar a compra. No entanto, não alongue demais para não ficar cansativo. Faça descrições que sejam claras, objetivas e eficientes.
Tenha atenção a erros de digitação
Depois que todo o cardápio foi montado, com imagens dos pratos, descrições e demais detalhes, ainda não é hora de começar a compartilhá-lo com os clientes. Antes disso, é preciso fazer uma boa revisão, com uma análise criteriosa.
Não são apenas erros de ortografia que você deve procurar, analise também se todas as informações foram incluídas e se elas estão corretas. Somente após todos esses cuidados é que o seu cardápio pode começar a ser adicionado.
Os serviços de entrega estão em constante expansão. Com a pandemia do coronavírus, as entregas em domicílio deram um salto. No entanto, para oferecer uma boa experiência aos clientes, a elaboração de um cardápio para delivery deve atender a diversos pontos.
Inclusive, um bom menu pode ser um fator decisivo para o consumidor decidir se ele realizará o pedido ou não. Portanto, com um bom cardápio, é possível melhorar o número de vendas, sobretudo quando há uma disponibilização por meio dos canais de vendas on-line.
Por isso, observe algumas dicas de como você pode criar um cardápio para delivery que seja mais atrativo e conquiste seus clientes!
Utilize bons recursos visuais
Desenvolver um cardápio bonito e saboroso é fundamental para qualquer restaurante dar certo. Por isso, você deve caprichar no design.
Lembre-se de utilizar letras simples, mas fotos bem produzidas e um layout modernizado. Colocar letras ou fontes com perninhas puxadas e firulas não é uma ideia legal.
Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, que são capazes de fazer com que você mesmo crie um cardápio bem chamativo e de maneira gratuita.
Além disso, você deve deixar o cardápio com um visual de acordo com o seu negócio. Preste atenção às cores e fontes utilizadas e certifique-se de que qualquer cliente que segurá-lo nas mãos compreenderá o que está digitado ali.
Fazendo uso das táticas certas de design, é possível causar a sensação de água na boca de quem está selecionando a refeição.
Saiba usar o canto direito do cardápio
Por mais incrível que esse detalhe possa parecer, existe um padrão para a leitura de cardápios. Por exemplo, você deve deixar o canto superior direito bem atrativo, pois esse é o lugar do papel que os clientes mais olham.
Portanto, é possível utilizar essa estratégia para vender uma refeição mais cara, ou mesmo um prato novo do restaurante, chamando atenção com imagens selecionadas.
Foque na comida e não nos preços
É verdade que o preço é importante, mas você deve se lembrar que o foco do restaurante deve ser nas refeições que serão ofertadas. Uma dica de ouro é sair um pouco da coluna de preços, pois, assim, o cliente acabará escolhendo o prato que realmente mais interessa a ele, sem ficar preocupado com o valor.
Todavia, não para você deixar de informar os valores dos pratos, mas apenas colocar esse detalhe de maneira estratégica. Coloque os produtos que apresentam valores parecidos agrupados no cardápio, por exemplo.
Dessa maneira, na hora de ler, o cliente não terá uma surpresa muito grande com as diferenças de preços.
Ofereça um cardápio com um bom material
Existem diversos tipos de cardápios com materiais diferentes: papéis com uma resistência maior, mais flexíveis, e, até mesmo, plastificados ou em pastas. Atualmente, também é possível encontrar cardápios digitais que são acessados por tablets ou celulares.
No momento de escolher o melhor para o seu restaurante, vá até uma gráfica que ofereça amostras de cardápios já prontos, ou procure uma empresa especializada em oferecer cardápios digitais.
Por meio de uma análise, é possível escolher qual combina melhor com o seu estabelecimento. Caso o seu negócio seja sofisticado, o cardápio necessitará acompanhar o nível do que será ofertado.
Utilize estratégia para o fundo do cardápio
É essencial que o fundo do cardápio seja liso e apresente cores opostas às das letras utilizadas. Por exemplo, foque em um fundo desenvolvido com cores fortes, como o grafite, caso você utilize cores claras nas letras, como o branco.
O mesmo vale para o contrário, pois, se o cardápio tiver fundo branco, a fonte deverá ser digitada em preto para contrastar bastante e proporcionar uma boa leitura.
Escolha as cores com inteligência
É indicado usar nessa parte a técnica conhecida como psicologia das cores, já que existem estudos que concluem sobre a reação das pessoas de acordo com cada cor.
Ao contar com um especialista para elaborar o menu, saiba que é comum que os designers conheçam essa teoria e que deverão aplicá-la ao desenvolver o seu cardápio.
Um bom exemplo disso é quando o vermelho e o amarelo são utilizados por restaurantes para despertar nos clientes fome e vontade de comer.
Faça uso de cifras e números amigáveis
Deixar de utilizar cifras e colocar números mais amigáveis é recomendado para não “assustar” os clientes e conquistar aquele lucro desejado. Isso é fundamental no momento de precificar o cardápio, pois, para o cliente, a ausência desses elementos “suaviza” o valor, gerando um interesse maior quanto a composição do prato e não o seu preço.
Você também deve ficar atento quanto ao que conhecemos como “números amigáveis”. Por exemplo, pratos que acabam com “00” fazem com que o preço pareça mais elevado e são, geralmente, evitados.
Por isso, invista em preços que terminam com “95”, pois geram mais simpatia ao cliente, sendo esse valor chamado de número amigável do cardápio.
Coloque destaque no cardápio
Todo restaurante que se preze tem pratos que brilham no cardápio, ou aquele que é um sucesso de vendas e que tornou o seu empreendimento popular. Essa refeição deve ter um lugar de destaque no cardápio.
Os pratos, ou pratos, com essa característica podem ser destacados de várias maneiras. Cabe ao dono do restaurante decidir se deseja colocar uma foto maior da refeição, dissertar sobre a sua fama, deixá-lo com um espaço maior no cardápio, ou apenas etiquetá-lo como o “prato mais vendido”.
Tenha a certeza de isso despertará muita curiosidade nos clientes, levando você a vender ainda mais!
Produza um cardápio humanizado
Diversos aspectos do nosso dia a dia trazem a necessidade de humanização do mercado alimentício, entre outros.
Portanto, colocar no seu cardápio frases como “comida de avó”, “tempos que não voltam”, “lembranças de infância”, “tradicional” ou “caseiro” sempre desperta interesse dos clientes por meio de memórias afetivas, o que torna as refeições ainda mais especiais.
Você acabou de aprender as nossas dicas sobre cardápio delivery. Lembre-se que evitar excessos é essencial para que os clientes obtenham uma boa experiência no momento de consumir no seu restaurante. Assim, fica mais fácil fidelizar as pessoas por meio de pequenos detalhes.
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