Veja as vantagens do pagamento por aproximação para seu restaurante
Veja quais são as principais vantagens do pagamento por aproximação para o seu restaurante, pizzaria, hamburgueria, marmitaria ou delivery.

O pagamento por aproximação já é uma realidade. Sabemos que continuamente as instituições financeiras e as empresas como um todo atualizam seus processos e oferecem funcionalidades para facilitar a vida dos usuários. Antes, era necessário inserir o cartão na máquina e digitar a senha. Agora, apenas ao aproximar, o débito ou o crédito é efetuado na conta do cliente. Mas realmente vale a pena restaurantes adotarem essa possibilidade para o seu público?

Certamente que sim. Afinal, existe a necessidade de o estabelecimento se adaptar às diferentes mudanças que ocorrem no mercado como um todo, uma vez que os clientes vão em busca dessas transformações e optam por aqueles empreendimentos mais “atualizados”.

Neste material, a gente explica mais detalhes sobre o pagamento por aproximação. Continue a leitura e saiba mais!

Como funciona o pagamento por aproximação?

Primeiro, é importante entendermos como é o funcionamento do pagamento por aproximação. A pandemia modificou hábitos dos consumidores, como sabemos. Durante o contexto de proliferação do coronavírus, grande parte da população optava pelo pagamento em cartão em vez do dinheiro. Como havia riscos (mesmo que pequenos) de contrair o vírus por meio de superfícies, era inviável circular o dinheiro em papel e fazer com que várias pessoas colocassem a mão em uma mesma cédula.

Mesmo com o cartão, as pessoas preferiam não ter contato com nenhum dos equipamentos dos estabelecimentos. Nesse sentido, o pagamento por aproximação possibilita que o usuário conclua a sua compra sem necessariamente precisar digitar a sua senha — e essa é uma tendência que chegou para ficar.

Nesse sentido, todo cartão de crédito ou de débito que tenha um símbolo parecido com o de um Wi-Fi conta com essa funcionalidade. A máquina do restaurante também vai ter o símbolo, identificando a possibilidade de realizar a venda por esse método. Basta que o cliente aproxime o cartão no local indicado que a compra é concluída.

Qual a adesão do pagamento por aproximação no Brasil?

Em um estudo publicado pela revista Valor Investe, o pagamento por aproximação teve uma excelente adesão em nosso país. De acordo com o levantamento, em meio à pandemia, o uso teve uma alta de 374% em todo o Brasil.

Quando abordamos valores brutos, o total efetuado chegou a movimentar, em 2020, 41 bilhões de reais. Em relação a 2019, foi um crescimento de 470%. Ou seja, se as pessoas já adotaram essa realidade para as suas rotinas, é preciso adaptar o seu negócio para oferecer mais essa alternativa para diferentes públicos.

Quais as vantagens do pagamento por aproximação?

Existem vantagens de o restaurante adotar esse modelo de cobrança? Claro. A seguir, a gente apresenta algumas delas, confira!

Segurança

A primeira delas é o fato de o seu restaurante oferecer uma possibilidade segura para que os clientes efetuem seus pagamentos. O pagamento por aproximação está entre as soluções com menor riscos de fraudes, uma vez que cada transação gera um código que será válido apenas uma vez.

Além disso, esteja o cliente utilizando o pagamento por meio do cartão, smartphones, relógios ou pulseiras, isso vai evitar que ele saia com dinheiro físico, sendo mais seguro para a sua rotina. Ou seja, o seu espaço estará de acordo com as novas tendências de mercado, o que garante maior satisfação para o público e a consequente fidelização.

Agilidade no atendimento

Um bom atendimento é o diferencial de qualquer estabelecimento. No caso de um restaurante, o que define o seu sucesso vai muito além de apenas oferecer um ótimo cardápio. Claro, esse está entre os principais aspectos analisados pelo cliente, mas não é o único.

Se o seu restaurante oferecer um ótimo prato, mas demorar a servi-lo ou contar com profissionais despreparados, consequentemente, aquela pessoa não se interessará em retornar ao empreendimento para efetuar outras compras. Sendo assim, você perderia diferencial competitivo para os concorrentes, o que não seria nada interessante para as metas preestabelecidas.

No caso do pagamento por aproximação, você vai contar com um atendimento mais ágil, o que evita filas ou uma espera acima do adequado por parte de outras pessoas. Isso contribui para que haja uma propagação da imagem positiva de seu negócio, principalmente nas redes sociais.

Sempre que houver um depoimento positivo nos canais de comunicação e outras pessoas tiverem acesso a essas percepções, naturalmente isso influenciará na decisão de ir (ou solicitar um delivery) ao seu estabelecimento.

Internacionalização do pagamento

Estabelecimentos comerciais precisam sempre pensar mais alto. Especialmente se você está situado em um local turístico, é possível receber clientes que não são do Brasil. Como o pagamento por aproximação também pode ser feito pelos smartphones por meio da tecnologia NFC, há a possibilidade de as pessoas de outros países realizarem o pagamento internacional a partir da carteira digital. Basta aproximar o celular que a compra é efetuada.

Novamente, esse é um diferencial competitivo que deve ser considerado pelo seu negócio. Aliado a um atendimento de excelência, seu espaço passa a ser notado por diferentes públicos, o que afeta de forma positiva os resultados do empreendimento.

Praticidade para o cliente

Por fim, não podemos deixar de ressaltar a experiência do cliente. O restaurante que está atento a esse ponto se destaca entre os seus concorrentes. Quando há uma preocupação especial com a experiência que a pessoa terá em seu negócio, consequentemente:

  • aumentam-se as chances de fidelização;
  • há um diferencial entre os restaurantes concorrentes;
  • as pessoas retornam mais vezes para conferir as novidades do cardápio;
  • ocorre a otimização dos recursos, especialmente aqueles voltados ao marketing.

O pagamento por aproximação contribui para que as pessoas tenham mais praticidade. O indivíduo não necessariamente precisa portar cartão ou dinheiro para realizar a conclusão da sua conta, basta ter em mãos o celular (caso tenha a tecnologia NFC).

Neste conteúdo, você pôde entender o que é o pagamento por aproximação e quais são os seus diferenciais, além de conferir como é a sua adesão no país. Para implementá-lo, é importante entender quais são as ferramentas necessárias, bem como instruir toda a sua equipe sobre essa modalidade, uma vez que ela vai influenciar no atendimento executado pelo seu time.

Se você gostou dessas informações e deseja ficar por dentro continuamente de outras dicas como essas, é só assinar a nossa newsletter!

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This