Fast casual: conheça essa tendência em restaurantes! – Blog da Neemo

Quem tem um restaurante, sempre precisa ter atenção à melhor forma de atender o cliente com produtos de qualidade, a fim de entregar uma experiência gastronômica valorizada. Para isso, é importante conhecer as tendências, como o fast casual. 

Neste post, descubra o que é esse modelo de negócio e por que vale a pena conhecer. Saiba também quais vantagens ele pode trazer para a sua empresa. Boa leitura! 

O que é fast casual e por que conhecer? 

Durante anos, a ideia de comida de qualidade se relacionava a restaurantes requintados e caros, nos quais os ingredientes frescos e o cuidado com o preparo eram regra. O fast food, por sua vez, era a opção barata e quase nunca saudável, que atendia pessoas sem tempo. Com os anos, no entanto, esses conceitos foram transformados. Um exemplo disso é a união dos dois no que foi chamado de fast casual. 

Basicamente, ele une a praticidade do fast food com um toque gourmet. Ou seja, os alimentos são entregues ao consumidor de forma rápida, baseados em um cardápio mais enxuto. Porém, feitos com alta qualidade e cuidado, podendo até ser mais saudáveis. 

Tornando-se um modelo popular, que atende às tendências para restaurantes, o fast casual tem ganhado cada vez mais espaço. Só por isso, já vale a pena entender se esse conceito pode ser aplicado em seu restaurante. Além disso, é importante prestar atenção a ele por causa do consumidor. 

Sendo mais apressado e exigente com o que come, o consumidor 4.0 quer consumir refeições com maior cuidado, mas sem abrir mão do bom preço e da experiência. Ou seja, quer alimentos frescos, temperatura correta e uma apresentação interessante. Por isso, o fast casual se tornou a opção certa para unir o melhor dos dois mundos. 

Como funciona o fast casual? 

Em termos de funcionamento, o restaurante fast não exatamente precisa ter espaço para os clientes ficarem. Afinal, o objetivo principal é fazer o pedido, esperar alguns minutos e recebê-lo no balcão, inclusive para levar para casa. 

Além disso, outra característica é que o cardápio é bem menor do que um restaurante tradicional, podendo ser adaptado em combinações, dependendo do estabelecimento e pedido do cliente. Já em relação ao atendimento, é mais rápido, como em um fast food. 

Porém, o modelo também tem seus diferenciais. Por exemplo, tendo um cuidado maior, o fast casual valoriza muito o visual. Ou seja, desde o restaurante e sua decoração até o prato utilizado e a disposição dos ingredientes, tudo é pensado para atrair o consumidor.  

Aliás, o conceito também conversa com ideais sustentáveis, valorizando alimentos orgânicos e frescos e evitando o desperdício. 

Quais as vantagens desse modelo de negócio? 

Mas por que o conceito de fast casual pode ser um modelo de negócio ideal? A resposta está em suas diversas vantagens: 

  • com um serviço mais ágil, é possível garantir a experiência do cliente; 
  • uma equipe e cardápio reduzidos interfere no custo do restaurante; 
  • os pratos preparados na hora com insumos frescos valorizam o local; 
  • existem possibilidades maiores de inovar; 
  • evitando o desperdício, você economiza com insumos e promove a sustentabilidade;
  • é possível integrar outras soluções para expandir o negócio, como o delivery

De tempos em tempos, surgem tendências que podem beneficiar empresas das mais diversas formas. No caso dos restaurantes, uma das mais recentes é o fast casual, que une a facilidade do fast food com o cardápio de alta qualidade dos estabelecimentos tradicionais. Com muitas vantagens, vale a pena entender e adotar esse conceito. Assim, você tem uma nova oportunidade para se aproximar do consumidor com uma experiência gastronômica inesquecível. 

Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba novidades e tendências para o seu restaurante! 

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This