Como contratar um garçom que também seja um excelente vendedor? | Blog da Neemo
Contratar um garçom

Você já parou para pensar no quanto o garçom pode ser estratégico para o seu restaurante, sobretudo no atendimento ao cliente? Afinal, ele é o principal elo entre o seu consumidor e a sua empresa. É por isso que contratar um garçom com perfil de vendedor é tão importante para a prosperidade do seu negócio.

A ideia, ao falar em vendedor, não é fazer com que o garçom empurre pratos e mais pratos para que os clientes comprem e gastem dinheiro no restaurante uma única vez. Não. Mais do que isso, o objetivo é vender a percepção de que o seu restaurante é um local único, que traz sempre boas experiências, tanto para quem vai comer sozinho quanto acompanhado.

Assim, a experiência do cliente será ímpar, mas não isolada. E as pessoas se sentirão convidadas a voltar ao restaurante em outras oportunidades e momentos.

Então, quer contratar um garçom que também é um excelente vendedor? Neste post, listamos alguns critérios de seleção que não podem ficar de fora da entrevista que você fará com os candidatos durante o processo seletivo. Acompanhe!

Garanta que o recrutador conheça bem o seu restaurante

É claro que você conhece bem o seu restaurante, mas também é importante que os profissionais que farão o recrutamento e seleção conheçam a fundo a cultura organizacional do estabelecimento.

A ideia é que sejam escolhidos profissionais que estejam alinhados com os valores do restaurante e também do público que o frequenta. Imagine, por exemplo, um estabelecimento especializado em comida vegana ou vegetariana.

Não é uma regra que o garçom seja um adepto ao veganismo, mas, esse pode ser um ótimo diferencial. Isso porque um atendente vegano poderá indicar pratos e responder perguntas do cliente com mais facilidade. Afinal, ele também segue os princípios dessa cultura e entende bem a realidade do consumidor do local.

O mesmo vale para qualquer outro tipo de estabelecimento. Um ambiente mais refinado precisa de um garçom formal e que entenda muito de etiqueta, mas o mesmo perfil não cabe em uma lanchonete descolada, por exemplo.

Faça um bom processo seletivo

Antes de iniciar o processo para contratar um garçom é preciso pensar com clareza no processo seletivo e nos critérios de seleção. A ideia é que se definam os passos para contratar o melhor profissional para o seu estabelecimento.

A entrevista é fundamental para conhecer bem os candidatos, mas talvez não seja suficiente para verificar como eles se comportam na prática. Para isso, testes simulados e dinâmicas de grupo podem ser desenvolvidas.

Com o advento de novas tecnologias, os profissionais de recursos humanos utilizam até mesmo técnicas de gamificação, como jogos virtuais que simulam situações e avaliam a conduta dos candidatos em cada uma delas. Essa é uma opção que você pode considerar, caso ache válido o investimento.

Adote um bom método de entrevistas

Ao fazer um processo seletivo para contratar um garçom, é muito importante que você busque traçar um perfil do profissional desejado e adotar uma metodologia para fazer entrevistas de emprego que revelem tais características.

Muitas vezes, contar com o auxílio de um psicólogo nesse processo é importante, pois ele pode identificar mais facilmente se um candidato tem ou não habilidades para ser um bom garçom e também os adjetivos que são próprios de um vendedor, mas que podem ser aplicados no atendimento a clientes de estabelecimentos da área alimentícia.

Saiba o que perguntar em uma entrevista para garçons

Ainda falando sobre as entrevistas, é interessante que você tenha uma espécie de roteiro, para que saiba o que perguntar para o garçom no momento da entrevista. Falar sobre experiências anteriores, por exemplo, é algo que não deve deixar de ser abordado na conversa com os candidatos.

Entender sobre como o profissional atuava em outras empresas em que ele trabalhou poderá fazer com que se tenha uma ideia da forma como ele desempenha as suas atividades e os contatos que já teve com vendas.

Veja se ele sabe fidelizar clientes

Entre tantas outras qualidades, o garçom deve ser um promotor do nome do restaurante, comentando com os clientes, de forma sutil, sobre serviços extras que o estabelecimento oferece, como um aplicativo delivery, um playground, monitores infantis ou ainda sistema diferenciado de estacionamento.

Isso ampliará o âmbito de relacionamento com o público-alvo, estimulando as pessoas a novas experimentações de serviços disponibilizados pelo seu estabelecimento, inclusive nas plataformas digitais, gerando aproximação e fidelização de clientes.

Portanto, ao contratar um garçom, é fundamental investigar como ele agiria em determinadas situações em que é necessário fidelizar clientes. Uma ideia interessante é simular situações em um teste prático.

Avalie o nível de prestatividade do garçom

É preciso que os garçons entendam que quanto mais o restaurante faturar, mais eles podem ganhar, pois seus vencimentos mensais poderão aumentar, caso o faturamento do restaurante também aumente.

Por isso, ao contratar um garçom, procure perceber se ele oferece um bom atendimento e se é prestativo. Mais do que anotar e trazer pedidos, esse profissional precisa saber fazer com o que os clientes se sintam muito bem acolhidos e tenham a sensação de que têm tratamento exclusivo, o que o estimulará a consumir mais e mais, mas de forma natural.

Confira se tem experiência de atendimento ao público

Um diferencial importante a ser observado quando você for contratar um garçom, é verificar se ele tem experiências anteriores no atendimento ao público, mas não necessariamente na profissão de garçom. Pode ter sido, por exemplo, como vendedor em lojas ou atendente em algum estabelecimento comercial.

A experiência é importante. Afinal, por mais que alguém tenha talento para ser vendedor e que seja uma pessoa bem articulada, é somente na prática que se consolidam alguns conhecimentos.

Observando esses detalhes, temos a certeza de que você terá mais sucesso ao contratar um garçom para o seu restaurante, tendo em vista que o perfil de vendedor é fundamental para vender o seu negócio para clientes atuais e potenciais.

Verifique se o profissional tem cuidados com a própria imagem

Quando falamos em cuidados com a imagem, não nos referimos a características ou aparência física, mas sim às questões relacionadas ao asseio e higiene pessoal. É necessário que o garçom esteja sempre com o cabelo bem-arrumado, utilize o uniforme bem alinhado e mantenha as unhas sempre limpas e bem cortadas.

Além disso, por mexer com comida, não se recomenda que os homens utilizem barba muito comprida. Já quem usa o cabelo comprido, precisa ter ele sempre preso e, de preferência, utilizar um penteado que evite que os fios caiam, como um coque.

Analise se o garçom tem conhecimentos em gastronomia

Antes de contratar um garçom é preciso analisar se os profissionais têm conhecimentos em gastronomia, pois esse é um diferencial importante. Obviamente, o garçom não precisa ser graduado nessa área nem ter o mesmo conhecimento que o chef do restaurante, mas conhecimentos básicos são necessários.

O conhecimento em gastronomia é relevante para que o garçom possa tirar dúvidas eventuais dos clientes sobre determinado prato, sobre a sua história ou itens que estão em sua composição.

Veja se ele tem postura de vendedor

Vendedores têm uma postura bem peculiar, que é a facilidade de persuadir as pessoas, sem que, para isso, seja preciso ser chato ou apelativo. Assim, um garçom com postura de vendedor poderá sugerir pratos adicionais, como drinks e sobremesas, gerando um aumento na lucratividade dos colaboradores.

A ideia é que o garçom se torne um divulgador do cardápio, mostrando itens que vão além daqueles mais pedidos e que são o carro-chefe do seu restaurante. De tal modo, o profissional poderá ser treinado para indicar os pratos que são mais lucrativos para o estabelecimento.

Garanta que o profissional saiba trabalhar em equipe

O trabalho em equipe é fundamental para o exercício da atividade de garçom, principalmente, quando se espera que ele tenha uma postura de vendedor.

Isso porque é preciso que todos os garçons tenham a consciência de que estão jogando no mesmo time e atuam juntos em prol de um objetivo em comum, que é servir bem os clientes, para que eles se sintam satisfeitos e retornem ao estabelecimento em outras oportunidades.

Proporcione cursos e treinamentos para os garçons

No decorrer do processo de contratar um garçom, nem sempre você encontrará profissionais que tenham todas as características que citamos nos tópicos anteriores. Por isso, é importante que você ofereça cursos e treinamentos para desenvolver tais habilidades logo após a contratação.

Esses cursos devem ser ministrados por profissionais experientes, como professores da área, que se disponibilizem a ir até o restaurante. Também há a possibilidade de fazer parcerias com escolas técnicas, que ofereçam cursos práticos nas áreas de atendimento ao cliente, gastronomia, relacionamento interpessoal, gestão de restaurantes, entre outros.

Verifique se o profissional sabe lidar com as novas tecnologias

Hoje em dia os restaurantes estão cada vez mais tecnológicos! É comum o uso de aplicativos para pedidos delivery e o uso de cardápios e sistemas de gestão online, por exemplo.

É por isso que os garçons precisam saber lidar com as novas tecnologias, como as desenvolvidas pela Neemo. Assim, ele poderá manipular com destreza os smartphones e tablets que são utilizados para anotar pedidos e enviá-los automaticamente para a cozinha, por exemplo.

Conseguiu compreender como contratar um garçom que também seja um excelente vendedor? Então, basta seguir as nossas dicas e ter mais esse diferencial no seu restaurante. Afinal, isso é muito importante para que os clientes se sintam mais satisfeitos e queiram voltar sempre que puderem.

E, por falar em satisfazer os clientes, recomendamos que assine a nossa newsletter! Assim, sempre poderemos enviar excelentes dicas para que você possa tornar os serviços do seu restaurante ainda melhores.

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