contratar um garçom

Você já parou para pensar no quanto o garçom pode ser estratégico para o seu restaurante, sobretudo no atendimento ao cliente? Afinal, ele é o principal elo entre o seu cliente e a sua empresa. É por isso que contratar um garçom com perfil de vendedor é tão importante para a prosperidade do seu negócio.

A ideia, ao falar em vendedor, não é fazer com que o garçom empurre pratos e mais pratos para que os clientes comprem e gastem dinheiro no restaurante uma única vez. Não. Mais do que isso, o objetivo é vender a percepção de que o seu restaurante é um local único, que traz sempre boas experiências, tanto para quem vai comer sozinho quanto acompanhado.

Assim, a experiência do cliente será única, mas não isolada. E as pessoas se sentirão convidadas a voltar ao restaurante em outras oportunidades.

Então, quer contratar um garçom que também é um excelente vendedor? Neste post, listamos alguns critérios de seleção que não podem ficar de fora da entrevista que você fará com os candidatos durante o processo seletivo. Acompanhe!

Veja se ele sabe fidelizar clientes

Entre tantas outras qualidades, o garçom  deve ser um promotor do nome do restaurante, comentando com os clientes, de forma sutil, sobre serviços extras que o estabelecimento oferece, como um aplicativo deliveryum playground ou monitores infantis ou ainda sistema diferenciado de estacionamento.

Isso ampliará o âmbito de relacionamento com o público-alvo, estimulando as pessoas a novas experimentações de serviços disponibilizados pelo seu estabelecimento, inclusive nas plataformas digitais, gerando assim aproximação e fidelização de clientes.

Portanto, ao contratar esse tipo de profissional, é fundamental investigar como ele agiria em determinadas situações em que fosse necessário fidelizar clientes. Uma ideia interessante é simular situações em um teste prático.

Avalie o nível de prestatividade do garçom

É preciso que os garçons entendam que quanto mais o restaurante faturar, mais eles podem ganhar, pois seus vencimentos mensais poderão aumentar, caso o faturamento do restaurante também aumente.

Por isso, ao contratar um garçom, procure perceber se oferece um bom atendimento e se é prestativo. Mais do que anotar e trazer pedidos, esse profissional precisa saber fazer com o que os clientes se sintam muito bem acolhidos e tenham a sensação de que têm tratamento exclusivo, o que estimulará a consumir mais e mais, mas de forma natural.

Confira se tem experiência de atendimento ao público

Um diferencial importante a ser observado quando você for contratar um garçom, é verificar se ele tem experiência anteriores no atendimento ao público, não necessariamente na profissão de garçom. Pode ter sido, por exemplo, como vendedor em lojas ou atendente em algum estabelecimento comercial.

A experiência é importante. Afinal, por mais que alguém tenha talento para ser vendedor e que seja uma pessoa bem articulada, é somente na prática que se consolidam alguns conhecimentos.

Observando esses detalhes, temos a certeza de que você terá mais sucesso ao contratar um garçom para o seu restaurante. Afinal, o perfil de vendedor é fundamental para vender o seu negócio para clientes atuais e potenciais.

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