
O coronavírus surgiu e se alastrou com extrema facilidade pelo mundo, fazendo com que rapidamente se tornasse uma pandemia. Dessa maneira, as vidas das pessoas tiveram uma série de mudanças, bem como o comportamento de consumo. No meio desse cenário, o mercado delivery se tornou uma das alternativas mais procuradas pelos consumidores.
Está com pouco tempo para a leitura? Experimente escutar nosso artigo no player abaixo:
Para evitar que a contaminação se alastre ainda mais, medidas como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização constante são algumas das ações para evitar a proliferação do vírus. Nesse contexto, em que os estabelecimentos tiveram que fechar as portas para consumo presencial, o delivery foi ainda mais impulsionado.
Por isso, entenda mais sobre os impactos da pandemia no mercado e os efeitos que isso gerou no delivery!
Como era o mercado de entrega antes da pandemia?
Não foi apenas a pandemia do coronavírus que fez com que o setor de entregas tivesse maior movimentação. Afinal, os pedidos delivery já apresentavam uma alta, sobretudo com o surgimento de novos aplicativos e empresas que entregam os pratos pedidos pelos clientes. No entanto, essa comodidade de pedir comida de casa só se expandiu ainda mais.
Segundo dados do Instituto de Foodservice Brasil (IFB), entre 2017 e 2018 houve um aumento de 23% no consumo por meio de pedido de aplicativos. Ou seja, o setor já estava em expansão antes mesmo da pandemia. Assim, com o aumento da demanda, também ocorreu o aumento de cadastro de restaurantes nas plataformas, bem como de entregadores.
De que maneira o isolamento impulsionou o mercado delivery?
A quarentena forçou os consumidores a permanecerem em casa, e os pedidos via delivery se tornaram a única alternativa. Com essa mudança de rotina, os aplicativos para pedir comida ajudaram empresas, como os restaurantes, a sobreviverem. Portanto, o investimento nesse modelo de entrega foi o responsável por evitar que muitos empreendimentos fechassem as portas.
O isolamento e o distanciamento social mudaram a rotina das pessoas, provocando a necessidade de adotar novos modelos de trabalho, como o home office. Dessa forma, os funcionários que antes se alimentavam fora de casa no dia a dia de trabalho também foram forçados a cozinhar em casa ou, o que é mais comum, aderir às entregas em domicílio.
Nesse sentido, o crescimento de pedidos foi expressivo para evitar aglomerações e a contaminação pelo vírus. Seguindo decretos para fechar as portas, os restaurantes foram diretamente afetados pelas medidas. E foi nesse momento que o setor de delivery viu o aumento significativo no volume de pedidos.
Quais foram os efeitos da pandemia no segmento?
Assim como em todos os outros setores, a pandemia do coronavírus gerou impactos no segmento de entregas. No entanto, ao contrário de outras áreas que foram afetadas de forma negativa, com perdas, diminuição da lucratividade ou até empreendimentos que tiveram que fechar, o mercado delivery viu suas operações crescerem.
Portanto, as operações aumentaram e também tiveram um papel fundamental nesse contexto. Porém, as empresas tiveram que fazer adaptações em suas normas para apresentar mais segurança para seus entregadores e clientes. Por isso, confira quais foram as principais mudanças que a pandemia provocou no setor.
Reforço dos protocolos de higiene
Por mais que as pessoas tenham esperança de que a vacina solucione a questão da pandemia, o cenário não melhorará imediatamente. Por isso, os protocolos de higiene ainda precisarão ser seguidos por um bom tempo. Entre as medidas obrigatórias estão o uso de máscaras e a higiene constante das mãos (lavar ou aplicar álcool 70%).
Além disso, os recipientes dos pratos e também as embalagens de envio do pedido precisam de maiores cuidados para evitar a contaminação — assim como o preparo dos alimentos também precisa seguir todas as medidas de higiene. Por mais que os alimentos não sejam um veículo para transportar o vírus, outros tipos de contaminação podem acontecer, como por meio das embalagens.
Mudanças nas entregas
Além das medidas exigidas pelos órgãos de saúde, os aplicativos também precisam mudar as regras de suas entregas. Algumas dessas transformações dizem respeito ao contato entre entregador e cliente. Em vez de fazer a entrega direta (como acontecia antes da pandemia), o pedido pode ser deixado na porta, por exemplo. Assim, há maior segurança para ambos.
Entretanto, caso não seja possível deixar o pedido na porta do cliente, é necessário respeitar o distanciamento, em que entregador e cliente devem manter cerca de 1,5 m de distância um do outro.
Surgimento de novos modelos de negócio
Mesmo que a pandemia seja um momento desagradável, muitos empreendimentos buscaram se adaptar ao novo mercado. Por isso, o surgimento de tendências é comum nesses momentos. Entre elas está o modelo dark kitchens.
O termo se refere a um espaço criado exclusivamente para a entrega de pedidos. Dessa maneira, as dark kitchens são vantajosas para as empresas, sobretudo de pequeno e médio portes, pois há uma redução de gastos com aluguel de espaço, mão de obra e decoração local. Adotar esse modelo está ajudando a salvar muitos empreendimentos no país, pois se investe apenas no que é essencial para oferecer um bom serviço aos clientes.
Aumento da importância de aplicativos de delivery próprios
Apesar de os aplicativos serem uma saída para o momento em que os salões de restaurantes não podem receber clientes, o delivery nem sempre é uma solução viável. Os estabelecimentos que aderem às plataformas de entrega geralmente precisam pagar taxas para essas empresas. Portanto, isso também compromete a lucratividade desses negócios.
Uma das maiores vantagens de aplicativos próprios é justamente a diminuição com custos, como a cobrança de taxas e a comissão de outros aplicativos. Dessa forma, é possível vender com mais segurança e maior lucratividade, sem sofrer com problemas como o atraso nas entregas. Esses aspectos são essenciais para melhorar o desempenho do restaurante, aperfeiçoar a experiência e aumentar a satisfação dos clientes.
O mercado delivery é uma aposta certeira em meio à pandemia. Além disso, investir na entrega em domicílio é a melhor alternativa para manter o empreendimento saudável, uma vez que a tendência é que ainda leve um certo tempo até que a antiga normalidade como conhecemos volte — ou essas transformações se perpetuarão até mesmo após a pandemia.
O que você achou do conteúdo deste post? Assine nossa newsletter e acompanhe várias novidades diretamente na sua caixa de e-mail!