5 dicas para utilizar cross selling no restaurante – Blog da Neemo

Em um negócio, é essencial que a equipe implemente ações que contribuam para resultados mais efetivos e, consequentemente, tenha mais lucratividade. Existem técnicas de vendas e ações que trazem esse reflexo, como o cross selling. Trata-se de um conceito muito utilizado em empresas de modo geral, inclusive de restaurantes, mas que muitas vezes não é planejado com eficiência.

Sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo. São muitos os aplicativos de marketplace e empreendimentos de qualidade que fornecem um bom atendimento aos seus clientes. Se você não buscar diferenciais, pode ser prejudicial tanto para alcançar as metas planejadas quanto para o impacto nafidelização e satisfação do cliente.

Neste material, a gente explica sobre o cross selling e traz algumas dicas para que você possa utilizar em seu empreendimento. Continue a leitura e saiba mais!

O que é cross selling?

Primeiro, vamos entender sobre esse conceito. O cross selling, também denominado como venda cruzada, é uma estratégia que contribui diretamente para que você aumente seu ticket médio, uma vez que vai oferecer produtos que complementam os pedidos do consumidor apreços mais acessíveis. Dessa forma, se a pessoa for solicitar apenas um item em uma empresa que não conta com essa ação, na que oferece essa oportunidade ela acaba comprando mais, pois vai valer a pena para o seu bolso.

De modo geral, trata-se dos famosos “combos” oferecidos pelos empreendimentos do ramo alimentício. Dessa forma, se você vende um hambúrguer, pode oferecer uma promoção que leve também a coca-cola e a batata frita a um preço muito menor do que quando esses itens são comprados separadamente.

Entre os principais diferenciais de contar com essa estratégia, destacamos especialmente:

  • traz mais credibilidade para a sua marca;
  • aumenta o encantamento dos clientes com os seus produtos, uma vez que eles são beneficiados pela estratégia;
  • fideliza clientes;
  • aumenta as possibilidades demarketing boca a boca;
  • contribui para que haja redução de custos com aatração de clientes, entre outros.

Como implementar o cross selling em seu restaurante?

Como afirmamos, esse tipo de estratégia é comum em empreendimentos do ramo alimentício. Porém, nem sempre é planejado com eficiência, o que impacta na lucratividade e nos resultados do negócio como um todo. Por essa razão, trouxemos algumas dicas para que você usufrua dos benefícios apresentados sem que prejudique seu fluxo de caixa. Confira!

1. Entenda o orçamento de seu negócio

Quando mencionamos sobre planejamento, não podemos deixar de lado a necessidade de entender sobre o orçamento de seu negócio. Por essa razão, antes de mais nada, analise como está o caixa de seu restaurante ou delivery. Estude quais são os produtos que poderiam entrar em uma estratégia de cross selling e qual seria o impacto disso nas finanças.

Dessa forma, há a possibilidade de oferecer benefícios aos clientes sem que o restaurante seja impactado negativamente com isso. Afinal, o objetivo de adotar o cross selling é justamente o contrário.

2. Ofereça combos

Acima, mencionamos que o cross selling pode ser definido em um contexto de delivery e de restaurantes como os famosos combos. Se o cliente fizer um pedido, pode optar por uma alternativa que vai contar com outros itens a um preço mais acessível.

Por essa razão, é essencial que a equipe que planeja o cross selling entenda bem a carteira de produtos, faça uma análise docardápio e dos pedidos que normalmente são feitos em conjunto e, em seguida, desenhe os combos que podem ser oferecidos.

Nesse sentido, sempre recomendamos que haja um histórico de vendas de seu negócio. Dessa forma, há a possibilidade de realizar relatórios e identificar quais são os itens que praticamente formam um “par”. Alguns deles podem ser definidos pelo feeling da equipe. Normalmente, por exemplo, há solicitação de bebida em conjunto com o prato. Dessa forma, é um combo que poderia ter muita saída em seu negócio.

Porém, não se trata apenas de oferecer batata frita e refrigerante na venda de um sanduíche. Pode haver combos para casal (tudo do pedido ser duplicado), para família (exemplo: 4 sanduíches e 4 refrigerantes, ou 4 pratos, de acordo com a especificidade de seu negócio), entre outros.

3. Utilize molhos especiais

Essa dica é válida especialmente para restaurantes e deliverys que focam no pedido de lanches. Hoje, os empreendimentos estão focados em desenvolver seus próprios molhos. E isso chama muito a atenção dos clientes, uma vez que dá um “up” no sabor, principalmente pela variedade de molhos oferecidos: maionese temperada, molho de alho, molho rosê especial, entre outros.

Se em seu espaço também houver essa alternativa, utilize-o para a técnica de cross selling. No entanto, indicamos que, em um primeiro pedido, você encaminhe como uma espécie de cortesia para que ele conheça o sabor e entenda o quanto aquilo faz diferença para o sabor. Também há a oportunidade de já oferecer um gratuito e ter a opção de encaminhar uma maior quantidade a um preço relativamente maior.

Tudo isso vai depender de como é o seu negócio e qual é o perfil de seu público para que os resultados de fato sejam positivos.

4. Ofereça sobremesas

Um outro tópico que também pode ser utilizado na técnica do cross selling é o de oferecer sobremesas junto com o pedido. Você pode, por exemplo, levar ao cliente um menu completo: entrada, prato principal e sobremesa. O preço vai depender de qual é o estilo do pedido e qual foi o dinheiro empregado para que o item seja preparado e entregue. Lembre-se: o orçamento e o planejamento são essenciais para os resultados.

5. Analise sempre

Por fim, indicamos que sempre conte com uma boa análise das estratégias adotadas, uma vez que isso contribui para que você implemente melhorias nos pontos necessários e potencialize aquilo que vem dando certo, de modo que vai refletir diretamente nos resultados da empresa.

O que achou de conhecer um pouco mais sobre a técnica de cross selling e como adotar em seu restaurante? Como vimos, é uma estratégia que tende a aumentar o ticket médio e a satisfação de seus clientes, sendo esse um diferencial competitivo em relação ao mercado.

Se este conteúdo foi útil, compartilhe com as suas conexões nas redes sociais!

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This