
O isolamento social, necessário durante a fase aguda da pandemia, trouxe para o mercado de delivery uma série de clientes que não tinham o hábito de comprar a distância, aumentando a demanda por esse tipo de serviço. Mesmo após a volta das atividades presenciais, muita gente manteve o hábito de pedir comida dessa forma, o que aqueceu de vez o mercado, tornando-o bastante competitivo.
Com a oferta de delivery expandida durante a pandemia, restaurantes que não entregavam comida passaram a entregar, ou seja, os consumidores agora têm mais opções e procuram restaurantes que, além de boa comida, ofereçam vantagens, como descontos, frete grátis e benefícios personalizados.
Neste post, vamos entender como criar um cupom de desconto de sucesso para atrair esse consumidor exigente. Confira!
1. Conheça os tipos de cupons
Para que um cupom atinja o seu objetivo, ele precisa ter um objetivo estratégico. Esse direcionamento pode ser de acordo com uma data específica, a necessidade de divulgação de um novo produto, a atração de clientes novos, etc. Veja, abaixo, alguns tipo de cupons que podem ser utilizados:
- cupom de primeira compra — esse é o cupom utilizado para atrair novos clientes e geralmente é disponibilizado com algum desconto de boas-vindas;
- cupom de indicação — o cupom de indicação também é utilizado para a atração de novos clientes e para a fidelização dos atuais, oferecendo benefícios para quem indica e para o indicado;
- cupom de aniversário — pode ser utilizado para oferecer descontos ou benefícios para o cliente que faz aniversário, para uso em um determinado dia ou mês;
- cupom sazonal — é utilizado para atrair os clientes nas épocas em que o movimento tende a cair, ou seja, serve para tentar equilibrar o faturamento dos meses de baixa com os de alta;
- cupom para datas comemorativas — as datas comemorativas são excelentes para a vinculação com cupons de desconto e podem ser direcionadas para o nicho de atuação de cada restaurante — Dia dos Pais, das Mães, Natal, Páscoa, Namorados, etc.;
- cupom de frete grátis — muitos clientes desistem da compra no último momento em decorrência do preço do frete. Nesse cenário, o cupom de frete grátis pode ser utilizado para diminuir o abandono de carrinhos;
- cupom baseado em porcentagens — os cupons baseados em porcentagens são tradicionais e utilizados para estimular a compra recorrente, com o restaurante reduzindo a sua margem de lucro em busca de fidelização.
2. Saia do óbvio
A tecnologia democratizou o acesso a ferramentas de marketing digital, facilitando a criação de estratégias de fidelidade, como os cupons. Sendo assim, para se destacar em meio à concorrência, é necessário usar a criatividade para atrair os clientes.
É preciso pensar além do trivial, não apenas na forma como o cupom será divulgado, mas no que o cupom entrega de benefícios e o gatilho mental que será utilizado.
Você pode, por exemplo, utilizar os dados de compras anteriores para criar cupons personalizados para o seu público-alvo, com promoções e brindes que aumentem as chances de conversão — elevando as chances de engajamento.
3. Utilize os gatilhos mentais
Todos nós agimos a maior parte do tempo a partir de gatilhos mentais, de forma subconsciente — poucas são as decisões que tomamos de forma consciente durante o dia e o nosso cérebro faz isso para economizar energia.
Quando você utiliza os gatilhos mentais como ferramentas de marketing, está apenas potencializando algo que acontece de forma natural. Quais são os gatilhos mentais que podem ser utilizados na criação de cupons? Você pode utilizar:
- gatilho afeição ou afinidade — quando a empresa cria uma relação próxima e recíproca com o cliente, gerando um envolvimento emocional, como acontece nos cupons de aniversário, em que o cliente é quem ganha;
- gatilho de escassez — quando a oferta é limitada e o cliente não pode demorar para adquiri-la, para não perder uma oportunidade, como os cupons relacionados a produtos selecionados e que só serão vendidos em um determinado dia;
- gatilho de exclusividade — quando o cliente tem a oportunidade de ganhar algo que poucos terão chance, por exemplo, os cupons que só contemplam uma quantidade x de clientes com um belo desconto;
- gatilho de urgência — o gatilho de urgência é aquele que tem hora marcada para acabar, ou seja, o cliente precisa correr para não perder a promoção do cupom.
4. Conte com um app próprio
Existem várias maneiras de criar um cupom de desconto para o seu restaurante, desde o simples, de papel, até o personalizado, enviado diretamente para o cliente via app próprio do restaurante.
Ao contar com um delivery app com a marca de seu restaurante, você cria um canal direto, integrando os dados e tornando as estratégias de marketing cada vez mais certeiras.
Assim, o cupom de desconto servirá para atrair clientes para o seu restaurante e para tornar o acesso ao seu app cada vez maior, permitindo um controle total de todos os processos. Ao não ter que pagar porcentagens a plataformas de delivery, você tem a chance de fazer descontos mais atrativos, com custos competitivos.
Além dos cupons, você terá a oportunidade de criar e automatizar uma série de programas de fidelidade, enviando notificações de promoções para os seus clientes, com envios automáticos de divulgação, criação de cardápios personalizados com promoções e gestão de dados via CRM. Ou seja, o cupom passa a ser uma das ferramentas que você precisa para criar um sistema de atração e retenção de clientes com base em dados sólidos.
Como vimos, o cupom de desconto deve ser feito com base em estratégias sólidas para atingir o consumidor certo na hora certa. Para isso, é importante mensurar os resultados, entendendo o que funciona e o que não funciona, para aprimorar cada vez mais o processo de criação de cupons.
Nesse cenário, a utilização de uma solução tecnológica voltada para a gestão de restaurantes é fundamental. Escolha a aplicação que permitirá a centralização de dados e a obtenção de insights a partir dessas informações para criar um cupom de desconto de sucesso.
Gostou do post? Quer saber como contar com uma plataforma que colocará de vez o seu restaurante na transformação digital, permitindo a criação de cupons e demais estratégias de fidelização? Entre em contato conosco e conheça nossos diferenciais.