aplicativo delivery

O aplicativo delivery é importante para todos restaurantes, bares e outros estabelecimentos no setor gastronômico que fazem tele entrega. Afinal, eles evitam o congestionamento das linhas telefônicas e também proporcionam mais conforto e agilidade para os clientes.

Porém, muitos empresários dessa área têm dúvidas sobre como é feita a precificação do desenvolvimento desses aplicativos e acabam pensando que o valor é alto e que o investimento não vale a pena.

Para que você entenda como um aplicativo delivery é cobrado e como os valores são justificados, desenvolvemos este post. Siga conosco e esclareça as suas dúvidas sobre os aplicativos delivery.

O que é levado em consideração na precificação de um aplicativo delivery?

Existem diversas variáveis que precisam ser levados em consideração no momento da precificação de um aplicativo delivery, o que justifica a variação de valores quando você faz orçamento com duas empresas, por exemplo.

É preciso prestar atenção dos processos que envolvem a criação e como cada etapa é realizada, bem como os profissionais envolvidos. De maneira geral, quanto mais serviços o seu app tiver, mais recursos utilizará para ser desenvolvido e assim sairá mais caro, pois serão necessárias mais horas trabalhando no projeto e desenvolvimento do programa.

Um fator fundamental é observar em que plataforma o aplicativo delivery será desenvolvido. Afinal, é importante que ele rode bem em smartphones que utilizam diferentes sistemas operacionais, como o Android e o iOs.

Cada um desses sistemas necessita de configurações específicas e isso demanda mais tempo para o desenvolvimento. Por isso, ao analisar um orçamento para aplicativo é importante observar se ele leva em consideração o desenvolvimento para pelos menos essas duas principais plataformas.

Que itens influenciam no desenvolvimento desse tipo de plataforma?

Além do desenvolvimento para mais de um sistema operacional, é preciso levar em consideração alguns outros itens que influenciam o preço dos aplicativos. Os principais deles são os listados na sequência.

Perfil para usuários

Se o seu aplicativo tiver a opção de criar perfis para usuários, com a possibilidade de o cliente personalizá-lo com uma foto e preencher informações com seus gostos e preferências, por exemplo, se leva mais tempo para o desenvolvimento do que um app mais simples.

Para saber sobre a necessidade ou não de possibilitar a criação de um perfil para usuários, é interessante uma pesquisa com o seu público-alvo.

Página customizada

Algumas empresas trabalham com templates pré-prontos, fazendo pequenas alterações no layout para cada cliente. Nesses casos, o aplicativo deve ser mais barato, pois há menos demanda de trabalho.

Porém, quando o aplicativo é totalmente customizado, ou seja, realizado no zero para a sua empresa, haverá mais trabalho a ser feito, portanto o valor será mais alto.

Powered by Rock Convert

Qualidade do software

A qualidade do aplicativo, muitas vezes, está relacionada ao conhecimento dos profissionais que o desenvolvem, principalmente no que se refere à linguagem de programação.

Para que problemas não ocorram no funcionamento, é preciso que tudo seja muito bem programado, com códigos corretos e alinhados, para que eventuais falhas possam ser facilmente corrigidas, gerando uma boa experiência para o usuário.

Como funciona o processo de design de um aplicativo delivery?

O design é uma das etapas mais importantes para o desenvolvimento de um aplicativo, pois ele deve reunir todos os recursos que o aplicativo dispõe e organizá-los de forma que fique fácil para o usuário utilizá-los.

Não se trata, portanto, apenas de desenhar um layout com as cores da identidade visual do seu restaurante, mas sim de um estudo aprofundado sobre a forma como o seu público utiliza os aplicativos.

Será que o botão para fazer os pedidos fica melhor na parte superior ou inferior? Que cor chamaria mais atenção? Em que local deve permanecer o cardápio para que o cliente visualize os pratos? Tudo isso precisa ser pensado para que o usuário possa utilizar o aplicativo de forma intuitiva.

Para trabalhar o design, primeiramente, se cria um wireframe. Trata-se de uma espécie de mapa que mostra como o app ficará depois de pronto. Esse mapa é desenvolvido geralmente pelo arquiteto da informação, em parceria com o designer. Depois, o designer finalmente deve desenvolver o layout, seguindo o esquema que foi montado.

É importante que, depois de finalizado, sejam feitos testes com possíveis usuários do aplicativo. Esses testes servirão como indicadores para que se saiba se o app está pronto para ser lançado aos clientes ou se é necessário fazer alterações para aperfeiçoá-lo.

Quais são os profissionais envolvidos na criação de um aplicativo?

Para desenvolver um aplicativo é preciso envolver pelo menos quatro profissionais: o gestor de conteúdo, o arquiteto de informação, o designer e o desenvolvedor ou programador.

O arquiteto de informação é o responsável por mapear as necessidades dos usuários de um app e assim desenvolver técnicas como a taxonomia, organizando as informações em grupos. Após isso, ele desenvolve o wireframe em parceria com o designer.

O gestor de conteúdo é o responsável por elaborar os textos e fazer a coleta dos materiais que serão utilizados no aplicativo. No caso de um restaurante, ele precisa organizar a forma como serão apresentados o cardápio e as fotos dos pratos, por exemplo.

O designer, por sua vez, é o responsável por elaborar o layout, com base no wireframe criado e também incluindo as informações que foram desenvolvidas pelo gestor de conteúdo.

Finalmente, o programador é o responsável por codificar tudo o que foi elaborado anteriormente em linhas de programação e assim desenvolver um aplicativo funcional e que possa ser disponibilizado para os clientes.

Ainda assim, é recomendado, conforme destacamos, que sejam feitos testes antes do lançamento, para garantir que tudo está funcionando conforme o planejado.

E então, conseguiu compreender como é definido o custo de um aplicativo delivery para restaurantes? Agora você já tem mais subsídios para analisar orçamentos e garantir a contratação de uma empresa de qualidade, que cumpra tudo o que descrevemos.

Conheça o Delivery App

Nós, da Neemo, desenvolvemos aplicativos e sites para restaurantes com muita qualidade e com um custo baixo e que certamente trarão muitos resultados positivos para você e para os seus clientes. Para saber mais sobre os nossos serviços e solicitar um orçamento, entre em contato conosco agora mesmo! Se preferir, você pode conhecer um pouco dos nossos mais de 1200 clientes.

 

Powered by Rock Convert

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This