
A dark kitchen é uma estrutura que atende a um restaurante delivery, sem que seja possível ver o estabelecimento da rua. Os clientes não podem entrar no restaurante para fazer pedidos, não existe placa e a cozinha pode estar em qualquer lugar.
O modelo de negócios, que também é conhecido como restaurante virtual, tem ganhado muitos adeptos. O surgimento de restaurantes bem-sucedidos nesse modelo, somado à popularização dos pedidos pela internet, atrai cada vez mais empreendedores para o formato.
Se a dark kitchen parece um grande mistério para você, vamos ajudar! Confira a seguir as principais perguntas e respostas sobre esse tipo de restaurante!
1. Quais os desafios?
Os desafios das dark kitchens se referem, especialmente, ao seu maior diferencial, que é a existência apenas no ambiente virtual. A falta de um local que possa ser visitado, com fachada e identificação claras, pode causar desconfiança nos consumidores. A dependência dos aplicativos de terceiros também é um fator relatado por muitos empresários.
Para driblar esse problema, é importante investir na construção da autoridade da marca na internet. Utilizar apps como o iFood, Uber Eats e Rappi é uma forma de conquistar clientes, mas não pode ser a única presença digital do restaurante.
Não é porque seu restaurante não tem fachada que ele não será encontrado. É essencial que o estabelecimento virtual, que nesse caso é formado pelo site e redes sociais, apresente o máximo de informações sobre o restaurante. Assim, quem quiser pesquisar sobre o negócio, conhecer a equipe e a história da empresa obterá as respostas que deseja.
2. Quais as vantagens?
Ter um restaurante virtual traz vários benefícios que podem ser interessantes, podendo destacar:
- possibilidade de dividir o espaço (e os custos) com outros restaurantes;
- viabilidade de locação em imóveis que não têm fachada própria para atendimento ao público, reduzindo o valor da locação;
- investimento inicial mais baixo que o modelo tradicional;
- maior flexibilidade para mudanças de cardápio;
- a localização do ponto comercial deixa de ser relevante;
- a cozinha opera em ritmo de produção dedicada exclusivamente ao delivery, reduzindo o tempo de espera dos clientes.
3. Como é a infraestrutura na dark kitchen?
A estrutura da dark kitchen é focada na cozinha, que deve ter todos os equipamentos para produção em larga escala. Além disso, devem ser preparados o espaço para retirada de pedidos e a infraestrutura de tecnologia para receber, distribuir e controlar as encomendas.
Móveis para salão, bandejas e itens de servir são completamente dispensáveis nesse modelo. É importante organizar o espaço de maneira que otimize a circulação na cozinha e a retirada dos pedidos, garantindo agilidade.
4. Como fica a logística?
A logística das entregas do restaurante que opera com dark kitchen é voltada para o atendimento do delivery. O restaurante pode optar por ter um serviço terceirizado de entregas, motoboys contratados ou usar os entregadores dos aplicativos.
Para que a entrega seja eficiente, em qualquer um dos modelos, é importante organizar a produção. Ter a ideia exata de quanto tempo o cliente vai esperar e cumprir as estimativas são ações fundamentais. Entregar rápido com qualidade é um dos maiores diferenciais competitivos em uma dark kitchen de sucesso.
A disseminação dos restaurantes que adotam a dark kitchen aumentou o interesse pelo assunto, criando dúvidas sobre as chances de êxito de quem trabalha nesse formato. Para que o restaurante seja bem-sucedido, é essencial investir em conhecimento, projetando um negócio que atenda às demandas do público por um delivery que ofereça qualidade, rapidez e segurança.Se você se interessou pela atuação de um restaurante delivery com dark kitchen e deseja se aprofundar nesse assunto, não deixe de baixar nosso e-book: Conheça Tudo Sobre Dark Kitchen!