delivery online por que fazer

O comportamento do consumidor mudou, esse é um fato que não se pode negar. As pessoas já não andam sem seus celulares e, cada vez mais, buscam por opções de compra que estejam disponíveis ao alcance de seus dedos, pelo smartphone. É a era do delivery online.

E não é difícil entender por que essa opção está se popularizando tanto. Na internet é possível ter acesso a uma enorme quantidade de produtos diferentes, se informar a respeito de cada um deles, comparar preços, e comprá-los sem precisar sair de casa.

Roupas, eletrodomésticos, músicas e até livros, hoje é possível adquirir tudo em meio online. E você acha que a comida fica de fora disso? Não mesmo!

Então, para te ajudar a entender melhor o valor estratégico e lucrativo que um investimento em delivery online pode trazer para o seu restaurante, organizamos este post completo sobre o assunto. Continue lendo e confira!

Em primeiro lugar, o que é delivery online?

Delivery online significa exatamente o que o termo já dá a entender — trata-se do mesmo serviço de entrega da comida, porém, em vez de o pedido ser feito via telefone, ele é realizado por meio de um aplicativo para celulares.

Há algum tempo, os números em torno dessa ideia ainda eram tímidos: cerca de apenas 30% dos pedidos eram feitos via aplicativos, e os 70% restantes pelo telefone. Mas em pouco tempo esses números já se inverteram!

E não pense que o investimento em delivery online serve apenas para aderir às tendências do mercado. Hoje, é praticamente impossível para um restaurante, que queira crescer, sobreviver no mercado sem investir nesse tipo de tecnologia.

O delivery tradicional (em que o cliente e liga, faz o pedido) já existe há muito tempo em restaurantes. Mas, junto dele, há também uma série de obstáculos e incômodos.

O primeiro deles são os gastos com telefone e, acima de tudo, com o funcionário que terá de ficar por conta de atender esses pedidos. Além disso, há ainda o fato de que esse atendimento via telefone o faz perder clientes.

Sim, pois se a linha estiver ocupada enquanto um outro cliente estiver tentando ligar para o seu restaurante, pode ser que ele desista e vá pedir comida em outro lugar. Afinal, ele provavelmente está com fome.

Agora, pense bem: considerando o atual aumento das compras online, você acha que o seu cliente preferiria ter de ligar para pedir a comida ou, com um só clique, escolher e pedir o que deseja em um aplicativo no celular?

Enfim, sem mais delongas. Você sabe quais vantagens está perdendo sem utilizar o delivery online? Vejamos:

Quais são as principais vantagens do delivery online?

1. Comodidade para os clientes

Nada é melhor do que deixar o cliente satisfeito, não é mesmo? E se fosse possível conquistá-lo antes mesmo da compra? Ora, com o delivery online, seu cliente não precisa gastar tempo ou dinheiro com telefonemas ao seu restaurante.

De qualquer lugar, por meio de um smartphone ou tablet, ele poderá escolher e pedir o que deseja comer em seu restaurante.

Só de haver essa possibilidade, pode ter certeza que ele estará mais satisfeito, já que não precisará tentar 2 ou 3 vezes o contato via telefone com o seu restaurante.

2. Possibilidade de usar o delivery online como estratégia de marketing

Ao adquirir um aplicativo do seu restaurante, os novos usuários terão que se cadastrar para informar suas formas de pagamento, endereço etc.

Nesse cadastro, você já pode incluir um campo para que eles informem seus e-mails — uma ótima forma de começar a formar uma base de contato do público do seu restaurante.

Isso é interessante, dentre outras coisas, para que você possa divulgar a um número enorme de pessoas que frequentam o seu estabelecimento alguma promoção, evento ou novidade no seu cardápio.

Além disso, o próprio aplicativo já será uma maravilhosa propaganda do seu cardápio, por possuir a opção de anexar imagens à descrição dos pratos — o que ainda é uma excelente estratégia para fazer o usuário salivar pela sua comida!

3. Operações mais rápidas e mais produtivas

Quanto tempo, em média, o seu funcionário que atende os telefonemas gasta explicando pratos, preços etc.? Muito tempo, não é? Enquanto isso, podia executar outras tarefas ou atendendo outros clientes…

Pois esse tempo de atendimento pode ser drasticamente reduzido pelo uso de um aplicativo, tornando as funções desempenhadas pelos seus funcionários mais produtivas.

Nele, você já deixará explicados todos os detalhes sobre os pratos do seu cardápio, como se o cliente estivesse ali mesmo, no seu restaurante. Isso reduz os erros de pedidos, a demora no atendimento e o gasto com telefonemas e funcionários.

4. Fidelização de clientes

Vale ressaltar que, usando um aplicativo inteligente de delivery online, você terá registrados dados importantes sobre o seu negócio, como clientes que mais consomem em seu restaurante, pratos mais pedidos etc.

Alguns aplicativos, inclusive, oferecem o recurso de contabilizar pontos a cada pedido do cliente, e oferecer descontos quando ele acumula determinada pontuação. Com certeza, uma ótima estratégia para fidelizar os seus clientes e estabelecer uma estratégia firme e constante de relacionamento pós-venda.

5. Contar com um aplicativo totalmente personalizado para o seu restaurante

Existem diversos aplicativos no mercado que reúnem vários estabelecimentos em uma só plataforma. Grosso modo, isso funciona como uma vitrine de diversos produtos: o seu restaurante estará sempre ao lado do concorrente, e vice-versa.

Mas a desvantagem desse sistema é que, primeiro, eles te cobrarão taxas sobre cada pedido realizado e, segundo, você contribuirá para um aplicativo que não tem a sua marca, nem a sua identidade visual.

Portanto, procure por opções de aplicativo especialmente desenvolvidos para o seu negócio. Dessa forma, o lucro dos pedidos será 100% seu, e você terá em mãos uma plataforma completamente desenhada para o seu restaurante: seu nome, sua estrutura e sua identidade visual.

E então, gostou do nosso post? Tenho certeza de que toda essa história de delivery online te deixou interessado! Agora, para continuar acompanhando conteúdos como este e entender melhor essa estratégia, aproveite para seguir nossa página no Facebook e fique por dentro das próximas novidades!

Comments (1)

  1. […] deixa o estabelecimento mais atraente ao público e, logo, mais rentável. Por isso, administrar o delivery para restaurantes é tão […]

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