Descubra como montar um delivery em cidades pequenas
delivery em cidades pequenas

A procura por restaurantes que façam a entrega de comida cresceu consideravelmente nos últimos anos. Hoje é possível falar, inclusive, do mercado de delivery em cidades pequenas. Se antes era comum dizer que não existia demanda para o serviço, agora sabemos que um bom negócio do segmento pode crescer e conquistar clientes em qualquer lugar.

Contudo, em localidades com menos pessoas e menor estrutura urbana, pode ser necessário fazer adaptações e buscar alternativas, mas isso está longe de ser impossível.

Quer entender como montar um negócio de delivery de comida em cidades pequenas? Acompanhe este artigo e descubra!

O mercado de delivery está em crescimento

Conforme indica a ABISA – Associação Brasileira de Produtos de Higiene & Limpeza e Afins, a oferta de delivery deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade, tanto para o consumidor quanto para o dono do restaurante. Hoje, o delivery tem uma penetração estimada de 80% em toda a zona urbana do país.

Com a Pandemia da Covid-19 e as medidas de contenção, que impedem a realização de reuniões de pessoas e exigem o uso de máscaras, comer em restaurantes ficou muito mais difícil. Isso não significa, no entanto, que os consumidores querem deixar de comer coisas diferentes. Eles só não podem consumi-las no próprio estabelecimento.

O site Statista aponta que o Brasil é o líder na América Latina quando falamos de ampliação do setor de delivery. Em 2020, o país passou a ocupar 48,77% do mercado na região, passando o México e a Argentina.

O aumento de usuários e o interesse por usar serviços de restaurante delivery não se limitam aos grandes centros urbanos. A pandemia é um fenômeno mundial, e a necessidade de manter distanciamento social atinge todas as camadas da população, mesmo em cidades pequenas. Por isso, o interesse dos consumidores em geral por essa nova forma de consumo aumentou consideravelmente no ano de 2020 e tende a crescer ainda mais.

O delivery em cidades pequenas é uma boa ideia

Uma objeção comum de quem deseja abrir um delivery em cidades pequenas é que não há serviço disponível nos aplicativos das grandes empresas. No entanto, as inovações tecnológicas e o amplo uso de smartphones pelos consumidores dispensam a dependência das grandes corporações.

O uso de smartphones no Brasil é tão popular que, segundo a ANATEL, a quantidade de aparelhos superou a de habitantes, sendo mais de 109 equipamentos para cada 100 habitantes. As redes sociais Facebook e WhatsApp contam, respectivamente, com 130 e 120 milhões de contas de brasileiros.

Quando falamos de alimentação, os números também são animadores. A maioria dos brasileiros se interessa por alimentos diferentes e gosta de conhecer outras opções, sendo que há estudos que apontam para o crescimento do interesse em alimentos compostos exclusivamente por vegetais, assim como a maioria procura por uma alimentação saudável e variada.

Os números comprovam que a população brasileira se interessa por serviços de delivery e usa a tecnologia em suas comunicações rotineiras. Assim, seu restaurante não precisa aguardar a chegada do iFood na cidade para oferecer a entrega em casa. Existem diversas tecnologias e adaptações possíveis e até mais lucrativas para vender por delivery.

Como adaptar o modelo do restaurante delivery para as cidades pequenas

O negócio de delivery em cidades pequenas deve ser adaptado para a realidade local, visando explorar as vantagens de uma comunidade menor, além dos benefícios de produzir em menor escala. Pensando nisso, abandone a ideia de que as pessoas não desejam comprar comida fora de casa só porque a cidade é pequena. Todos os consumidores gostam de novidades e apreciam qualidade.

Veja a seguir algumas ideias específicas para quem atua em cidades pequenas.

Tenha sua estrutura para entregas

Diferentemente dos grandes centros urbanos, em que há um grande volume de trabalhadores autônomos, terceirizados e que atuam por aplicativos, as cidades pequenas não costumam ter essa estrutura. Isso não é um problema difícil de resolver, pois, se a cidade é pequena, as distâncias são curtas, não é mesmo?

É possível fazer entregas de forma rápida, com poucos funcionários, pois a cidade não é grande. Os pedidos podem ser levados a pé, de bicicleta ou de moto. Outra opção é conceder algum desconto ou vantagem para quem faz o pedido e vem buscar, adotando a estratégia do restaurante takeout.

Como a necessidade de entregadores não é grande, a cobrança de uma pequena taxa será capaz de cobrir as despesas com pessoal. Faça as contas e veja que o delivery em cidades pequenas tem um excelente custo-benefício na logística.

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This