
Para atender as novas demandas do consumidor, especialmente em épocas de pandemia, você já deve saber sobre a grande importância dos aplicativos para restaurantes. Nesse caso, existem várias possibilidades para escolher. Porém, sempre surgem dúvidas sobre qual é melhor. Por exemplo, será que vale a pena investir em um aplicativo nativo?
No post a seguir, confira o que é esse tipo de app e como ele se relaciona com o delivery app. Saiba também quais são as suas vantagens. Boa leitura!
Afinal, o que é aplicativo nativo para restaurantes?
O uso de tecnologia em restaurantes não é mais uma novidade. Afinal, desde o sistema de gestão até o atendimento ao cliente, tudo passa por soluções digitais criadas para otimizar o seu restaurante. Dentre elas, o aplicativo nativo também é um destaque. Mas afinal, o que é essa ferramenta?
Ele nada mais é do que um aplicativo próprio do restaurante, criado para funcionar em uma plataforma específica, segundo a sua linguagem. Ou seja, o aplicativo criado para Android funciona nesse tipo de sistema, mas não em um iOS.
Usando o potencial máximo de cada plataforma, em conjunto com recursos do celular, ele é capaz de atender as necessidades do seu restaurante e criar uma experiência mais personalizada para cada tipo de usuário. Assim, permite que você se insira no mercado de forma assertiva e promova um uso mais fácil para os consumidores.
Quais as vantagens de ter um aplicativo nativo?
Um aplicativo nativo apresenta diversas vantagens importantes, que você pode usar a favor do seu restaurante ou lanchonete. Confira algumas delas a seguir!
Atendimento mais rápido
Por serem feitos para cada tipo de sistema, o aplicativo nativo pode usar todo o potencial da plataforma, funcionando de forma mais rápida. Afinal, com sua linguagem específica, não é necessário um grande processamento para comunicar os dados com o sistema.
Com isso, o processo de atendimento de seu restaurante pode ser até mais rápido. Nesse caso, por não depender de uma boa internet, até clientes com conexão lenta podem ter um melhor desempenho, usando o seu aplicativo de delivery.
Acesso ao dispositivo
O aplicativo nativo consegue operar offline e tem a vantagem de acessar funções do dispositivo usado, por exemplo, a localização. Nesse caso, é possível promover um atendimento melhor, oferecendo até ofertas exclusivas e indicações de pratos de seu delivery por push notification.
Alcance dos consumidores
Entregar comida em casa é um diferencial que alguns restaurantes já aplicavam. Porém, com a pandemia, esse serviço passou de vantagem à necessidade. Aliás, não é à toa que 89% dos restaurantes do país utilizam o sistema de delivery.
Com isso, diante de um público que já se acostumou com a nova forma de entrega, inclusive por conveniência, o aplicativo nativo pode promover um alcance muito maior de clientes, em vez de depender apenas de quem passa pelo seu restaurante.
Afinal, conseguirá atender com ainda mais exclusividade, sendo um delivery app ideal para o seu restaurante. Dessa forma, funcionando sem bugs, dado ao grande cuidado com sua construção, os consumidores poderão usá-lo plenamente e ficar satisfeitos. Assim, a probabilidade de baixá-lo e comprar nele será maior, o que interfere diretamente na fidelização com a sua empresa.
Visibilidade
Nas lojas dos principais sistemas operacionais você encontra uma infinidade de aplicativos. Com isso, pode surgir aquele medo de ter o seu próprio. Entretanto, com a tecnologia certa, como o aplicativo nativo, além de otimizar o uso para o cliente, conforme ele o acessa e fideliza, o número de downloads e boas avaliações aumentam.
Com isso, o aplicativo passa a ter mais visibilidade e credibilidade dentro daquele espaço. Assim, um consumidor que tiver o aplicativo indicado pode decidir conhecê-lo por ser confiável, funcional e local.
Bom custo-benefício
Você precisa desenvolver um delivery app e ficar livre das altas taxas de comissão de aplicativos de delivery, certo? Para isso, você vai analisar diferentes modelos. Nesse caso, é importante ter atenção a alguns pontos.
O aplicativo nativo costuma exigir um conhecimento especializado na plataforma almejada e em sua linguagem de programação. Dessa forma, pode apresentar um investimento maior do que um app híbrido, por exemplo.
Entretanto, o custo-benefício pode ser melhor. Isso porque, além de garantir uma experiência otimizada e funcional para o consumidor, quase sem chances de falhas que o façam abandonar a compra, você consegue oferecer mais segurança com os dados utilizados na hora do pagamento.
Dessa forma, sendo tão funcional, os consumidores avaliarão bem o seu aplicativo e terão mais chances de fidelização, aumentando o faturamento a longo prazo. Ou seja, é um investimento que vale a pena.
Outra vantagem nessa questão é que quando você oferece uma solução digital que funciona, como o delivery app nativo, é possível educar seus clientes a preferi-la. Dessa forma, é possível reduzir esforços em outras frentes, por exemplo, os colaboradores que atendiam o delivery por telefone, gerando custos que, hoje, não são mais necessários.
Personalização
Um dos maiores diferenciais de um delivery app é a sua possibilidade de personalização, o que faz com que você insira os elementos que quiser, tornando seu cardápio e o visual do app diferentes de tudo o que a pessoa vai encontrar nos aplicativos de marketplace comuns.
Sendo assim, um aplicativo nativo favorece ainda mais essa característica. Afinal, planejando-o conforme o sistema operacional você pode fazer escolhas melhores sobre o que funciona, bem como pensar em funcionalidades que se liguem aos recursos do telefone.
Por exemplo, disponibilizar uma ferramenta para que o cliente tire uma foto da comida por meio do aplicativo e a envie para você divulgar.
Estar presente no ambiente digital não é uma escolha, mas uma necessidade para todos os estabelecimentos que trabalham com comida. Além disso, é preciso facilitar a compra dos clientes por meio de um aplicativo. Nesse caso, além das vantagens do delivery app, você pode otimizar ainda mais essa ferramenta própria criando um aplicativo nativo, que vai funcionar conforme o sistema operacional e permite que você use funcionalidades exclusivas de cada plataforma.
Gostou do post e quer saber como ter o seu próprio aplicativo? Fale com a gente!
One Comment