Descubra como atualizar os pedidos no WhatsApp do seu Restaurante

Você deseja entender um pouco mais sobre como automatizar os pedidos no WhatsApp? Que esse é um canal que está em contínua ascensão a gente já sabe. Afinal, o Brasil, de acordo com o próprio presidente da ferramenta, é o país dessa solução, devido à intensidade de seu uso por aqui. Porém, para implementá-lo em seu negócio, é preciso entender quais são as melhores práticas e como é possível otimizar a atividade.

Deve-se levar em conta que o WhatsApp é uma ferramenta de mensagens instantâneas. Nesse sentido, a pessoa que entra em contato deseja uma resposta quase que automática. Se você demora a trazer um retorno, em vez de ser positivo para o restaurante, a visão perante o cliente não será legal.

Por isso, elaboramos este material trazendo alguns dos diferenciais de utilizar o WhatsApp como ferramenta de negócios, além de explicar como é possível automatizar esses pedidos. Continue a leitura e saiba mais!

Por que usar o WhatsApp como ferramenta de negócios?

Primeiro, vamos conhecer alguns dos principais diferenciais de utilizar o WhatsApp como ferramenta de negócios. Entre eles, destacamos especialmente:

  • popularidade — o WhatsApp é um verdadeiro fenômeno no Brasil. Estima-se que cerca de 165 milhões de pessoas o utilizem diariamente. Dessa forma, se grande parte das pessoas está presente no canal, seria um erro que seu negócio também não estivesse;
  • agilidade — um dos principais diferenciais de utilizar o WhatsApp como ferramenta de comunicação é a possibilidade de oferecer mais agilidade à comunicação, principalmente com a automação. Assim, o cliente finaliza o pedido de forma muito mais prática e eficiente;
  • entregabilidade — também se destaca a entregabilidade da ferramenta, pois você terá acesso a todos os contatos que estabelecerem uma conversa, sem depender de algoritmos ou de investimento;
  • redução de custos — por meio desse canal, você pode atrair clientes de forma orgânica, sem precisar pagar por isso, o que contribui para a diminuição de gastos do negócio em marketing.

Como automatizar o atendimento pelo app?

Conforme mencionamos mais acima, o WhatsApp traz grandes diferenciais, mas exige um ponto de atenção: é preciso que as respostas ao cliente sejam dadas de forma mais rápida. Trata-se de um canal de comunicação que é mais instantâneo. Ou seja, se você não tiver uma equipe disponível, vai gerar insatisfação.

Justamente por isso é que contar com a automatização nos pedidos pelo WhatsApp é o ideal. A seguir, selecionamos algumas dicas práticas para começar a investir nesse tipo de estratégia.

Use um chatbot

O chatbot para o WhatsApp é uma das principais estratégias de automatização do atendimento. Por meio dele, há a oportunidade de oferecer um atendimento mais direcionado, 24 horas, nos 7 dias da semana. Mesmo que o restaurante não esteja aberto, é possível responder a algumas das principais dúvidas, encaminhar o cardápio, redirecionar o usuário para outros canais, entre outras ações.

Além disso, é possível qualificar as pessoas que chegam à sua ferramenta. Com isso, há mais chances de que um usuário que chegou de forma orgânica realmente vire um cliente. Além de todos esses pontos, a gestão pode fazer o gerenciamento e a coleta de dados, gerando relatórios eficazes que vão orientar as estratégias como um todo.

Forneça respostas automáticas

Como vimos, o WhatsApp Business possibilita que haja o fornecimento de respostas automáticas para os usuários. Existe a oportunidade de ter dois tipos de mensagens de entrada. A primeira delas para quando o restaurante estiver em funcionamento e a outra para quando estiver fechado.

Exemplos de mensagens

“Olá, tudo bem? Estamos funcionando e o cardápio pode ser acessado neste link. Para adiantar, já envie seu pedido, seu endereço e forma de pagamento. Dentro de instantes, um de nossos atendentes entrará em contato para finalizar a solicitação.”

“Olá, tudo bem? Infelizmente não estamos funcionando! Mas não se preocupe: retornaremos as nossas atividades no dia X, às XXh. Enquanto isso, que tal acessar nossas redes sociais? Confira nossas novidades no Instagram: @”.

Segmente os contatos

Outro tópico que se destaca quando mencionamos o WhatsApp Business é a segmentação dos seus contatos. Por meio dessa prática, é possível elaborar ações de acordo com o grupo de clientes. Você pode criar etiquetas que selecionam os clientes em “novos clientes”, “clientes fidelizados”, “pedidos finalizados”, entre outros.

Com isso, além de facilitar todo o atendimento para a sua equipe, é possível que você tenha mais informações a respeito dos usuários que entram em contato por meio dessa plataforma.

Faça a integração com o CRM ou sistema de vendas

Não deixe, ainda, de realizar a integração do WhatsApp com o CRM ou com o sistema de vendas. Essa é a oportunidade de você entender de forma precisa quem são as pessoas que chegam ao seu restaurante, seus dados, interesses, entre outros tópicos.

A partir dessa prática, algumas estratégias simples impactarão a percepção e a experiência das pessoas. Com as informações do dia de aniversário, por exemplo, você poderá encaminhar um cupom de desconto para ser utilizado naquele mês, ou fazer qualquer outra promoção que tenha relação com o tema.

Adote uma linguagem apropriada para seu público

Essa é uma dica que deve ser levada em consideração em diferentes estratégias de marketing, especialmente no caso da automação. Como você vai criar mensagens automáticas para a sua audiência, é preciso levar em conta o tom de voz de sua marca. Se você tiver um restaurante mais voltado para o público jovem, por exemplo, é importante que os textos tenham um direcionamento mais voltado para esses usuários, sem formalidades.

Por outro lado, se você tem um espaço que realiza deliveries principalmente para famílias e em que geralmente os pedidos são feitos por pessoas mais velhas, o ideal é que a linguagem não tenha muitas gírias (de acordo com o nível de formalidade apropriada para o seu público).

E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre a automação dos pedidos no WhatsApp? Como vimos neste material, trata-se de uma estratégia que vai contribuir bastante para os resultados. Por isso, é preciso que ela seja pensada com cautela, garantindo eficiência nas entregas das mensagens.

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